Como ocorre o processo de engasgo?

Perguntado por: amoraes . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.5 / 5 16 votos

O engasgo é uma manifestação do organismo para expelir alimento ou objeto que toma um “caminho errado”, durante a deglutição (ato de engolir). Na parte superior da laringe localiza-se a epiglote, uma estrutura composta de tecido cartilaginoso, localizada atrás da língua.

Manobra de Heimlich

Como agir em caso de engasgo por corpo estranho: Manobra de Heimlich. Posicione-se por trás e enlace a vítima com os braços ao redor do abdome (se for uma criança, ajoelhe-se primeiro), caso ela esteja consciente.

Tosse, dificuldade para respirar e para falar e respiração ruidosa são alguns sinais de engasgo. O engasgo é uma situação perigosa que pode levar um indivíduo à morte caso não seja socorrido adequadamente. O engasgo é uma manifestação normal do organismo que ocorre quando um alimento ou um objeto obstrui a laringe.

Engasgos, na maioria das vezes, cessam espontaneamente após segundos.

Alguns dos sintomas que podem estar associados à pneumonia por aspiração são:

  1. Dor no peito.
  2. Tosse com expetoração purulenta (com pus)
  3. Tosse com sangue ou pus.
  4. Falta de ar.
  5. Respiração ofegante.
  6. Febre.
  7. Fadiga.
  8. Confusão mental.

Quando se preocupar
Se a criança não está respirando, não emite som e ainda se estiver ficando roxa, leve-a imediatamente ao pronto-socorro. Enquanto isso, procure fazer a manobra de Heimlich, veja um tutorial de como fazê-la aqui.

É importante salientar que o engasgo é uma situação que pode ser bastante perigosa, uma vez que nem sempre ele é capaz de garantir a desobstrução das vias respiratórias. Nessas situações, a pessoa pode ficar inconsciente e até mesmo morrer em consequência dessa obstrução da passagem de ar.

Por que nos engasgamos com a saliva? Antes de mais nada, saiba que esse tipo de acidente ocorre de vez em quando. De acordo com Rogério Alves, gastroenterologista e hepatologista da BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo explica que o engasgo é resultado do relaxamento dos músculos responsáveis pela deglutição.

Nesta manobra, utilizam-se as mãos para fazer pressão sobre o diafragma da pessoa engasgada, o que provoca uma tosse forçada e que faz com que o objeto seja expulso dos pulmões.

Engasgo por alimento

  1. Corte os alimentos em pedaços pequenos ao oferecer à criança;
  2. Não ofereça alimentos redondos e duros, como uvas, pipoca, cenoura crua e nozes;
  3. Ensine a criança a mastigar;
  4. Ensine a criança a comer sentada e com a boca fechada, isso evita que ela tente falar e comer ao mesmo tempo.

Se a oclusão ocorrer mesmo de forma parcial, ele consegue puxar um pouco de ar, mas não consegue expirar corretamente e realizar a troca de gases.

Resíduo de comida preso no pulmão pode causar pneumonia ou bronquite.

Segundo ela, “para pessoas adultas, costumamos fazer a manobra de Heimlich. Colocar a mão em punho sobre o estômago e com força dar um golpe de baixo para cima. A força desse movimento possibilita que o paciente consiga expelir esse corpo estranho que está em via aérea”, disse.

Beber água não costuma resolver o problema
De acordo com o profissional, dar tapas nas costas pode ajudar, pois estimula que o material que caiu no sistema respiratório seja expelido.

Início súbito de desconforto respiratório; Tosse; Restrição na fala; Respiração ruidosa (estridor); Chiado; Palidez. OBSTRUÇÃO PARCIAL OU LEVE: paciente apresenta tosse com pequeno desconforto respiratório; ainda há passagem de ar pela epiglote consegue falar e pedir ajuda.

O engasgo se dá quando a epiglote, por qualquer motivo, falha em executar corretamente seu papel e o alimento ou o líquido é extraviado pela laringe impedindo o ar de chegar até os pulmões. O engasgo fortuito pode acontecer a qualquer pessoa e geralmente é um incômodo que só dura alguns segundos ou uns poucos minutos.