Como o texto acima define o conceito de fraternidade?

Perguntado por: holiveira . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.9 / 5 2 votos

Resposta verificada por especialistas. O texto define a fraternidade como um conceito que unifica uma população em torno de um mesmo sentimento em relação à costumes, língua, sistema de governo, economia, cultura e política.

A fraternidade expressa a dignidade de todos os homens, considerados iguais e assegura-lhes plenos direitos (sociais, políticos e individuais).

A Campanha da Fraternidade (CF) acontece nas dioceses e espaços católicos de todo o país e visa promover diálogos a partir da realidade educativa do país, à luz da fé cristã, propondo caminhos em favor do humanismo integral e solidário na educação.

A igualdade é baseada no princípio da universalidade, ou seja, que todos devem ser regidos pelas mesmas regras e devem ter os mesmos direitos e deveres. A equidade, por outro lado, reconhece que não somos todos iguais e que é preciso ajustar esse “desequilíbrio”.

A CF tem três objetivos permanentes: 1) despertar o espírito comunitário e cristão na busca do bem comum; 2) educar para a vida em fraternidade; 3) renovar a consciência da responsabilidade de todos pela ação evangelizadora, em vista de uma sociedade justa e solidária.

Desse modo, a fraternidade “estabelece que somente aquele que está protegido por direitos pode ser obrigado a cumprir deveres, bem como somente a assunção de deveres pode legitimar a pretensão a direitos” (op.

Para trabalhar a Campanha da Fraternidade em sala de aula é preciso, primeiramente, praticar a escuta ativa. O tradicional método de interação em sala de aula, quase automático, pode se beneficiar ao beber da fonte da Comunicação Não-Violenta, por exemplo.

A Fraternidade para ser considerada válida se faz necessário que no ato praticado em benefício de alguém esteja inserido nele uma relação impar de igualdade e liberdade, pois na realidade não pode existir diferença entre os homens mas somente a busca da harmonia social entre todos.

A fraternidade expressa a dignidade de todos os homens, considerados iguais e assegura-lhes plenos direitos (sociais, políticos e individuais).

Originada no Francês Solidarité, solidariedade significa se identificar com o sofrimento do outro e, principalmente, se dispor a ajudar a solucionar ou amenizar o problema. Ser solidário não é dar esmola porque a construção de uma sociedade mais justa é responsabilidade de todos. E sua também!

2 fraternização. 3 harmonia, concórdia. 4 afeto, amizade, amor, apego, benevolência, simpatia, ternura.

5 dicas para viver a Campanha da fraternidade 2020 na família

  1. Reze em família. Toda boa ação parte da graça de Deus que age nos corações que se abrem. ...
  2. Visite um enfermo. ...
  3. Perdoe a quem te feriu. ...
  4. Faça um despojamento material. ...
  5. Visite uma instituição ligada aos pobres.

Esta campanha teve início em 1961, quando três padres que trabalhavam na Cáritas Brasileira, um dos organismos da CNBB, planejaram uma campanha para arrecadar recursos a fim de financiar as atividades assistenciais da instituição. À essa ação, eles batizaram de “Campanha da Fraternidade”.

A CF 2023 tem como objetivo geral “sensibilizar a sociedade e a Igreja para enfrentarem o flagelo da fome, sofrido por uma multidão de irmãos e irmãs, por meio de compromissos que transformem esta realidade a partir do Evangelho de Jesus Cristo” (CNBB, 2022).

O que é a Campanha da Fraternidade? A Campanha da Fraternidade surgiu em 1964 como uma proposta da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) à igreja Católica para celebrar a Quaresma. Além das orações e do jejum, o objetivo é "exercitar a caridade associada à reflexão e ação sobre um tema específico".

A Campanha da Fraternidade 2022 que tem como tema: Fraternidade e Educação e lema: “Fala com sabedoria, ensina com amor.” (cf. Pr 31,26) quer despertar em nós a solidariedade em relação a um problema concreto que envolve toda a nossa sociedade – A Educação - fomentando assim, a busca de soluções à luz do Evangelho.

A desigualdade social é oriunda de processos relacionais na sociedade. Ela condiciona, limita ou prejudica o status e a classe social de uma pessoa ou um grupo e, consequentemente, interfere em requisitos primários para a qualidade de vida.

Enquanto a igualdade promove as mesmas oportunidades para todas as pessoas independentes de suas necessidades, a equidade visa o ajuste do desequilíbrio entre elas, considerando suas particularidades e promovendo a equiparação entre os meios de alcançar um mesmo resultado.