Como ocorre a drenagem endorreica E a Exorreica?

Perguntado por: emonteiro . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.4 / 5 16 votos

Exorreica - Corresponde às bacias que escoam as águas dos rios em direção aos oceanos. Endorreica - Corresponde às bacias que escoam as águas para o interior do continente. Existem ainda: Arreica - Drenagem no qual o relevo não favorece o escoamento, esse ocorre em áreas desérticas.

Drenagem Exorreica: quando o rio deságua em um oceano. Drenagem Endorreica: quando o rio deságua em um lago ou mar interno. Drenagem Arreica: quando o rio deságua em outro rio.

Tipos de drenagem
O curso do rio define seu tipo de drenagem: Endorreica: São os rios que deságuam em outro lago ou rio. Exorreica: São os rios que deságuam no mar. Arreica: O rio não possui uma direção certa, simplesmente desaparece por evaporação ou por infiltração (existem rios que desaparecem no meio do deserto)

Exorreicas: aquelas bacias que as águas escoam diretamente para o mar; são as mais comuns no Brasil.

A drenagem linfática pode ser feita manualmente ou através de aparelhos. Como os gânglios linfáticos se localizam sob a pele e acima dos músculos, a massagem deve ser feita com movimentos de pressão leve, rítmicos, suaves, lentos, relaxantes e precisos, com os dedos ou as mãos, de acordo com a parte do corpo.

Tipos de drenagem

  • Canais.
  • Tubos.
  • Valas.
  • Fossos.
  • Túneis.

A drenagem - processo de remoção do excesso de água da superfície do solo e/ou do subsolo - possui duas formas básicas: drenagem superficial, que é a remoção do excesso de água da superfície do solo, para torná-lo adequado ao aproveitamento agrícola, e drenagem subsuperficial ou subterrânea, que remove o excesso de ...

Sabemos que a drenagem do solo consiste num processo de remoção natural ou artificial, do excesso de água que se encontra no solo. Os drenos colocados no solo são tubos especializados, valas ou fossos particulares para drenar.

Endorreica: bacia que desagua em um lago ou em um mar fechado, não chegando ao mar aberto. Exorreica: bacia com águas levadas diretamente para o mar aberto. Arreica: constitui-se de águas que desaparecem durante o percurso e não seguem uma direção específica.

1. [ Geografia ] Em que há escoamento para um ambiente fechado; que não tem saída para o mar (ex.: bacia endorreica ; lago endorreico ).

É a bacia dos rios Darling-Murray. A drenagem é exorreica porque esses rios desembocam na costa sul da no Oceano.

Se bem que em teoria, as bacias endorreicas possam criar-se em qualquer clima, na prática são mais comuns em zonas de deserto quente. Além disso, note-se que por definição, qualquer lago situado abaixo do nível do mar (p. ex., o Mar Cáspio e o Mar Morto) devem ser endorreicos e drenar uma bacia hidrográfica endorreica.

Podem ser classificados em:

  • Dreno aberto, ex.: penrose;
  • Dreno de sucção fechada;
  • Dreno de reservatório;
  • Cateteres para drenagem de abscesso.

As águas exorreicas correm para o mar; endorreicas, quando as águas caem em um lago ou mar fechado; criptorreicas, quando as águas desaguam no interior de rochas calcárias (porosas) e geram lagos subterrâneos (grutas), além de formar lençóis freáticos; arreicas, quando o curso d'água seca ao longo do seu percurso.