Como obter certidão de nascimento espanhola?

Perguntado por: emonteiro . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.6 / 5 7 votos

É possível solicitar cópias de nascimento, casamento e óbito online da Espanha através do site do Ministério da Justiça (Ministerio de Justicia).

Nas Conservatórias do Registo Civil; Nas Lojas do Cidadão; Nos balcões de atendimento do Instituto dos Registos e do Notariado – IRN.

Documentos para nacionalidade espanhola por residência
Cópia integral do passaporte válido; Certificado de Empadronamiento; Certidão de Nascimento, atualizada, em inteiro teor, apostilada e traduzida; Certidão Negativa de Antecedentes Penais no Brasil (apostilada e traduzida);

Cidadania Espanhola, quem tem direito?

  1. Filhos de espanhóis;
  2. Netos de espanhóis;
  3. Pessoa que possua filho espanhol;
  4. Brasileiros residentes na Espanha;
  5. Pessoas casadas com cidadãos espanhóis;
  6. Crianças sem nacionalidade nascidas em território Espanhol;
  7. Descendentes de judeus sefarditas espanhóis.

Tem direito a cidadania espanhola todo descendente de espanhol, filhos, netos, bisnetos e demais gerações. Os filhos de naturais espanhol têm o direito a adquirir a nacionalidade espanhola e podem transmitir este direito a todos os seus descendentes, geração após geração, independentemente da idade dos mesmos.

104,05€

Quanto custa o processo de Cidadania Espanhola? No caso da Nacionalidade pela Residência, cujo pedido deve ser realizado na Espanha, o valor atual da taxa é de 104,05€.

Se o neto de espanhol for maior de 21 anos, ainda é possível solicitar a cidadania. Basta que a pessoa more na Espanha por um período de, no mínimo, 2 anos para poder dar entrada no processo. Os demais descendentes, como os bisnetos, ainda não têm o direito de obter a cidadania espanhola por descendência.

Tanto cidadãos brasileiros quanto estrangeiros podem solicitar o registro de nascimento. Para obter o registro de nascimento, é obrigatório comparecer perante a Autoridade Consular. A depender do Posto Consular, será necessário agendamento prévio. Confira as instruções específicas do Posto Consular de seu interesse.

O Arquivo Nacional do Ministério da Justiça e Segurança Pública é um dos sites mais completos para encontrar registros por descendência. Isso porque a plataforma disponibiliza os registros de inúmeras pessoas que emigraram para o Brasil, desde 1875.

Basta apenas ir ao cartório mais próximo de sua residência ou trabalho e dar entrada no serviço. Para fazer a busca da certidão.

2 anos

(Para residentes na Espanha)
Portanto, os brasileiros que residam legalmente (com uma autorização de residência) por ao menos 2 anos na Espanha podem solicitar a nacionalidade espanhola. Nesse período de residência não se computam as permanências como turista nem como estudante.

O tempo médio para tirar a cidadania é de 2 anos, a depender do caso. Após ser oficialmente cidadão espanhol, depois de reunir todos os documentos necessários e dar entrada no consulado, será preciso solicitar o passaporte europeu.

Itália

Qual o país europeu mais fácil de conseguir cidadania? O país europeu mais fácil para conseguir a cidadania é a Itália, via descendência familiar. Isso porque para ser elegível à cidadania basta ter patrimônio italiano ou comprovar relação com um cidadão nascido no país depois de 1861.

Para morar nos Estados Unidos, o ESTA não basta. Caso você tenha passaporte europeu, de alguma nação que faça parte do Tratado de Comércio como país, como é o caso da Espanha, deverá solicitar o visto E-2 e investir pelo menos 100 mil dólares no local.

A italiana ganha quando falamos sobre o processo de reconhecimento, que é bem mais simples que o da portuguesa. Isso porque neste caso não existe limites de gerações na transferência da cidadania, ou seja, mesmo que o seu parente italiano seja muito distante, você terá sim o direito de se tornar um cidadão italiano.