Como ocorre o poder tampão do solo?

Perguntado por: gveloso . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.8 / 5 10 votos

e) Poder tampão dos solos: a capacidade ou poder tampão do solo diz respeito à resistência do solo em ter o valor de seu pH alterado, quando tratado com ácido ou base. Quanto maior a acidez potencial maior será o poder tampão do solo.

PR = 100 * P / NiCri P. O valor do PR (P relativo) para o solo em questão é igual a 68,3%, valor que está entre 50,1 e 72,5%, portanto, pertence à classe de baixa disponibilidade de P. Assim, neste caso há possibilidade de resposta a fósforo e deve-se fazer adubação fosfatada.

O solo é constituído por três fases: sólida, líqüida e gasosa.

O calcário tem com o objetivo elevar os teores de cálcio e magnésio, neutralizar o alumínio e corrigir o pH. Além disso, ele traz outros benefícios como o aumento do fósforo, e aumentando a mineração da matéria orgânica, consequentemente aumentam os nutrientes.

Sistema tampão são soluções que atenuam a variação dos valores de pH (ácido ou básico), mantendo-os aproximadamente constantes, mesmo com a adição de pequenas quantidades de ácidos ou bases. – Proteínas ácidas/Proteínas básicas - representam 7% – Fosfato monoácido/Fosfato diácido - 1%.

– Solução tampão tem como objetivo manter o pH dos meios intra e extracelular com pH não variante para que as reações químicas de manutenção da vida aconteçam como devem.

O sistema tampão constituído pelo bicarbonato (HCO3-) e pelo ácido carbônico (H2CO3) tem características especiais nos líquidos do organismo. O ácido carbônico (H2CO3) é um ácido bastante fraco e a sua dissociação em íons hidrogênio (H+) e íons bicarbonato é mínima, em comparação com outros ácidos.

Esses fatores são indicativos do nível de fertilidade da terra. A acidez no solo normalmente acontece quando ocorre aplicação de fertilizantes ácidos, grande lavagem e lixiviação, interferência do clima no solo e o aproveitamento dos sais minerais, dentre outros motivos.

Os solos podem ser naturalmente ácidos em razão da pobreza do material de origem em cálcio, magnésio, potássio e sódio, que são as bases trocáveis do solo ou à intensidade dos processos de intemperização, que resultam em maiores teores de hidrogênio e alumínio no complexo de troca do solo e, consequentemente, também na ...

A principal prática para a correção da acidez é a calagem que, através do calcário é capaz de neutralizar os íons de H+ presentes na solução do solo, reduzindo seu pH. Entender esse processo é fundamental para a boa realização da prática, garantindo melhores resultados.

A máxima capacidade tamponante é o ponto em que a solução tampão sofre menos influência da adição de ácidos e/ou bases.

1 pH = +- pKa, ou seja alta capacidade tamponante, o que quer dizer que o tampão a ser formado precisa necessariamente ter uma faixa grande em seu pKa para que o tampão seja eficiente. 2 Concentração do sal próxima a do ácido ou base conjugada.

O conjunto das cargas negativas nas superfícies das partículas do solo é nomeado como capacidade de troca catiônica (CTC), e as cargas positivas nas superfícies das partículas do solo é denominado capacidade de troca aniônica (CTA).

São cinco os elementos que constituem o solo: matéria mineral, matéria orgânica, água, ar e organismos vivos (biota do solo), embora estes últimos não sejam considerados constituintes do solo em termos geológicos.

A interação dos fatores de formação do solo dá origem aos processos pedogenéticos, sendo reconhecidos quatro processos múltiplos (transformação, translocação, adição e perda).

A composição dos solos é feita de minerais, matéria orgânica, água e ar.

Muitos materiais podem ser utilizados como corretivos da acidez do solo. Os principais são: cal virgem, cal apagada, calcário calcinado, conchas marinhas moídas, cinzas, e calcário (sendo esse o mais utilizado).

A forma como o organismo regula a concentração de H+ é de fundamental importância e ocorre no interior das células (líquido intracelular), entre as células (líquido intersticial) e no sangue (líquido intravascular).