Como o sacerdote entrava no templo?

Perguntado por: aalmada . Última atualização: 21 de maio de 2023
4.5 / 5 15 votos

Véu: O sumo sacerdote entrava no lugar santíssimo passando por um véu. Havia querubins, ou anjos, bordados no véu (ver Êxodo 26:31–33; D&C 132:19).

Os sacerdotes desempenhavam diversas atividades como: sacrifícios pelos pecados diversos, os sacrifícios pacíficos, as ofertas de manjares, sacrifício pelo sacrilégio, consagrações, culto divino. Dentre os sacrifícios pelos pecados, havia o sacrifício pelos pecados por ignorância dos sacerdotes.

Todos os que são dignos e se qualificam sob todos os aspectos podem entrar no templo para realizar os ritos e ordenanças sagrados.

Conforme o explicado em Levítico 16, esse sumo sacerdote entrava no Santo dos Santos do templo uma vez por ano para oferecer um sacrifício especial pelos pecados de todo o povo. Era comum que o povo jejuasse nesse dia, que era conhecido como “o dia da expiação”.

Para que uma pessoa pudesse assumir o cargo relacionado a comandar o templo, além claro da indicação do sumo sacerdote, precisava ser sabatinado pelo Sinédrio e também devia preencher os requisitos formais estabelecidos pela Lei Mosaica. A perfeição do corpo também era um requisito necessário e obrigatório.

Véu: O sumo sacerdote entrava no lugar santíssimo passando por um véu.

Um sumo sacerdote era o líder dos sacerdotes, aquele que ficava à frente da organização do culto religioso. A graduação de sumo sacerdote não era uma exclusividade do sacerdócio hebreu. A maioria dos povos antigos que seguiam uma religião com sistema sacerdotal, tinha seus sumos sacerdotes.

O deus Varuna possui uma corda com a qual estabelece a ligação com o mundo. Na escrita do antigo Egito, a corda é uma das representações do alfabeto que tanto pode designar um nome masculino, como a vida ou a existência independentemente da sua manifestação humana.

Jesus tinha quase seis semanas de vida. No templo estava um homem idoso chamado Simeão.

Nos povos antigos, o sacerdote era aquele que oferecia vítimas à divindade que cultuavam. Sua posição era sempre elevada, pois cabia a ele cuidar das cerimônias sagradas. Em geral, a expiação dos pecados através do oferecimento de vítimas, oblações.

A principal função dos sacerdotes
Os sacerdotes agiam como intermediários no culto do Antigo Testamento. Eles representavam Deus diante do povo, e representavam o povo diante de Deus. Por isto cabia aos sacerdotes cuidar das ofertas e sacrifícios oferecidos pelos israelitas.

19 Ou homem que tiver quebrado o pé, ou quebrada a mão, 20 Ou corcunda, ou anão, ou que tiver defeito no olho, ou sarna, ou impigens, ou que tiver testículo mutilado.

Embora os pátios desses templos fossem usados como locais de reunião geral e cerimônias públicas, sempre havia salas internas nas quais apenas sacerdotes consagrados podiam entrar e nas quais se dizia manifestar-se a presença divina.

1 Senhor, quem pode ter acesso a teu santuário? Quem pode permanecer em teu santo monte? 2 Quem leva uma vida íntegra e pratica a justiça; quem, de coração, fala a verdade.