Como obter dupla cidadania holandesa?

Perguntado por: aalmeida . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.9 / 5 20 votos

Bem, entre todas as opções, você pode pleitear sua dupla cidadania holandesa se umas das seguintes condições se aplicar a você: Morar na Holanda com autorização de residência; Morar na Holanda como um cidadão da União Europeia, Espaço Econômico Europeu ou ter a cidadania europeia suíça.

Não é possível conseguir dupla cidadania pelo sobrenome.
A verdade é que os países exigem mais evidências, já que muitos sobrenomes são comuns em diferentes nações, e há um limite geracional que não consegue abranger todos descendentes de uma família.

A cidadania holandesa pode ser adquirida através de adoção. 2 - Através do procedimento de opção: Por meio de uma declaração feita por você que deseja se tornar cidadão holandês. Este procedimento só é válido para certos grupos. Por exemplo: filhos de imigrantes que nasceram na Holanda.

90 dias

Primeiramente é preciso deixar claro que é necessário obter o visto para morar no país e o processo não é dos mais simples. Quem deseja passar mais de 90 dias no país precisa de um cartão de residência, obtido junto ao Serviço de Imigração e Naturalização (IND).

Exames. Atualmente é possível realizar um exame de DNA para traçar o seu perfil genético. Dessa maneira, após coletar uma amostra do DNA (em geral, por meio da saliva) o teste oferece informações acerca da ancestralidade por meio de um relatório de etnia.

Itália

Qual o país europeu mais fácil de conseguir cidadania? O país europeu mais fácil para conseguir a cidadania é a Itália, via descendência familiar. Isso porque para ser elegível à cidadania basta ter patrimônio italiano ou comprovar relação com um cidadão nascido no país depois de 1861.

Entre as cidadanias mais requeridas pelos brasileiros, não há muita surpresa: Itália e Portugal estão na liderança no ranking, seguidas pela Espanha, considerando o direito como descendente.

Precisa de advogado para tirar cidadania portuguesa? Não é obrigatório. É possível fazer o pedido sozinho ou através de uma assessoria ou escritório especializado em solicitações de nacionalidade portuguesa.

O procedimento pode custar em média, entre 3 mil a 5 mil euros, podendo variar de acordo com o número de pedidos no processo. O equivalente a algo entre R$ 17.500 e R$ 30.000. Com a tecnologia e as relações internacionais mais estreitas entre Brasil e Portugal, os pedidos de dupla cidadania vêm aumentando.

Todo brasileiro pode ter dupla nacionalidade ou cidadania de acordo com a Constituição Federal. As possibilidades são duas, quando há origem nacional reconhecida pela lei estrangeira, e quando há imposição da nacionalidade de acordo com as normas estrangeiras, pelo processo de naturalização.

Há três exceções legais que permitem ao brasileiro ter mais de uma nacionalidade. Uma delas é quando ele nasceu em território estrangeiro e, por esse motivo, adquiriu outra cidadania. A segunda exceção é quando a outra cidadania é um direito originário, isso é, devido a laços sanguíneos com seus pais ou antepassados.

90 dias

Se você deseja permanecer na Holanda por mais de 90 dias, talvez você precise de uma autorização de residência. Em muitos casos, você também precisa solicitar um visto de longa duração antes de viajar para a Holanda. Esse visto se chama MVV. No Brasil, você pode solicitar esse visto no Consulado-Geral em São Paulo.

Comprovante financeiro na Holanda / Obrigatório
Na Holanda, o valor mínimo é 55 euros por dia, por pessoa. Informações disponibilizadas no site Netherlands Worldwide, oficial do governo dos Países Baixos.

E, apesar da forte influência das línguas germânicas, o holandês ainda é uma das línguas mais fáceis para um falante do português.