Como o uso de fertilizantes prejudica o meio ambiente?

Perguntado por: ealencastro6 . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 16 votos

O problema dos fertilizantes podem estar nos seus impactos. Alguns exemplos incluem a degradação da qualidade do solo, a poluição das fontes de água e da atmosfera e o aumento da resistência de insetos considerados pragas para as plantações.

A utilização descontrolada de fertilizantes pode contaminar o solo e causar uma sobrecarga de nutrientes, o que acaba por alterar a composição natural do solo. Além disso, eles também podem ser fontes de metais pesados que elevam a toxicidade do solo.

O uso indiscriminado de agrotóxicos pode levar à contaminação da água e do solo e causar efeitos drásticos em espécies não alvo, afetando a biodiversidade, as redes alimentares e os ecossistemas aquáticos e terrestres.

Desvantagens:

  • Podem demandar a aplicação de grandes quantidades e dificultar o processamento em áreas extensas;
  • Quando utilizados com função nutricional podem conter quantidades desconhecidas de nutrientes, como no caso dos estercos de curral;
  • Custo pode tornar-se elevado em grandes áreas.

O uso de fertilizantes e agrotóxicos na agricultura vem causando grandes desequilíbrios ambientais, poluindo principalmente as águas dos rios, lagos e mares.

“Manter a palha e restos da planta na superfície das lavouras entre as safras, como é feito no plantio direto, e promover a rotação de culturas, explorando o solo o tempo todo e não o deixando desnudo nunca, são formas de promover a ciclagem mais eficiente e aumentar a eficiência no aproveitamento pelas plantas de ...

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde, compilados no Dossiê da ABRASCO, as principais doenças relacionadas à intoxicação por agrotóxicos são: arritmias cardíacas, lesões renais, câncer, alergias respiratórias, doença de Parkinson, fibrose pulmonar, entre outras.

Pontos negativos dos fertilizantes orgânicos

  • Mau cheiro, pois são de origem de materiais que passaram por um processo de decomposição.
  • Processo de liberação de nutrientes mais lento.
  • Riscos de contaminação do solo, em casos de fezes contaminadas. Que pode ser evitado utilizando matérias orgânicas de plantas.

Os fertilizantes podem ser considerados contaminantes, por causarem desvios na composição normal do meio ambiente, quando fornecem quantidades variáveis de elementos traços, muitos deles reconhecidos como metais pesados e outros como micronutrientes.

As principais causas da poluição do solo são: o acúmulo de lixo sólido, como embalagens de plástico, papel e metal, e de produtos químicos, como fertilizantes, pesticidas e herbicidas.

A adubação é a prática agrícola de repor os nutrientes do solo, e é fundamental para garantir a qualidade das plantas. Através dos fertilizantes ou adubos, as culturas são nutridas com as substâncias essenciais para terem um crescimento satisfatório, o que impacta diretamente na sua produção e nos seus lucros.

Quando aplicado no solo, o fertilizante de nitrogênio pode sofrer o fenômeno de lixiviação, atingindo corpos hídricos. Dessa forma, a água é contaminada, prejudicando o ecossistema aquático. Altas concentrações de substâncias como a amônia podem provocar a morte de peixes ou danos no seu desenvolvimento.

Confira 4 alternativas sustentáveis ao uso de fertilizantes

  1. 1 – Sistemas integrados de produção. A técnica promove a ciclagem de nutrientes e possibilita o aproveitamento de nitrôgênio, potássio e fósforo estocado no solo. ...
  2. 2 – Manejo agroecológico. ...
  3. 3 – Bioinsumos. ...
  4. 4 – Pó de rocha.

Os fertilizantes podem acabar intoxicando o solo, é por isso que o uso excessivo promove poluição, destruindo tanto as plantações como os vegetais nativos, intoxicando animais, o solo e os próprios humanos, tanto os trabalhadores como as pessoas que consomem produtos com muitos fertilizantes.

Os impactos do aporte de fósforo no meio ambiente incluem a eutrofização e a perda de um nutriente insubstituível na produção agrícola. Atualmente há um grande consumo de fertilizantes fosfatados para suprir a demanda por alimentos, bem como o amplo uso de biocombustíveis oriundos de plantas.

A atividade agrícola pode ter efeitos significativos no meio ambiente. Entre os impactos negativos, destacam-se a poluição e a degradação do solo, da água e do ar. No entanto, a agricultura também pode ter impactos positivos, por exemplo, prendendo gases de efeito estufa dentro de safras e solos.

Como o solo é capaz de reter grande quantidade de contaminantes, com o tempo, os agrotóxicos fragilizam-no e reduzem a sua fertilidade. Eles também podem desencadear a morte de micorrizas, diminuir a biodiversidade do solo, ocasionar acidez, entre outros problemas.