Como ocorre a percepção dos odores quais estruturas e nervos estão envolvidas?

Perguntado por: aribeiro . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
4.5 / 5 10 votos

O principal órgão do sentido do olfato é o nariz. A percepção dos odores ocorre graças a uma região localizada na parte superior das cavidades nasais chamada de epitélio olfatório. É nesse epitélio que encontramos células sensoriais especializadas chamadas de quimiorreceptores.

O nariz é responsável pelo sentido do olfato através da recepção dos estímulos olfativos e através disso podemos perceber e distinguir os odores.

As impressões olfativas são percebidas pelo bulbo olfatório, uma região do cérebro.

A percepção dos odores ocorre graças a uma região localizada na parte superior das cavidades nasais chamada de epitélio olfatório. É nesse epitélio que encontramos células sensoriais especializadas chamadas de quimiorreceptores.

As moléculas de cheiro que ficam dissolvidas no ar entram pelas fossas nasais, chegando até a cavidade nasal, onde se dissolvem no muco e atingem os prolongamentos das células olfativas. As células olfativas mandam impulsos para o sistema nervoso, onde as sensações olfativas serão interpretadas e produzidas.

Neste caso, o nervo olfatório é responsável pelo nosso sentido do olfato. A informação do odor origina-se no epitélio da cavidade nasal e é transportada para o cérebro através de componentes do nervo olfatório (nervo craniano 1 - CNI) e da via olfativa.

Como os impulsos nervosos chegam ao cérebro? Os impulsos olfatórios viajam pelo nervo olfatório e chegam ao cérebro através do bulbo olfatório. Mas é no córtex olfatório que as informações odoríferas são interpretadas, identificando o cheiro que entrou pelo nariz.

Ao inalar os aromas os canais olfativos mandam a mensagem para o sistema límbico, que a é parte do sistema nervoso responsável pelas emoções, fazendo com que o cérebro reaja modificando o humor.

Quimiorreceptores: São receptores que captam estímulos químicos, são sensíveis a essas substâncias o que acaba gerando o estímulo. Estão localizados na língua e no nariz e são responsáveis, respectivamente, pelos sentidos do paladar e do olfato.

Os pelos olfativos geram impulsos nervosos que são conduzidos até o corpo celular da célula olfativa e atingem o axônio, que leva esse estímulo até o bulbo olfativo, fazendo com que o nosso cérebro interprete-o e nos dê a sensação de cheiro.

Os receptores, denominados de neurônios receptores olfativos, são neurônios com um dendrito arrendondado e estão localizados no epitélio da porção superior das cavidades nasais, apresentam os cílios olfativos. Existem cerca de 10 milhões de células olfativas que são capazes de detectar milhares de tipos de odores.

O encéfalo é uma região pertencente ao sistema nervoso, e engloba o cérebro, tálamo, mesencéfalo, ponte cerebelo e bulbo.

As principais áreas do SNC incluem o cérebro, cerebelo e tronco cerebral. Cada uma destas partes tem uma função especial. Cérebro.

Os bulbos olfatórios são duas zonas do cérebro, situadas debaixo da parte anterior de cada um dos hemisférios cerebrais, protegidas e sustentadas pelas lâminas crivosas. O bulbo olfatório é a sede central de elaboração das impressões olfativas transmitidas pelo nervo correspondente.

As paredes internas do nariz são cobertas por uma mucosa, na qual estão incrustados os neurônios quimiorreceptores da olfação. O epitélio olfatório é um neuroepitélio colunar pseudoestratificado, formado por três tipos celulares: as células de sustentação, as células basais e as células olfatórias.

O paladar ou gustação é um dos cinco sentidos, o órgão responsável pelo paladar é a língua. Na parte de cima da língua, existem pequenas elevações, que podem ser vistas ao espelho, chamadas de papilas linguais.