Como o vigilante deve agir em caso de roubo?

Perguntado por: dferreira . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.4 / 5 6 votos

É preciso que cada vigilante da equipe esteja sempre preparado para agir em prol da prevenção de ocorrências e da proteção das pessoas e do patrimônio. Ele deve estar ciente de todos os protocolos e planos de ação, alerta para identificar ameaças e disparo de alarmes.

Dicas de segurança para evitar furtos e roubos

  • Postura adequada. Vigilantes bem fardados e com boa postura, seja em pé ou sentado, transmite uma impressão de que são preparados e que são organizados. ...
  • Evitar falar demais. Seja reservado. ...
  • Estratégia. ...
  • Ser desconfiado.

Deve envidar seus melhores esforços na preservação da vida, do patrimônio e no respeito ao meio-ambiente. O Associado deve desempenhar sua atividade profissional sempre com lealdade, respeito e honestidade, jamais utilizando ou valendo-se das informações obtidas em razão de seu trabalho em prejuízo de outrem.

Os direitos e deveres dos vigilantes podem estar previstos formalmente em pelos menos três normas regulatórias:

  • Legislação sobre Segurança Privada: Lei 7.102, Decreto Nº 89.056 e Portaria 3233/2012;
  • CLT – Consolidação das Leis do Trabalho;
  • Convenções Coletivas de Trabalho;
  • Contrato de Trabalho.

O vigilante deve manter a postura, com ombros para trás, coluna reta e cabeça erguida. Por lidar com o público, o profissional de segurança deve prezar por uma apresentação pessoal séria e evitar extravagâncias ou informalidades. Devendo sempre trabalhar com o uniforme correto e limpo, barba feita e cabelo cortado.

A arma só poderá ser utilizada se o profissional em questão estiver a serviço da empresa. Isso significa, que caso o mesmo precise se ausentar temporariamente, a arma deverá permanecer dentro do perímetro da contratante em local apropriado, de acordo com a legislação.

O uso do uniforme pelo vigilante é exigência legal prevista na Lei Nº 7.102, de 20 DE junho de 1983. Segue abaixo os artigos que abordam o assunto: Art. 18 – O vigilante usará uniforme somente quando em efetivo serviço.”

Essa dúvida se o vigilante pode usar barba ou não é comum entre os profissionais do ramo, uma vez que diversas empresas de vigilância estabeleceram em seus manuais de procedimentos ou regulamentos internos que os seus empregados devem manter barba e bigode aparados.

Dessa forma, ele deve agir de forma preventiva para assegurar a integridade do patrimônio e das pessoas no local onde é responsável por atuar. Já o papel de punir ou prender suspeitos cabe apenas à autoridade policial.

Empresas de segurança patrimonial poderão atuar fora dos limites do imóvel vigiado. O Projeto de Lei 5660/19 autoriza empresas de segurança patrimonial a atuarem nos arredores do estabelecimento vigiado até o limite de 50 metros.

Realmente os Vigilantes que trabalham em eventos geralmente ficam de 12 a mais horas em pé ininterruptamente, com toda a certeza essas condições implicam em colaterais para a saúde desses profissionais.

A presente Portaria disciplina as atividades de segurança privada, armada ou desarmada, desenvolvidas pelas empresas especializadas, pelas empresas que possuem serviço orgânico de segurança e pelos profissionais que nelas atuam, bem como regula a fiscalização dos planos de segurança dos estabelecimentos financeiros.

Vigilante supervisor é o profissional habilitado em curso de formação credenciado na Polícia Federal, encarregado do controle operacional dos serviços prestados pelas empresas de serviços de segurança privada e serviços de segurança orgânicos.

Direitos Trabalhistas
Os vigias e vigilantes regidos pela CLT fazem jus ao 13º salário, férias, aviso-prévio, repouso semanal remunerado, adicional noturno se for o caso, intervalo para repouso e alimentação, horas extras, entre outros.

12 horas

Com a reforma trabalhista, tal descanso deixou de ser obrigatório. Assim, o vigilante poderá trabalhar por 12 horas seguidas, sem intervalo, desde que o empregador pague o correspondente ao tempo de intervalo não concedido acrescido de 50% a hora.

Vigia e Vigilante: quem é quem? Aos vigias são assegurados todos aqueles direitos garantidos pela Constituição e CLT , ou sejam, fazem jus ao 13º salário, férias, aviso-prévio, repouso semanal remunerado, adicional noturno e horas extras...

1.1. Antes de entrar no posto de serviço o vigilante deverá ter o cuidado de verificar se não está sendo seguido. Ao se aproximar do posto, deverá: parar, olhar para os lados, caso estiver tudo bem, adentrar.

Apresentação pessoal
Este tipo de função exige uma apresentação sóbria e, assim sendo, traços de extravagância ou informalidade devem ser evitados. Uma boa apresentação pessoal imprime melhor uma imagem de profissionalismo, atenção e preparo, aumentando ainda mais a sensação de segurança em seus locais de atuação.

De acordo com a legislação atual, os vigilantes já podem fazer uso de revólver calibre 32 ou 38 e de espingarda de calibre 12, 16 ou 20.