Como o trabalho impacta na vida de uma pessoa?

Perguntado por: ocruz . Última atualização: 21 de fevereiro de 2023
4.4 / 5 16 votos

Quando você tem grandes motivos em sua vida, ou seja, metas pessoais, sonhos e realizações para alcançar, o trabalho pode ser um meio de conquistar o que deseja. Dessa forma, o trabalho terá um sentido muito mais amplo. Um trabalho sem grandes significados faz com que a rotina distancie você de seus sonhos.

O ato de trabalhar permite uma posição fundamental, não apenas por permitir a manutenção financeira, mesmo assim para que a vida possa ser digna. O trabalho estabelece uma etapa essencial da vida de cada indivíduo.

O trabalho é qualquer atividade física ou intelectual, realizada pelo ser humano, cujo objetivo é fazer, transformar ou obter algo para realização pessoal e desenvolvimento econômico.

O trabalho ocupa lugar central na organização social e pode ser considerado um regulador da vida em sociedade, pois é com base nele que o sujeito planeja e organiza os outros aspectos de sua vida.

Para começar, ele tem direito a férias remuneradas e 13° salário, direitos concedidos pela CLT (Consolidação das Leis do Trabalho). O trabalhador com registro em carteira conta com proteção social, como seguro-desemprego, auxílio-doença, salário-família, salário-maternidade e aposentadoria.

O trabalho é a atividade por meio da qual o ser humano produz sua própria existência. Essa afirmação condiz com a definição dada por Karl Marx quanto ao que seria o trabalho. A ideia não é que o ser humano exista em função do trabalho, mas é por meio dele que produz os meios para manter-se vivo.

carga de trabalho excessivas. exigências contraditórias e falta de clareza na definição das funções. falta de participação na tomada de decisões que afetam o trabalhador e falta de controlo sobre a forma como executa o trabalho. má gestão de mudanças organizacionais, insegurança laboral.

“A importância do trabalho na vida do ser humano vai muito além do fato de que, através dele, satisfazemos nossas necessidades básicas. O trabalho, por si só, é revelador da nossa humanidade, uma vez que possibilita ação transformadora sobre a natureza e si mesmo.

O trabalho é tão útil quanto os objetos úteis, e, através da utilidade das coisas, ele não deixa de estar contido nas coisas úteis. O valor-de-uso social pressupõe o trabalho útil contido nas coisas, pressupõe a utilidade das coisas produzidas pela utilidade também presente no trabalho útil.

De sua natureza essencial, faz o trabalho ter como função social transformar a natureza para criar os bens materiais necessários à existência humana, permitindo os desdobramentos de transformações na base do ser. Com isso ele se constitui no fundamento ontológico do ser social.

na: precarização das relações de trabalho, incerteza, desregulamentação, ampliação do desemprego e pauperização da classe trabalhadora. Essas transformações no mundo do trabalho impactam a classe trabalhadora de maneira nefasta, expressa nas condições de vida, de trabalho, na organização política.

Prejudica a saúde mental
Com o tempo, os profissionais que estão expostos a um ambiente de trabalho tóxico acabam tendo a sua saúde emocional prejudicada, causando problemas até mesmo na vida pessoal. O estresse, a ansiedade e até mesmo o esgotamento mental podem ser consequências de um local de trabalho ruim.

Os impactos advindos das novas formas de trabalho afetam não só a saúde e segurança dos trabalhadores, como também toda organização do trabalho, nos processos e condições laborais e na própria qualificação da força de trabalho, exigindo cada vez mais dos trabalhadores.

A motivação fornece criatividade, maior facilidade de comunicação, mais responsabilidade e vontade de crescer. Algumas empresas têm uma visão errada sobre o processo de motivação, assim como sua prática. É comum termos o uso de recompensa, ameaças e intimidações.

Conhecer a relação estabelecida entre seres humanos e natureza. Proporcionar ao aluno o entendimento do processo de formação de uma sociedade. Oportunizar ao aluno o entendimento da relação entre o trabalho e o poder.

O trabalho na modernidade sólida era considerado exatamente aquilo que iria construir o futuro. As bases do futuro seriam produto de intenso trabalho feito no presente, a quem é confiado o progresso, pois este por sua vez é uma maneira de entender que o presente é capaz de criar o futuro.

"O trabalho dignifica o homem". Palavras de Benjamin Franklin (1706-1790), um estudioso norte-americano. É bem verdade que o trabalho, como os demais Direitos Sociais é essencial para o funcionamento e organização da sociedade e é fundamental, porque abrange e envolve várias partes do âmbito social.

Conceituando o trabalho
Para Durkheim (1977), o trabalho é um fato social presente em todas as sociedades e a divisão social que ele gera é o que possibilita a coesão social, ou seja, ele é responsável pelos indivíduos viverem em sociedade após a ascensão do sistema capitalista.

A função psicológica do trabalho, portanto, consiste em fazer valer a articulação entre sentido e significado pela mediação da atividade. Assim, é por meio do fazer (atividade) no trabalho que se pode pensar sobre o trabalho e falar sobre ele, dando-lhe um lugar na construção da pessoa como ser moral e social.