Como ocorre a reprodução em cativeiro?

Perguntado por: agentil . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.6 / 5 8 votos

A reprodução em cativeiro é realizada a partir de um plano de manejo, que contém informações sobre o período reprodutivo de cada espécie, a idade, genealogia e nível de ameaça de extinção. “Esse controle faz com que não exista uma super reprodução.

Os animais silvestres são mantidos em cativeiros por muitas razões e em diferentes ambientes, incluindo zoológicos, aquários, parques, centros de pesquisa, santuários. O termo “cativeiro” se refere ao ato de manter esses animais em um espaço confinado ou restrito, sob ou sem a supervisão de pessoas.

Existem dois modelos básicos de reprodução: a reprodução as- sexuada e a reprodução sexuada. Os animais podem se repro- duzir de forma exclusivamente assexuada ou sexuada, ou ainda, podem alternar entre os dois modelos.

A reprodução de algumas espécies de animais de maneira assexuada, também conhecida como partenogênese (que significa “partos virgens”), não é uma novidade para os especialistas, uma vez que já é bem conhecido que esta é a forma de reprodução de várias espécies de lagartos.

Os cientistas aprenderam que a partenogênese espontânea pode ser um traço hereditário, o que significa que as fêmeas que experimentam o partenogênese têm mais probabilidade de ter filhas que podem fazer o mesmo.

Cativeiro, também conhecido como zoocria é a atividade humana de manter preso, em área determinada, espécies não domésticas, em geral com propósitos de manutenção, crescimento e reprodução de espécies.

A reprodução é uma das características que diferem os seres inanimados dos seres vivos. Ela consiste no processo em que um ou mais organismos produzem descendentes, passando a eles uma cópia de todos ou de alguns de seus genes. Assim, a reprodução é imprescindível para a manutenção das espécies.

Em Biologia, a reprodução é a capacidade que os seres vivos têm de gerar descendentes. Portanto, o mecanismo reprodutivo é importante principalmente para dar continuidade às espécies e aumentar o número de indivíduos.

Os animais silvestres, quando retirados de seu hábitat, geralmente ficam estressados e subnutridos, fato que os leva ao óbito com freqüência. O sucesso do manejo depende da assistência técnica dos profissionais da área, habilitados para essa finalidade, como por exemplo biólogos e médicos veterinários.

1 Estado ou período de tempo de cativo ou em que alguém ou algum animal é mantido prisioneiro; escravidão, servidão: “[…]

LEI 9.605/98 NÃO CRIMINALIZA O ATO DE CRIAR ANIMAL SILVESTRE.

A reprodução assexuada envolve apenas um membro da espécie, enquanto a reprodução sexuada é realizada por dois progenitores. A reprodução assexuada forma organismos geneticamente idênticos, enquanto na reprodução sexuada ocorre recombinação gênica.

São reconhecidos dois tipos de reprodução: a reprodução sexuada e a reprodução assexuada, que por sua vez se subdividem em outros tipos.

Os modelos reprodutivos apresentados pelos seres vivos, apesar de serem variados, podem ser agrupados em dois grandes grupos: reprodução assexuada e sexuada.

Sexo compulsivo
O macho do Meriones shawi, um pequeno roedor nativo dos desertos africanos, vale a menção simplesmente por ser o animal mais sexualmente ativo da natureza: ele é capaz de acasalar 224 vezes em apenas duas horas.

A partenogênese, o fenômeno dos partos virgens no mundo animal, já é conhecida. Alguns são assexuados e não precisam de machos para engravidar (algumas espécies de lagarto, por exemplo). Mas o que costuma chamar mais a atenção são os casos de animais de espécies que normalmente se acasalam.