Como o transtorno de ansiedade pode interferir na vida do trabalhador?

Perguntado por: umarinho . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 16 votos

As consequências mentais e psicológicas da ansiedade são as que mais prejudicam o rendimento no trabalho. Esse estado pode acarretar dificuldades de interação entre os profissionais, queda de autoestima e até mesmo aumentar o índice de absenteísmo do funcionário.

Surgem pensamentos de incapacidade, de impossibilidade de cumprir tarefas. A capacidade de foco se esvai e os mais diminutos estímulos passam a ser suficientes para que o “fio da meada” se perca. Medos e inseguranças, dos mais variados tipos, invadem a mente e põem em xeque toda a autoconfiança até então existente.

No trabalho a ansiedade pode ter diversas causas. As principais são: prazos apertados, preocupação demasiada e o excesso de responsabilidade. Cada um desses pontos contribui para o surgimento do transtorno que, com o passar do tempo, afeta o rendimento profissional e até mesmo a qualidade de vida de um indivíduo.

No caso da produtividade, vale lembrar que ela não é somente realizar mais tarefas em menos tempo; também é fazer as atividades certas, aquilo que verdadeiramente importa para o crescimento de pessoas e empresas. Com a ansiedade, o desempenho cai e isso ainda prejudica o relacionamento com os colegas de trabalho.

Estratégias para ajudar seus funcionários ansiosos

  1. Seja vulnerável. Quanto mais aberto você for com seus funcionários, melhor será a relação entre você e eles. ...
  2. Converse sempre. ...
  3. Flexibilize. ...
  4. Tenha objetivos reais. ...
  5. Considere contratar um profissional de saúde mental para funcionários ansiosos.

O trabalho excessivo aumenta o risco dos trabalhadores desenvolverem doenças como, hipertensão e diabetes, além de síndromes e transtornos, como a Síndrome de Burnout, já citada aqui. A saúde mental é diretamente afetada pela rotina pesada e longas jornadas de trabalho, podendo causar ansiedade e depressão.

A depressão, muitas vezes pode ser confundida com tristeza, mas, no ambiente de trabalho, o principal sintoma é a diminuição de produtividade, por isso, é muito importante que os líderes e o RH acompanhem como anda a produtividade e o humor dos colaboradores.

Ansiedade em excesso atrapalha o trabalho
Prazos curtos para cumprimento de tarefas, cobranças para atingir metas, competitividade entre os colegas e vontade e necessidade de atingir cargos com melhores remunerações são apenas alguns e podem se juntar ao estresse e a outros problemas pessoais.

Pessoas que apresentam transtorno de ansiedade generalizada mostram-se excessivamente preocupadas com situações rotineiras, e costumam analisá-las minuciosamente. Em muitos casos, o problema acaba trazendo reflexos para a saúde física do ansioso, como dores de cabeça, musculares e dificuldade para dormir.

Além de deixar a pessoa tensa e em estado de alerta, a ansiedade causa também dificuldade para relaxar, sensação de peso nas costas, diarréia, preocupação, falta de ar, taquicardia, aumento da pressão arterial e sudorese.

Os transtornos de ansiedade podem ser bastante prejudiciais ao indivíduo. Dentre os riscos da ansiedade estão a chance aumentada de depressão e de isolamento social. O sentimento de ansiedade é uma resposta natural do ser humano a alguns fatores, entretanto altos níveis de ansiedade podem causar prejuízo ao indivíduo.

Quem tem crise de ansiedade pode trabalhar? A pessoa que tem crise de ansiedade de forma leve a moderada pode sim desenvolver suas atividades laborais. Entretanto, existem aquelas pessoas que a ansiedade está em um estágio tão avançado que ela começa a ter complicações, e isso as impede de trabalhar.

A crise de ansiedade no trabalho pode ser resultado de diversos gatilhos como excesso de tarefas e responsabilidades, pressão excessiva, metas inatingíveis, carga horária extensa, prazos apertados, comunicação mais agressiva, falta de reconhecimento e medo da demissão.

Entre os principais sintomas psicológicos podemos relacionar a apreensão; o medo excessivo; inquietação; insônia; inaptidão para relaxar. Pensamentos catastróficos; preocupação exacerbada com tragédias; desmotivação; insatisfação, também são sinais de alerta para uma ansiedade caminho.

Atividades repetitivas. Atividades repetitivas são, por vezes, o principal gargalo de produtividade nas empresas. O problema nem sempre é percebido, uma vez que muitos têm a ideia errônea de que uma equipe sempre ocupada está sendo produtiva ao máximo.

Para conseguir lidar com a ansiedade na vida profissional, separamos algumas dicas abaixo.
...
Pratique técnicas de relaxamento

  1. Meditação;
  2. Visualização;
  3. Yoga;
  4. Respiração profunda;
  5. Acupuntura;
  6. Caminhada; e.
  7. Desabafar em um diário ou conversa.