Como ocorre a morte dos microrganismos?

Perguntado por: lmarinho . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.5 / 5 2 votos

O controle microbiano consiste na destruição, inibição ou remoção de microrganismos, cujos métodos mais comumente utilizados são a esterilização, a refrigeração/congelamento e a filtração, respectivamente. Para realizar o controle microbiano, podem ser utilizados métodos físicos e químicos.

A perda da diversidade microbiana dos solos é preJudicial à conservação do ambiente, pois os microrganismos, além da capacidade de mineralizar compostos organoclorados, se constituem num recurso genético que pode ser usado para biorremediação ou biorrecuperação de solos contaminados por agrotóxicos.

Calor. Quando uma população de bactérias é submetida ao calor, suas proteínas são desnaturadas. Há fluidificação dos lípideos na presença de calor úmido. Os microorganismos são considerados mortos quando perdem a sua capacidade de se multiplicar de forma irreversível.

Na água em geral pode-se afirmar que a maioria das bactérias morre entre os 40 e 100°C. A temperatura é um dos fatores mais relevantes que afeta o crescimento e a sobrevivência dos micro-organismos.

Nutrientes: Como todo ser vivo, os microrganismos precisam de nutrientes para sobreviver. Assim como os alimentos são uma fonte de nutrientes para o nosso desenvolvimento, eles também tem essa função para os microrganismos.

A limpeza pode ser realizada de forma manual ou mecânica. É o processo de destruição de microrganismos patogênicos ou não, na forma vegetativa, que possam existir nos artigos e nas áreas, através do uso de substâncias desinfetantes.

Desinfecção: processo que elimina a maioria dos microrganismos, exceto os esporos bacterianos de superfícies e artigos hospitalares. Esse processo elimina agentes infecciosos que se encontram fora do corpo.

Pode-se realizar a desinfecção por meio de processos físicos: temperatura, pressão, radiação eletromagnética, calor úmido ou sistemas mecânicos como lavadoras termo desinfetadoras e pasteurizadoras ou por meio de processos químicos: submergindo totalmente o material limpo e seco numa solução química por determinado ...

Acidez (pH); • Atividade de água (aW); • Composição química (nutrientes); • Substâncias antimicrobianas naturais; • Estrutura biológica.

** Nutrição autotrófica: o organismo produz seu próprio alimento a partir de substâncias inorgânicas e de uma fonte de energia. Os seres autotróficos podem realizar fotossíntese (para a qual a fonte de energia é a luz solar) ou quimiossíntese (para a qual a fonte de energia é uma reação química exotérmica).

Quando os microrganismos salvam vidas? Quando são utilizados na produção de medicamentos.

Esterilização
É um tratamento térmico de maior intensidade (temperaturas acima de 1000C) do que a pasteurização, e visa à completa destruição dos esporos dos micro-organismos patogênicos e daqueles deterioradores com possibilidade de crescer nas condições de estocagem do produto.

Crescimento dos Microrganismos. A temperatura é um dos principais fatores que afetam o crescimento dos microrganismos, estimulando seu crescimento, inibindo-o ou até mesmo matando-os.

Nesta concentração, o etanol destrói bactérias vegetativas, porém esporos bacterianos podem ser resistentes. Fungos e vírus (envelopados, como o vírus Influenza H1N1) também são destruídos pelo álcool.