Como ocorre o desenvolvimento cognitivo na primeira infância?
Nos primeiros três anos de vida a criança desenvolve capacidades cognitivas devido ao interesse que manifesta pelo mundo que a rodeia e à sua necessidade de comunicação (TAVARES et al., 2007). Por volta dos quatro meses a criança já é capaz de se concentrar no que vê, toca e ouve, sem perder o controle.
Como se dá o desenvolvimento cognitivo?
Assim, o desenvolvimento cognitivo se dá pela combinação de hábitos, reflexos inatos e experiências adquiridas a partir do contato com o meio. A ação do sujeito é determinante para a construção de conhecimentos, sempre envolvendo dois movimentos, chamados de funções invariantes.
Como Piaget explica o desenvolvimento cognitivo inicial?
Segundo a Teoria de Piaget, o crescimento cognitivo da criança se dá por assimilação e acomodação. O indivíduo constrói esquemas de assimilação mentais para abordar a realidade. “No caso de modificação, ocorre o que Piaget chama de "acomodação".
Quais são as principais características do desenvolvimento da primeira infância?
A primeira infância compreende a fase dos 0 aos 6 anos e é um período crucial no qual ocorre o desenvolvimento de estruturas e circuitos cerebrais, bem como a aquisição de capacidades fundamentais que permitirão o aprimoramento de habilidades futuras mais complexas.
Quais são as 4 fases do desenvolvimento?
Entendendo as 4 fases da infância
- Primeira infância. ...
- Fase pré-escolar. ...
- Período de latência. ...
- Estágio da puberdade.
O que observar no desenvolvimento cognitivo infantil?
Desenvolvimento infantil e desenvolvimento cognitivo
Podemos verificá-lo em vários eixos: motor, linguagem, social, afetivo, adaptativo e também cognitivo. A divergência entre eles ou atrasos observados em um ou mais destes eixos, devem chamar a atenção e direcionar a criança para medidas de intervenção precoce.
Como estimular o desenvolvimento cognitivo infantil?
- Apostar em atividades que estimulem o raciocínio e a concentração. ...
- Investir nas brincadeiras ao ar livre. ...
- Incentivar a prática da leitura. ...
- Praticar o alfabeto com a criança. ...
- Apostar em atividades extracurriculares. ...
- Priorizar o uso consciente da tecnologia.
Como ocorre o desenvolvimento cognitivo Para Vygotsky?
Segundo Vygotsky, o desenvolvimento cognitivo do aluno se dá por meio de relações sociais, ou seja, de sua interação com outros indivíduos e com o meio. Para Vygotsky, o professor é figura essencial do saber por representar um elo intermediário entre o aluno e o conhecimento disponível no ambiente.
Quando se inicia o desenvolvimento cognitivo?
As “ferramentas mentais” para essa construção mudam conforme a faixa etária e também conforme o ambiente e os estímulos. Assim, o desenvolvimento cognitivo começa desde o nascimento e se divide em 4 estágios principais: sensorial, simbólico, concreto e formal.
O que é desenvolvimento cognitivo exemplos?
Respondendo à questão, o desenvolvimento cognitivo envolve uma série de mecanismos mentais acionados pelo sujeito no momento em que aprende sobre os fenômenos do mundo. Em consequência, esse conjunto de capacidades cerebrais impulsiona o raciocínio, a abstração, a imaginação e a linguagem, por exemplo.
Quais são as principais funções cognitivas?
As funções cognitivas mais importantes são a atenção, a orientação, a memória, as gnosias, as funções executivas, as praxias, a linguagem, a cognição social e as habilidades visuoespaciais.
Quais são os 4 fatores de Piaget?
Quatro fatores e suas interações são necessários para o desenvolvimento: maturação, experiência ativa, interação social e equilibração.
Qual a fase do desenvolvimento cognitivo proposta por Piaget nos primeiros anos de vida?
Segundo Piaget, há quatro estágios básicos do desenvolvimento cognitivo. O primeiro é o estágio sensório-motor, que vai até os 2 anos. Nessa fase, as crianças adquirem a capacidade de administrar seus reflexos básicos para que gerem ações prazerosas ou vantajosas.
Quais são as fases do desenvolvimento de Piaget?
A teoria de Piaget considera que o desenvolvimento infantil consiste em quatro fases respeito à cognição:
- Sensório-motor: de 0 a 2 anos. ...
- Pré-operatório: de 2 a 7 anos. ...
- Operatório concreto: de 8 a 12 anos. ...
- Operatório formal: a partir dos 12 anos.
Qual a importância da primeira infância como etapa do desenvolvimento infantil?
Uma primeira infância com cuidados, amor, estímulo e interação pavimenta o caminho para que a criança aproveite todo seu potencial. Nasce um adulto mais saudável e equilibrado. E floresce uma sociedade com os mesmos valores.
Qual é a idade da primeira infância?
É considerado primeira infância o período que vai da gestação aos 6 anos de idade (idade da primeira infância), quando as crianças têm suas primeiras experiências, o primeiro contato com o mundo e outras pessoas.
Quais são os 3 estágios do desenvolvimento?
Os quatro estágios cognitivos do desenvolvimento infantil
- Estágio sensório-motor – do nascimento até cerca de 2 anos. ...
- Estágio pré-operacional – 2 a 7 anos de idade. ...
- Estágio operacional concreto – de 7 a 11 anos. ...
- Estágio operacional formal – a partir de 11 anos.
O que é processo de desenvolvimento infantil?
O desenvolvimento infantil é o processo de aprendizagem em que as crianças passam a criar habilidades e adquirir capacidades sociais, emocionais, motoras e cognitivas. Esses primeiros momentos da infância são fundamentais para identificar e estimular o potencial da criança desde cedo.
Qual a importância do desenvolvimento cognitivo?
O desenvolvimento cognitivo favorece os processos mentais e a aquisição de diversos conhecimentos sobre o mundo. Por isso, quando a criança é estimulada do modo correto, ela também tem um aumento expressivo da sua imaginação e da criatividade.
O que é uma atividade cognitiva?
A atividade cognitiva é um dos principais conceitos da teoria do conhecimento. Podemos dizer que a cognição é a capacidade do cérebro perceber, raciocinar e armazenar as informações captadas pelos sentidos.