Como ocorrem as relações interpessoais pela internet e quais benefícios ou malefícios?

Perguntado por: dbarbosa3 . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.8 / 5 9 votos

Como benefícios pode - se citar a questão de melhorar a comunicação e encurtar distâncias. Já na questão dos malefícios pode - se citar a questão das pessoas que usam a internet de má fé a fim de prejudicar outras pessoas, o que torna a rede por vezes insegura.

Um relacionamento interpessoal positivo impulsiona a produtividade, cria confiança em uma atmosfera de respeito e empatia, além de reduzir os conflitos, motivar e fazer com que os profissionais se sintam valorizados.

Com a popularização das redes sociais, ocorreram diversos impactos na sociedade, principalmente nas relações humanas. Alguns deles, negativos, como relacionamentos superficiais, em que há o anseio pela intimidade, bloqueado por falsas atitudes e reações, possibilitadas por tais aplicativos.

A internet modernizou as formas de ensino, aproximou as pessoas e as regiões, mas também abriu as portas para os criminosos praticarem crimes virtuais; além de aliciarem jovens para ceitas criminosas, que espalham a violência e a morte pelo planeta, em nome de uma religião.

3. Relacionamento Interpessoal Virtual. O Relacionamento Interpessoal Virtual é bastante relevante no atual contexto, em que cada pessoa convive com outras por meio de redes sociais, home office e outras mídias online.

A tecnologia é apresentada como uma forma facilitadora de comunicação entre as pessoas (VIEIRA, 2004), mas em contrapartida, implica na forma de relações interpessoais, dificultando o contato e relacionamento com os demais.

Quando nos referimos às relações interpessoais, logo pensamos em relacionamentos afetivos — como namoro, casaamento e amizade — ou familiares. Contudo, essas relações — e a forma como elas interferem em nossas vidas — também são muito fortes em outros âmbitos como, por exemplo, no trabalho.

Relacionamentos podem afetar positivamente ou negativamente sua satisfação com o trabalho, sua capacidade de avançar e obter reconhecimento por suas conquistas. Quando você constrói um bom relacionamento interpessoal no trabalho, você se sente mais confortável com suas interações e menos intimidado pelos outros.

Um problema interpessoal também pode ser definido como um conflito. De acordo com Chrispino (2007), entende-se por conflito qualquer opinião diferente ou uma maneira alternativa de interpretar ou ver algum acontecimento.

Qual a sua importância? Este é um dos fatores mais importantes para a boa convivência dos indivíduos em qualquer sociedade. É por meio da comunicação interpessoal que se dá o diálogo entre as pessoas, partindo do pressuposto de que o homem é um ser social e deve conviver com seus semelhantes.

- Problemas visuais; - Limitação da interação física e com o meio ambiente; - Desconstrução do vínculo afetivo com a família; - Comprometimento da saúde física e psicológica.

Um dos benefícios das mídias sociais é sua capacidade de amplificar as maneiras que os jovens têm para compartilhar, demonstrar atenção e comparar. Elas permitem que jovens se concentrem nas coisas que sempre foram importantes nessa fase: segredos, imagem, aparência e inseguranças.

O impacto das redes sociais na saúde mental
Ela traz a sensação de que, se o indivíduo não estiver conectado, perderá informações importantes. E isso pode levar à depressão e ansiedade. O que também pode acabar levando uma pessoa a esses dois distúrbios é a interrupção do ciclo de sono.

O uso das redes sociais pode integrar muitos grupos e ajudar várias pessoas. No entanto, pode também levar a um sono ruim e prejudicar a saúde mental. Ele tem associações com depressão e ansiedade. Muitas pessoas no mundo de hoje vivem com seus computadores e smartphones como companheiros virtuais.

Psicólogos, psiquiatras e especialistas do Vale do Silício alertam que o uso das redes sociais pode ser viciante e suas consequências, as mesmas de qualquer outra dependência: ansiedade, dependência, irritabilidade, falta de autocontrole...

“Alguns dos impactos negativos mais comuns incluíram danos psicológicos como ciúme, solidão, ansiedade e redução da autoestima, bem como exposição a softwares maliciosos e riscos de phishing”, disse a autora da pesquisa, Layla Boroon, em reportagem do jornal Daily Mail.