Como o Zé Leoncio morre?

Perguntado por: lcamilo . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.2 / 5 15 votos

José Leôncio (Marcos Palmeira) vai bater as botas no último capítulo de Pantanal. Após ter dado inúmeros sinais de que não está nada bem de saúde, o fazendeiro morrerá com dores intensas no coração. Quando se der conta, o protagonista estará cara a cara com o Velho do Rio (Osmar Prado) na novela das nove da Globo.

José Leôncio morre no último capítulo de Pantanal de 1990 ao sofrer um infarto fulminante. O momento acontece pouco depois de ele se casar com Filó e torná-la oficialmente sua esposa. Enquanto Isaura está desmaiada, Leôncio é morto no esconderijo por um assassino desconhecido.

Maria Antonia Meneses - Publicado em 13/08/2022 às 18:06 . A despedida do rei do gado vem aí. No capítulo final de “Pantanal”, novela das nove da TV Globo, José Leôncio (Marcos Palmeira) morrerá e terá um velório emocionante.

infarto

Mas, dias depois, José Leôncio tem uma espécie de infarto e falece na sala de casa. Filó é a primeira a encontrar o marido morto. As cenas do velório do protagonista já foram gravadas pela Globo. Sendo assim, o autor Bruno Luperi não vai modificar o final do peão.

O homem, que é muito teimoso, cederá e ao receber os resultados dos exames descobrirá que está com uma doença séria no coração. O médico vai recomendar que Zé faça uma cirurgia, mas ele escolherá não fazer o procedimento e seguirá a vida normalmente, sem recorrer a nenhum tratamento.

A cena em que o Velho do Rio (Osmar Prado) encontra José Leôncio (Marcos Palmeira) e passa o bastão de guardião do bioma para o filho foi feita sem ensaio. O momento emocionante foi uma das últimas sequências do final de Pantanal e, segundo Marcos Palmeira, o roteiro chegou em cima da hora para ele e Osmar Prado.

A cena, que apresenta uma fotografia impecável, mostra o embate entre o vilão marido de Maria Bruaca e Zaquiel (Silvero Pereira). Eles se enfrentam e com um golpe de zagaia, uma lança feita de forma rústica, desferido por Alcides (Juliano Cazarré), Tenório é ferido e fica aniquilado.

Esperada conversa entre pai e filho ocorre no último capítulo da novela, em outubro. Em Pantanal, José Leôncio (Marcos Palmeira) finalmente vai ver o Velho do Rio (Osmar Prado). O encontro entre pai e filho acontece no último capítulo da novela, que vai ao ar em outubro na Globo.

Na versão original, Zé Leôncio sofre um infarto e, em seguida, reencontra o pai, Seu Joventino, que despareceu no primeiro capítulo da novela e está encarnado na figura do Velho do Rio (Osmar Prado). ainda herda o lugar de novo Velho do Rio.

No final original de abril de 2005, quem matou Leôncio na novela Escrava Isaura da Record foi Seu Chico, papel de Jonas Mello. O personagem era um capataz e matou o patrão por ganância, quando descobriu o lugar em que o mau-caráter havia escondido as joias de Serafina (Maria Cláudia).

Na primeira versão de Pantanal, José Leôncio (vivido por Cláudio Marzo) se casa - finalmente - com Filó (Jussara Freire), em uma festa daquelas. A cerimônia é tripla: Tadeu e Zefa, além de Zé Lucas e Irma, também oficializam o matrimônio.

As duas horas de novela não foram suficientes para a Globo exibir todo o final de Pantanal. Na última hora, a direção da trama cortou uma importante sequência envolvendo a morte de José Leôncio (Marcos Palmeira).

Solano é quem vai morrer na novela Pantanal
A próxima morte de Pantanal será a de Solano.

A novela mantém três dos quatro casamentos que ocorrem na primeira versão. Maria e Alcides, que saíam do Pantanal antes do encerramento da trama, agora, vão fazer parte do festão final. Já Zuleica vai ter um novo romance após a morte de Tenório.

O Velho do Rio, vale lembrar, é mesmo um ser sobrenatural. Antes de se transformar no guardião místico do bioma, Joventino (Irandhir Santos) realmente morreu na primeira fase do remake de Bruno Luperi. Após se embrenhar na mata, ele foi picado por uma cobra e bateu as botas.

A verdade vem à tona no momento em que Tadeu e Zefa (Paula Barbosa) vive um romance atribulado depois que a empregada vai embora, já que o rapaz se nega a casar com ela, após levar a moça para a cama. Mas ele acaba apoiando a amada quando ela conta ter sido vítima de assédio de outro homem.

Jove questiona o avô se Zé Leôncio o viu e a entidade responde que não sabe: “Não sei. Eu não saí daqui, saí?”, diz o encantado. Por ser a reencarnação de seu pai, Joventino (Irandhir dos Santos), José Leôncio não consegue ver a imagem do Velho do Rio, o que sõ vai acontecer no final da novela.

Em estado de negação, Alcides vai tentar ser reanimado por Maria, mas não consegue paz até matar Tenório. O peão mergulha de cabeça na vingança e consegue fazer com que o vilão pague por suas maldades no fim de "Pantanal".

O fazendeiro sequestra os dois para uma tapera. Ele ameaça a ex-mulher e diz que vai acabar com a vida do casal. Maria implora para sair com vida e diz que ama Alcides. Tenório finge que vai soltar os dois, e tira apenas a mulher da tapera e começa a torturar Alcides.

Confirmado pelo diretor de Pantanal, Alcides foi estuprado por Tenório, e não capado. Na versão original de 1990, embora Alcides (Angelo Antônio) não tenha sido estuprado, a cena foi ainda mais impactante porque o público pôde ver de forma mais explícita o sofrimento do peão.

Continuar lendo Como se Leôncio morre?