Como ocorre a absorção do fármaco?
A absorção do fármaco é determinada pelas propriedades físico-químicas, pela formulação e pela via de administração do fármaco. As formas de dosagem (p. ex., comprimidos, cápsulas ou soluções), constituídas pelo fármaco e por outros ingredientes, são formuladas para serem administradas mediante várias vias (p.
Quais são as vias de absorção?
São as vias intravenosa, intramuscular, subcutânea, respiratória e tópica, entre outras.
O que favorece a absorção de um fármaco?
Alguns fatores influenciam a absorção, tais como: características físico- quimicas da droga, veículo utilizado na formulação, perfusão sangüínea no local de absorção, área de absorção à qual o fármaco é exposto, via de administração, forma farmacêutica, entre outros.
Quais são as 3 fases de ação do fármaco?
A ação de um fármaco, quando administrado a humanos ou animais, pode ser dividida em três fases: fase farmacêutica, fase farmacocinética e fase farmacodinâmica1 (Esquema 1). Na fase farmacêutica, ocorre a desintegração da forma de dosagem, seguida da dissolução da substância ativa.
Como ocorre o processo farmacocinético de absorção e distribuição?
Após a absorção do medicamento, ocorre a distribuição, que é a chegada do fármaco pela circulação até os tecidos, através de proteínas plasmáticas. Lembrando que, droga ligada não exerce efeito farmacológico. Logo após a droga começar a exercer seus efeitos, ela passa a sofrer a biotransformação (metabolização).
Quais são as 5 fases da farmacocinética?
- Introdução. A farmacocinética é uma parte essencial para o estudo da farmacologia, já que ajuda na compreensão da atuação de tais fármacos no organismo. ...
- Farmacocinética. ...
- Absorção. ...
- Distribuição. ...
- Metabolismo. ...
- Excreção. ...
- Conclusão.
Qual via de administração que é rapidamente absorvida pelo organismo?
Via Sublingual
Propicia absorção rápida de pequenas doses de alguns fármacos, devido ao suprimento sanguíneo e a pouca espessura da mucosa absortiva, permitindo a absorção direta na corrente sanguínea.
Quais são as quatro fases da farmacocinética?
Tais fatores são organizados em basicamente quatro etapas farmacocinéticas: absorção, distribuição, metabolismo e excreção.
Qual é a via de absorção mais rápida?
Via endovenosa: a administração ocorre diretamente na corrente sanguínea, promovendo rápida absorção.
Qual a via de maior absorção?
Intramuscular (IM)
Deposita a medicação profundamente em tecidos musculares esqueléticos como o deltoide, o tríceps, glúteo máximo, etc. A absorção é mais rápida por ser muito vascularizado, sendo menos dolorosa devido os músculos possuírem poucos nervos sensoriais.
Qual a via de absorção mais importante?
Mais utilizada e conhecida, a via oral é confortável, indolor e segura para administrar medicamentos. É autoadministrável e absorvida pela mucosa intestinal, meio que atinge a corrente sanguínea.
Qual o mecanismo de ação dos fármacos?
A ação de um medicamento é afetada pela quantidade de medicamento que alcança o receptor e o grau de atração (afinidade) entre ele e seu receptor na superfície da célula. Uma vez ligados ao seu receptor, os medicamentos variam na sua capacidade de produzir um efeito (atividade intrínseca).
Como ocorre a distribuição de um fármaco no organismo?
Ligação. O grau de distribuição de um fármaco nos tecidos depende do grau de ligação às proteínas plasmáticas e aos tecidos. Na corrente sanguínea, os fármacos são transportados parte em solução como fármaco livre (sem ligação) e parte com ligação reversível a componentes sanguíneos (p.
Como os fármacos atravessam as membranas?
Os fármacos atravessam as membranas lipídicas principalmente por (a) difusão passiva e (b) transferência mediada por transportadores. A lipossolubilidade de um fármaco é o principal fator que determina a taxa de difusão passiva através das membranas.
Quais são os quatro tipos de receptores?
4 tipos ou superfamílias de receptores:
- Tipo 1 – Canais iônicos regulados por ligantes. ...
- Tipo 2 – Receptores acoplados a proteína G. ...
- Tipo 3 – Receptores ligados a quinases e receptores relacionados. ...
- Tipo 4 – Receptores nucleares.
Onde ocorre a metabolização dos medicamentos?
A maioria dos medicamentos deve passar pelo fígado, que é principal local para seu metabolismo. Uma vez no fígado, as enzimas convertem os pró-medicamentos em metabólitos ativos ou convertem os medicamentos ativos em formas inativas.
Qual a diferença entre um fármaco é um medicamento?
Enquanto os remédios são os medicamentos que podem ter diversas formas, como comprimidos, gotas, xaropes, pílulas e outras, os fármacos são o princípio ativo dos medicamentos, ou seja, o fármaco é a substância química que é a base, e principal responsável pelo efeito do remédio desenvolvido para fins curativos, ...