Como ocorre a observação pelo professor do desempenho dos alunos durante as aulas?

Perguntado por: iveiga . Última atualização: 16 de maio de 2023
4.3 / 5 11 votos

O processo de observação pode ocorrer tanto numa situação em que dois profissionais praticam a observação, sendo um o observado e outro o observador, quanto considerando-se a auto-observação, ou seja, o profissional observa-se a si próprio, a partir de gravação de suas ações em sala de aula.

Pode-se resumir que uma boa observação de aula tem que atender três pontos: PLANEJAMENTO, ACOMPANHAMENTO e DEVOLUTIVAS. Importante dizer que as devolutivas precisam ser pontuais, para que volte logo para sala de aula.

Observar comportamentos, conversar com os alunos, esclarecer possíveis dúvidas… tudo isso contribui para uma avaliação ocorra mais complexa e holisticamente. Além disso, utilizar diversos estilos de avaliação é bom para o aluno, o professor e para o aproveitamento das aulas como um todo.

A observação da aula pode ser um meio interessante para o coordenador pedagógico se usado como apoio ao professor, como uma oportunidade de ambos enxergarem a prática pedagógica como um processo de reflexão-ação e não como um instrumento de avaliação de desempenho, em que o professor se sinta intimidado em mostrar o ...

É importante sempre registrar informações relevantes sobre os alunos e valorizar suas subjetividades. O que um alcançou em determinado tempo pode ter relação com as habilidades que precisam ser ou já foram desenvolvidas por eles. Os registros possibilitam essas conclusões por parte do professor.

O que observar
Durante a observação em sala de aula, é preciso verificar como se desenvolvem as interações entre professores, alunos e conteúdos e de que forma elas podem se tornar tema da formação continuada na escola.

Para se aplicar a técnica, existem 4 etapas fundamentais: Aquisição: O observador reconhece, ao observar o modelo, as características distintivas de sua conduta; Retenção: O que foi observado é armazenado na memória; Desempenho: Se o observador aprova o comportamento do modelo e aceita as consequências, ele o reproduz.

O foco a ser observado nas aulas também deverá ser de conhecimento do professor, tais como: se o professor prepara a aula; apresenta a pauta para os alunos; dá aos alunos oportunidade de interação; garante que todos os alunos estejam em atividade; mantém a ordem e a disciplina; organiza a classe (espaço físico).

A Técnica da observação é um procedimento metodológico, utilizado em pesquisa de cunho teórico-empírico (pesquisa de campo), que faz uso dos sentidos para obtenção de determinados aspectos da realidade.

Uma das formas mais eficazes de desenvolver essa habilidade é através do velho hábito de fazer anotações, seja por meio de descrições ou desenhos, do que está sendo observado. Essa habilidade nos ensina a tomar decisões sobre o que realmente é importante e o que é irrelevante.

A abreviatura de observação convencionada é obs., logo, deve escrever-se Obs.: não Obs:. O critério é o mesmo quanto à abreviatura de ordinais. Deve escrever-se 1.º, 2.º, etc.

Na avaliação de desempenho, é realizado a avaliação individualmente em relação ao desempenho, através de métricas previamente definidas e alinhadas com o time. Através desse processo, a empresa consegue identificar e analisar o comportamento dos colaboradores, de forma individual, durante um período de tempo.

Como avaliar meu desempenho profissional? 4 Dicas para o dia a dia

  1. Solicite feedbacks regularmente. ...
  2. Avalie seu avanço nas metas propostas. ...
  3. Foque em um plano de desenvolvimento individual. ...
  4. Converse com a sua liderança sobre o assunto.

a observação em que o professor tem a possibilidade de seleccionar tanto o foco da observação como a pessoa que considera mais qualificada para o observar e apoiar o seu desenvolvimento profissional. pretende-se a criação de um clima de respeito, apoio e desenvolvimento mútuos.

A fase de observação é uma ferramenta fundamental para relacionar a teoria com a prática, possibilitando que o futuro licenciado entre em contato com a realidade escolar e a pratica docente, fazendo um diagnóstico da sala de aula como forma de identificar as principais dificuldades e se preparar melhor para exercer a ...

A aprendizagem por observação atinge também conteúdos abstratos, como regras e conceitos. Aprendemos e desenvolvemos conceitos a partir do que estamos observando no contexto. As crianças aprendem as regras das brincadeiras vendo as outras brincarem.

Cite o objetivo e como vai trabalhar. Fale também sobre o desenvolvimento das competências da BNCC. No caso da educação infantil, por exemplo, é possível colocar que serão desenvolvidas por meio da brincadeira e da interação. Não precisa fazer um texto sobre a BNCC, pois os pais não costumam conhecer.