Como o socialismo pode reduzir a desigualdade social?

Perguntado por: raparicio2 . Última atualização: 3 de maio de 2023
4.6 / 5 2 votos

combate à desigualdade por meio da extinção do capitalismo; uma sociedade sem classes; abolição da propriedade privada e socialização dos meios de produção.

Socialismo: Vantagens: A economia está sob controle do governo pelo que não há altos e baixos. Sua constante e sustentável e mais justiça e ética podem ser postas em prática. O emprego é maior. Às vezes é mais fácil para o Estado de controlar as coisas.

Socialismo é uma filosofia política, social e econômica que abrange uma gama de sistemas econômicos e sociais caracterizados pela propriedade social dos meios de produção. Inclui as teorias políticas e movimentos associados a tais sistemas. A propriedade social pode ser pública, coletiva, cooperativa ou patrimonial.

O sociólogo alemão Karl Max defendia a ideia de que a desigualdade social estava atrelada ao modo de produção capitalista. A concentração de riqueza na mão da minoria, na sua visão, não era justo e por isso argumentava que o proletariado deveria se rebelar contra o sistema e provocar mudanças socioeconômicas.

Entre as principais causas dessa desigualdade social no Brasil, estão: concentração de dinheiro e poder, poucas oportunidades de trabalho, má administração dos recursos públicos, pouco investimento em programas culturais e de assistência, baixa remuneração.

O maior culpado da desigualdade é o capitalismo.

Algumas características do socialismo são:
abolição da propriedade privada; tomada do poder pela via revolucionária; abolição das classes sociais; centralização do poder no Estado.

As principais características do socialismo são:

  • A igualdade de divisão de bens entre a sociedade;
  • O poder centralizado no Estado – inclusive de controlar os meios de produção;
  • A ausência de competição e lucro;
  • A ausência de divisão de classes.

O Socialismo é um sistema econômico e social cujos principais teóricos defendem o fim da propriedade privada e a socialização dos meios de produção. O objetivo é remodelar a sociedade de modo que ela se torne mais justa e igualitária.

Entre as desvantagens do socialismo está falta de concorrência e de diversidade no mercado, já que ele é controlado pelo Estado.

O socialismo tem como visão o bem comum de todos os indivíduos da sociedade, sendo que o governo providencia o que é necessário para os cidadãos. Uma desvantagem desse sistema é que é difícil estabelecer negócios quando tudo é controlado e limitado pelo governo.

Tal instabilidade foi resultado de diversos fatores, dentre os quais podemos destacar o baixo nível tecnológico em relação aos outros países. Isso porque o país investiu somente na indústria bélica, deixando de lado a produção de bens de consumo. Além, da diminuição drástica da produção agropecuária e industrial.

Socialismo refere-se em geral a quaisquer propostas e movimentos de reivindicações sociais, principalmente após o avanço da consciência política, de liberdade e igualdade, e com as questões da Revolução Industrial.

Atualmente, os Estados que conservam total ou parcialmente estas características seriam: A República Moldava da Transnístria, a República Popular da China, a República de Cuba, a República Democrática Popular da Coreia, a República Democrática Popular do Laos, e a República Socialista do Vietnã.

São países socialistas: a República Popular da China, Cuba, Coreia do Norte, República Democrática Popular do Laos e Vietnã. Lembrando que de todos eles, somente Cuba tem todas as reais características de um país socialista. China.

Positivo: igualdade - hipotética - entre trabalhadores. Situação econômica mais igualitária; maior justiça social. Forte senso comunitário e social. Negativo: pouco incentivo pessoal ao desenvolvimento eprodução; baixa geração de riquezas.

Questão A crise do socialismo real teve como consequência geopolítica, na Europa, o reflorescimento de partidos neonazistas no Leste Europeu, que se apoderaram dos governos desarticulados com a queda da Rússia.

O Caráter do Trabalho sob o Socialismo. O estabelecimento das relações de produção socialistas implica radical modificação do caráter do trabalho. A força de trabalho deixou de ser mercadoria. Os trabalhadores utilizam meios de produção que lhes pertencem, trabalham para si, para a sua sociedade.

"O estado pode minimizar essa desigualdade social através das políticas públicas. Favorecer uma melhor empregabilidade, propiciar políticas de inclusão social, através da educação, não só formal, mas profissionalizante, de cultura e lazer, acesso à saúde também que é fundamental e às condições de moradia dignas.

Qual a relação entre Capitalismo e desigualdade? O capitalismo precisa da desigualdade, uma vez que o sistema se mantem com a acumulação de riquezas por uma pequena parte da população. O capitalismo possui uma distribuição de renda desigual, gerando ai a desigualdade.