Como ocorre a construção da personalidade?

Perguntado por: ialves5 . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.7 / 5 3 votos

A personalidade se desenvolve de acordo com os padrões de pensamento, sentimentos e comportamentos que a pessoa tem durante a vida. Quanto mais esses padrões são alimentados, mais a personalidade se estabelece! Toda personalidade é única e individual, isso não é nenhum segredo.

Fatores que moldam nosso modo de ser

  • GENÉTICA. Estima-se que de 30% a 60% das características de personalidade sejam hereditárias, de acordo com estudos recentes. ...
  • AMBIENTE. ...
  • EXPERIÊNCIAS. ...
  • EDUCAÇÃO. ...
  • PUBERDADE. ...
  • ESTILO DE VIDA.

A personalidade é concebida como estruturada em instâncias consciente, pré-consciente e inconsciente. O consciente consiste em tudo aquilo de que nos damos conta, como as sensações, percepções, memórias, sentimentos e fantasias.

Ao longo da infância, nossa personalidade e temperamento se consolidam à medida que adotamos um modo de pensar, agir e sentir mais consistente. A solidificação da personalidade volta a ser reforçada novamente no fim da adolescência até a chegada da idade adulta.

O conceito de desenvolvimento da personalidade, para Freud, ocorre em sete fases: oral, anal, fálica, latência, adolescência, maturidade e velhice.

A Teoria da Personalidade, desenvolvida através de Sigmund Freud, foi um marco importante para a psicanálise. Para Freud, a personalidade é regida por três grandes sistemas: id, ego e superego, e a interação dinâmica desses sistemas resulta nos comportamentos de cada indivíduo.

No Brasil, os cinco fatores básicos desse modelo têm sido chamados de Extroversão, Neuroticismo, Socialização, Realização e Abertura à experiência, embora a literatura internacional tenha apontado algumas divergências em relação aos nomes.

O que se conhece por estrutura de personalidade é uma forma de visualizar características estáveis de um indivíduo para as diferentes situações do cotidiano. Os “traços e disposições” dão conta da consistência do indivíduo em situações diversas, ou seja, dimensões contínuas como o temperamento da pessoa.

Os cinco traços amplos de personalidade descritos pela teoria são a extroversão (também muitas vezes soletrada extraversão), a agradabilidade, a abertura, a conscienciosidade e neuroticismo. Os cinco traços básicos de personalidade são uma teoria desenvolvida em 1949 por D. W.

A personalidade é construída a partir do encontro com as outras pessoas, principalmente com a própria família. Geneticamente, já existe uma pré-disposição à algumas características da personalidade, mas é justamente no encontro com os outros que ela vai se construindo e se tornando realidade.

Personalidade é o conjunto das características marcantes de uma pessoa, é a força ativa que ajuda a determinar o relacionamento das pessoa baseado em seu padrão de individualidade pessoal e social, referente ao pensar, sentir e agir.

O único jeito de concretizar mudanças na sua vida é mudar. Para fazer isso, você terá que adotar novos comportamentos, conhecer novas pessoas e praticar novas atividades. Você não pode ficar fazendo as mesmas coisas o tempo todo e esperar diferentes resultados.

Além da hereditariedade, as questões ambientais também exercem influência na formação e definição das nossas características. São duas forças atuando na formação da personalidade das pessoas.

De acordo com Freud, as crianças passam por cinco fases de desenvolvimento:

  • I – A fase oral (0 – 1 ano)
  • II – A fase anal (1 – 3 anos)
  • III – A fase fálica (3 – 5 anos)
  • IV – O período de latência (5 anos – puberdade)
  • V- A fase genital (puberdade e vida adulta)

Feist, Tomi-Ann Roberts, divide as Teorias da Personalidade em algumas ramificações: Teorias Psicodinâmicas. Teorias Humanistas Existenciais. Teorias Disposicionais.

Um estudo rastreou as mudanças de personalidade ao longo de cinco décadas e descobriu que, embora certos elementos de personalidade permaneçam estáveis ao longo do tempo, outros mudam de maneiras distintas. A personalidade é relativamente estável e mutável, e o grau de mudança é específico para cada pessoa.

A personalidade é formada na primeira infância, até os 2, 7 ou 14 anos, dependendo da linha de pesquisa. De acordo com Holland, ela é fruto da genética, das experiências nessa fase da vida e a influência das figuras parentais. Em síntese, o importante é que na vida adulta a personalidade está formada.

O caráter é formado por traços morais de um indivíduo que determinam a forma contante de uma pessoa agir e reagir. Já a personalidade é um conjunto de características psicológicas que ditam como uma pessoa pensa, sente e age.

Segundo a psicanálise, o desenvolvimento ocorre em resposta à procura por satisfação, direcionada pela libido desde que o ser humano nasce. Assim, a cada etapa do desenvolvimento, o indivíduo se concentra em uma parte do corpo e em ações que lhe dão mais prazer.