Como ocorreu a diferenciação e a estratificação entre os estudantes?

Perguntado por: smonteiro6 . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.6 / 5 4 votos

Resposta verificada por especialistas. A diferenciação e a estratificação dos estudantes ocorre especialmente através de questões socioculturais, onde eles próprios se reconhecem e se reúnem em grupos através de suas semelhanças.

Estratificação Educacional
Há teorias que enfatizam a capacidade da educação servir como uma alavanca para pessoas com origens em classes baixas conseguirem ascender socialmente na medida em que a escolarização é a principal forma de investimento no “capital humano” (Becker, 1968; Blau e Duncan, 1967).

Além das diferenças naturais que diferem as pessoas uma das outras (idade, sexo, gênero, características pessoais), existe um outro tipo de diferenciação feita de acordo com critérios sociais. Dessa forma, indivíduos socialmente diferentes são tratados, também, de maneiras diferentes.

Esses sistemas de estratificação estão divididos em quatro tipos diferentes: a escravidão, a casta, o estamento e a classe. A escravidão é uma forma extrema de desigualdade.

Estratificação Social na Sociedade Moderna
Atualmente, esses estratos são classificados basicamente de três maneiras, as quais indicam a posição de cada indivíduo conforme suas condições socioeconômicas (renda e bens materiais) e que determinam as desigualdades sociais: classe alta, classe média e classe baixa.

A estratificação permite analisar os dados separadamente para descobrir onde realmente está a verdadeira causa de um problema.

O termo estratificação social é usado no campo da Sociologia para a classificação que envolve indivíduos em grupos de acordo com suas condições socioeconômicas. Quando uma pessoa ou um grupo social leva vantagem e tem privilégios em detrimento de outros, dá-se o nome de estratificação social.

Estratificação é uma técnica usada para analisar e dividir um universo de informações em grupos homogêneos (estratos) relativos a um problema, processo e outros assuntos que permitam agrupamento de alguma forma. Amplamente usada em todas as fases do DMAIC da melhoria contínua, sendo uma das ferramentas da qualidade.

Características da estratificação social
Recursos materiais e imateriais são distribuídos de modo desigual entre os membros de diferentes estratos (camadas); Possui caráter "hereditário", ou seja, é transmitida de geração para geração; É universal e variável; Envolve desigualdades e crenças.

Alternativa correta: letra b) É a colocação em diferentes níveis, dos indivíduos que compõem um dado sistema social e seu tratamento como superior ou inferior com relação uns aos outros em certos aspectos socialmente importantes.

Resposta: Educação Social tem como objetivo profissional garantir os direitos, a proteção e a atenção de pessoas em situação de risco, ou que sejam excluídas da sociedade, ou vulneráveis. Esses são cidadãos que necessitam ocupar seus lugares na sociedade e ser reinseridos nela.

Ou seja, a estratificação social é a divisão de um povo conforme um elemento específico. Essa separação resulta na formação das camadas ou estratos sociais. Por exemplo, a sociedade de castas é dividida a partir de um caráter cultural: na Índia, a relação do indivíduo com deus é o foco da ordem social.

Aspectos como racismo estrutural, discriminação de gênero, alta tributação de impostos e o desequilíbrio da estrutura social só agravam a desigualdade brasileira.

A análise da diferenciação social, que segundo nossa definição compreende a diferença entre grupos sociais com base na situação socioeconômica e nas características das relações familiares, se deu através de indicadores de rendimento familiar, educação formal, número de membros por família, forma de organização do ...

Entre as principais causas dessa desigualdade social no Brasil, estão: concentração de dinheiro e poder, poucas oportunidades de trabalho, má administração dos recursos públicos, pouco investimento em programas culturais e de assistência, baixa remuneração.

A mobilidade social está muito ligada aos conceitos de estratificação social e classe social. Na Sociologia, o fenômeno de estratificação refere-se à classificação de pessoas ou grupos de acordo com fatores específicos. Nestes estudos, se destacam três teóricos: Max Weber, Karl Marx e Émile Durkheim.

A diferença pode ser tanto nata e natural como cultural. Já a desigualdade – as circunstâncias que privilegiam alguns – é construída socialmente. E, muitas vezes, implica a ideia de injustiça. A própria natureza pode ajudar a esclarecer os conceitos e mostrar como a desigualdade não é natural, mas social.