Como ocorreu a colonização e o povoamento da Oceania?

Perguntado por: aazambuja5 . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.9 / 5 7 votos

A colonização da Oceania foi feita pelos europeus a partir do século XVIII. Os povos que habitavam a região foram praticamente exterminados nesse processo civilizatório. Hoje, os nativos aborígenes representam 1% da população da Austrália e os maoris, da Nova Zelândia, 10%.

O navegador Fernão de Magalhães foi o primeiro não-nativo a aportar em terras da atual Oceania – mais especificamente nas ilhas Marianas –, em 1521.

Os países foram colonizados principalmente pelos britânicos, que ainda possuem territórios no continente. A Austrália foi incorporada em 1770, e a Nova Zelândia, por volta de 1840.

8) Que tipo de colonização aconteceu na Oceania ? Explique. Colonização de povoamento, os colonizadores buscam desenvolver a região colonizada. Criam leis, organizam, investem em infraestrutura e lutam por melhorias.

Em relação à ilha que hoje conhecemos como Austrália, sua ocupação teve início há aproximadamente 60 mil anos. Ela ocorreu com a migração dos primeiros povos aborígenes que saíram do continente asiático em direção à Oceania, estabelecendo-se então nas terras australianas.

A colonização dos dois maiores países do continente teve início somente no século XVIII, com a expedição liderada pelo britânico James Cook, no ano de 1770, para onde hoje se localiza a Austrália.

Resposta: A presença dos colonizadores, especialmente os britânicos, levou praticamente ao extermínio da população nativa da Austrália e da Nova Zelândia, alterando sua organização social e econômica.

A Oceania é formada por 14 países, que ocupam uma área de 8.526.462 quilômetros quadrados. A densidade demográfica, obtida por meio da divisão da população total pela área, é de aproximadamente 4,3 habitantes por quilômetro quadrado, portanto, o continente é pouco povoado.

As visitas ocorreram ainda no século XVI, os caçadores das terras ao sul levaram três séculos ainda para voltar à Austrália. Foi então que em 21 de agosto de 1770, como representante da Grã-Bretanha, o capitão James Cook explorava o continente da Oceania e chegou ao território conhecido hoje como Austrália.

Os Aborígenes são a população nativa da Austrália, habitavam a maior parte do território australiano, totalizavam aproximadamente 750.000 indivíduos, subdivididos em 500 grupos e com cerca de 300 dialetos diferentes.

Em 1769 o navegador Britânico Capitão James Cook anunciou o começo da colonização Européia na Nova Zelândia. Ele navegou e mapeou ao redor das Ilhas Norte e Sul, dando as baías e pontos de referência nomes que continuam sendo usados até hoje. Depois de 1790, Europeus vieram para montar estações de baleia.

Para os pesquisadores, os nativos da Oceania foram resultado de um movimento migratório ocorrido entre 62 mil e 75 mil anos atrás.

Espanhóis, portugueses, holandeses, franceses e outros povos do Velho Mundo colonizaram a América, e a miscigenação deles com os povos nativos deu origem à população atual do continente.

Pela sua localização geográfica, foi o último local a ser descoberto pelos exploradores europeus e denominada de Novíssimo Mundo. Apesar disso, já possuía população própria nativa, como nas Américas.

Fatores como o isolamento e comunicações precárias dificultam o desenvolvimento econômico da região, que vive, basicamente, da agricultura (cana-de-açúcar, café, cacau, especiarias) e da pesca. Os produtos derivados do coco, como a copra, são exportados. Há indústrias de conserva de pescado em ilhas como o Havaí.

A colonização teve inicio em 1788, quando a Inglaterra resolveu fazer da nova terra uma colônia penal, enviando para aquela região os presos com penas superiores a 7 anos, que antes enviava para os Estados Unidos (independente desde 1776).

Em 26 de janeiro de 1788, os britânicos começaram a construir uma colônia penal onde hoje fica a cidade de Sydney. Detentos deportados para lá foram os primeiros colonos do território, até então habitado por aborígines.