Como obter o novo RG Digital?

Perguntado por: ulacerda . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.1 / 5 14 votos

Para isso, basta preencher um formulário com informações como nome completo, CPF e estado civil. Vale lembrar, entretanto, que apenas o agendamento é feito pela Internet; a confecção do documento é feita presencialmente em um local autorizado.

Estipula-se provisoriamente que o custo pela emissão deve ser o mesmo praticado atualmente para um RG convencional, que gira em torno de R$ 12,00 a R$ 17,00. Atualmente o Governo Federal não menciona um valor fixo a ser pago pelo cidadão, no entanto, conforme a transição avança, novas informações serão repassadas.

De acordo com dados divulgados pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, a adesão mais recente foi do estado do Amazonas. Outros estados com emissão do novo documento são Acre, Alagoas, Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, Pernambuco, Piauí, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

A solicitação do novo RG digital pode ser feita pelo aplicativo Gov.br, disponível para celulares Android e iPhone (iOS). Para realizar o pedido, o usuário deve acessar o aplicativo, ir na sessão "Carteira", tocar no botão de adição (+) e selecionar a opção "Carteira de identidade".

O novo documento é emitido em versão física, em papel ou plástico, e disponibilizado digitalmente pelo aplicativo Gov.br (na seção de “Carteira de documentos”). A versão digital, no entanto, só fica disponível depois da emissão do documento físico.

O que é preciso para tirar a nova carteira de identidade:

  • certidão de nascimento ou casamento;
  • documento de identificação com foto;
  • CPF regularizado –sem isso NÃO é possível emitir o documento.

O novo RG digital é um documento único e oficial de todos os cidadãos brasileiros que possui validade em todo o país.

Os documentos de identidade antigos perderão a validade em 29 de fevereiro de 2032. Já o novo RG possui prazo de validade, que são diferentes a partir da idade do cidadão. Isto é, quem possui idade de 0 a 12 anos, o documento tem validade de 5 anos.

A CIN em papel ou policarbonato pode ser emitida nos Institutos de Identificação dos estados e do Distrito Federal. Lembrando que, por enquanto, somente quem ainda não possui nenhuma cédula de identidade pode fazer a solicitação da nova carteira.

Atualmente, o Governo do Estado é o responsável pelas emissões do RG, e em casos de segunda via do documento são cobradas taxas que variam de R$ 26 a R$ 96.

A validade da Carteira de Identidade não poderá ser negada com fundamento no disposto nos incisos III e IV do caput quando o titular for pessoa enferma ou tiver idade a partir de sessenta anos."

A nova Carteira Nacional de Identidade (CIN), que vai substituir gradualmente o RG e que começou a ser implementada em 2022, já pode ser emitida em 12 estados brasileiros. As demais unidades da federação têm até 6 novembro para começar a emissão do documento.

A partir do dia 11 de fevereiro, o Instituto de Identificação Ricardo Gumblenton Daunt (IIRGD) que atende no Poupatempo Sé passará a realizar a emissão da Carteira de Identidade com tecnologia digital totalmente nacional, desenvolvida pela PRODESP – Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo.

Um dos dados importantes presentes na Carteira de Identidade é a data de expedição. Ou seja, a data em que esse documento foi emitido. Para consultar a data de emissão do RG, basta essa informação no verso do documento.

Para fazer a emissão, é necessário que o cidadão leve até o local um documento com foto, certidão de nascimento ou casamento, comprovante de endereço e CPF em situação regular. Segundo informações do Governo Federal, não há custo algum para emitir o novo RG.

Emissão do novo documento
Segundo a determinação do Governo Federal, todos os estados brasileiros têm até o dia 6 de março para se habilitarem para emitirem a nova versão do documento. Logo, para obter a CIN, é necessário que o cidadão confira se em seu estado o procedimento já foi liberado.

Como tirar a segunda via do RG no Poupatempo
Para solicitar o documento, é preciso agendar data e horário no portal do Poupatempo e comparecer no posto selecionado com a Certidão de Nascimento ou Casamento.

IMPORTANTE - De acordo com as legislação atual da ANTT, os demais documentos digitais, como o RG Digital, e-Título ou Carteira de Trabalho Digital não são válidos para embarque, assim como fotos, imagens, "prints" e outros tipos de reprodução de documentos físicos ou digitais.

Se o documento estiver deteriorado ou com foto envelhecida, os países entendem que o RG perdeu a capacidade de identificar a pessoa. Portanto, a emissão da 2ª via se torna essencial.

Bom, a resposta não é tão simples assim. Afinal, cada companhia aérea tem suas próprias regras e exigências. Algumas empresas podem aceitar o RG vencido por até 30 dias após a data de expiração, enquanto outras exigem que o documento esteja dentro da validade. Mas calma, não precisa entrar em pânico!