Como o tubarão tigre ataca?

Perguntado por: afogaca3 . Última atualização: 23 de janeiro de 2023
4.7 / 5 18 votos

Eles são bastante fortes e possuem dentes poderosos para dilacerar suas presas. No entanto, embora sejam perigosos, não são uma máquina mortífera de humano. Eles atacam quando se sentem, por algum motivo, ameaçados. O aconselhado é manter-se longe de praias em que eles estão presentes.

As três espécies principais, em termos de ataques contra humanos, são os grandes tubarões-brancos, o tubarão-tigre e o tubarão-touro. Mas, apesar de sua presença comum em águas costeiras, o tubarão-martelo muito, muito raramente ataca humanos.

A mordida do tigre é fatal por ser dada sempre no pescoço da presa. Uma estratégia que interrompe o fluxo de sangue e ar para a cabeça, evitando que o alvo dê muito trabalho para morrer. A força da mordida chega a 1050 PSI.

Tubarões brancos, tubarões-touro, e tubarões tigre são as espécies com mais ataques a seres humanos reportados.

Os ataques normalmente ocorrem porque os tubarões confundem a vítima com suas presas habituais, principalmente em áreas que as águas são turvas. Os acidentes podem ocorrer ainda em decorrência da necessidade do tubarão de proteger seu território, uma atitude comum em várias espécies.

De acordo com registros da Marinha dos Estados Unidos, datados da década de 1970, testes com coletes salva-vidas de três cores apontaram preferência dos tubarões pela cor amarela.

O focinho, os olhos e as guelras são pontos fracos dos tubarões por serem bem sensíveis. Por isso, se precisar lutar por sua vida durante um ataque de tubarão, não exite, bata com toda a força que puder nessas áreas.

Fraquezas Físicas: Não pode sobreviver fora d'água. Fraquezas Psicológicas: Como todo animal, O Tubarão Branco não possui a racionalidade humana. Variações: O Maior deles.

Águas turvas ou opacas, onde há redes de pesca, cardumes de peixes, presença de golfinhos ou aves mergulhando são as menos aconselhadas. Esse é o tipo de ambiente atrativo para um tubarão e se o lugar em questão for habitado por espécies mais perigosas, redobre os cuidados.

Os ataques de tuabrão
Existem cerca de 400 espécies de tubarão e, dessas, apenas 33 têm registro de ataques a seres humanos. Após muitos anos de estudo, hoje se sabe que os tubarões não apreciam a carne humana.

Conforme explica o Ibama, os tubarões-martelo são uma espécie ameaçada de extinção. De acordo com o artigo 29 da Lei de Crimes Ambientais - Lei nº 9.605, de 12 de fevereiro de 1998, "matar, perseguir, caçar, apanhar, utilizar espécimes da fauna silvestre, nativos ou em rota migratória" é considerado crime ambiental.

O tigre é a maior espécie de felino e o leão é o rei das selvas. Mas se a disputa for na mordida, o campeão é um animal bem brasileiro: a onça-pintada tem a mandíbula mais potente entre os felinos.

Segundo a Ong Pró-Carnívoros, a onça-pintada, também conhecida como jaguar, possui a mordida mais poderosa entre os felinos e uma maneira única de caçar.

Um estudo de cientistas de uma universidade da Flórida, nos Estados Unidos, concluiu que o tubarão touro (também conhecido como tubarão-de-cabeça-chata) tem a mordida mais forte entre as espécies de tubarão.