Como o terraceamento evita a erosão?

Perguntado por: ogomes . Última atualização: 27 de maio de 2023
4.8 / 5 7 votos

Essa técnica é aplicada ao parcelar uma área inclinada em várias rampas. Com isso, as águas das chuvas, ao escoarem superficialmente, perdem sua força, removendo menos sedimentos do solo e causando menos impactos sobre ele.

Como evitar a erosão do solo? É necessário que o terreno tenha uma cobertura superficial. A cobertura da superfície é um fator importante para controlar a erosão pluvial, pois reduz o impacto das gotas de chuva e também reduz a velocidade da água que flui sobre a terra.

As vantagens da técnica de terraceamento

  • evita a erosão do solo;
  • aumenta a qualidade do solo a longo prazo;
  • aumenta as áreas de cultivo;
  • possibilita o reaproveitamento de água;
  • melhora a infiltração da água no solo;
  • mantém o solo fértil e produtivo.

Na prática, o terraceamento consiste na construção de terraços para reduzir o volume de escoamento das águas das chuvas, principalmente quando for um volume elevado em pouco tempo, minimizando o índice de erosões por ela causadas.

Em geral, a vegetação atenua a erosão do solo, principalmente através da redução das forças de impacto da gota no solo diminuindo a velocidade do escoamento superficial, aumentando a rugosidade hidráulica e as taxas de infiltração de água no solo, aumentando assim sua resistência à erosão.

Na prática, o terraceamento consiste na construção de terraços para reduzir o volume de escoamento das águas das chuvas, principalmente quando for um volume elevado em pouco tempo, minimizando o índice de erosões por ela causadas.

As principais características do terraceamento é o fato de ele demandar uma grande quantidade de mão de obra, exigir um elevado conhecimento técnico para a sua aplicação e não permitir um grande uso de maquinários em razão da dificuldade de acesso.

Saiba como fazer um bom terraceamento
Avalie o terreno: observe o relevo do terreno e identifique as áreas mais inclinadas ou propensas à erosão. Essas serão as áreas em que você precisará construir os terraços. Planeje os terraços: trace linhas imaginárias de nível no terreno, chamadas de curvas de nível.

Nos solos mais ricos em matéria orgânica, a infiltração da água é maior, reduzindo os efeitos da erosão. Erosão em sulcos é aquela que forma pequenas valetas ou sulcos no solo.

Atualmente, destaca-se entre as práticas culturais de controle da erosão o sistema de plantio direto. O sistema incorpora conceitos de rotação de culturas, adubação verde, adubação orgânica, cobertura morta, curvas de nível, vegetação permanente, etc.

Vamos listar aqui boas práticas de recuperação do solo degradado e os benefícios que elas podem trazer à lavoura.

  1. Rotação de culturas. ...
  2. Recuperação de pastagens. ...
  3. Cordões de vegetação permanente. ...
  4. Introdução de leguminosas. ...
  5. Manejo Integrado de Pragas (MIP) ...
  6. Reflorestamento e florestamento. ...
  7. Descarte correto de embalagens.

Uma limitação apresentada por esse tipo de terraço é que a remoção da camada mais fértil do solo prejudica o desenvolvimento das plantas na área que foi raspada. Além disso, por requerer grande movimentação de terra, seu custo de construção é elevado.

O terraceamento é uma técnica de plantio que consiste em dividir um relevo inclinado em vários planos para conter a erosão causada pelo escoamento de água.

A erosão nada mais é do que o deslocamento de terra que acontece de um lugar para o outro. Na natureza, o processo erosivo ocorre pela ação natural do sol, de ventos e, principalmente, da água da chuva.

O terraceamento foi criado pelos incas, antiga e desenvolvida civilização americana. A técnica foi desenvolvida tanto para aumentar os terrenos cultiváveis como para proteger o solo. Na Cordilheira dos Andes, onde viviam os incas, a maior parte dos terrenos é alta, havendo poucas áreas planas.