Como o romantismo retrata a natureza nas pinturas?

Perguntado por: abarros . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.4 / 5 7 votos

O romantismo na pintura contou com aspectos similares aos da arte barroca. Além disso, teve como foco a emoção e seu modo de transmiti-la de modo subjetivo, assim como destacou as paisagens naturais e os fatos históricos.

Uma pintura romântica pretende ser contemplada e o observador terá que dar um significado à pintura consoante às suas emoções; O pintor lança um olhar subjetivo sobre o mundo objetivo e apresenta-nos uma imagem filtrada pelas suas emoções. O artista torna-se o intérprete do mundo.

Romantismo nas Artes Plásticas
Artistas como o espanhol Francisco Goya e o francês Eugène Delacroix são os maiores representantes da pintura desta fase. Estes artistas representavam a natureza, os problemas sociais e urbanos, valorizavam as emoções e os sentimentos em suas obras de arte.

A exaltação da natureza é característica importante e componente da estrutura espacial da narrativa, uma vez que a valorização da pátria é reforçada pelo enaltecimento das paisagens brasileiras.

Esta busca pela natureza se traduziu nas paisagens românticas, perpassadas pelas noções do sublime, belo e pitoresco. A estetização da natureza se deu através destas paisagens e influenciou grandemente as maneiras com que percebemos, entendemos e nos relacionamos com o ambiente até os dias atuais.

Entre as marcas principais do Romantismo estão o sentimentalismo, a supervalorização das emoções pessoais, o subjetivismo e egocentrismo.

Além do nacionalismo, é notável uma intensa busca por liberdade nas práticas artísticas do Romantismo. As formas clássicas foram, senão abandonadas, reformuladas e criticadas por muitos românticos. Em substituição, a liberdade de criação era uma das maiores máximas do movimento.

A árcade tinha características clássicas, como a presença de pastores e ovelhas em ambientes equilibrados. Já na natureza romantica, que aconteceu um pouco mais tarde, no conceito de independência do Brasil, existem elementos do país e tropicais, como araras, índios, jandaias e o mar verde.

O romantismo na pintura contou com aspectos similares aos da arte barroca. Além disso, teve como foco a emoção e seu modo de transmiti-la de modo subjetivo, assim como destacou as paisagens naturais e os fatos históricos.

O romantismo é um movimento artístico e cultural caracterizado pelo sentimentalismo, subjetivismo e fuga da realidade. Esse movimento surgiu no século XVIII na Europa, durante a revolução industrial, e logo se espalhou por diversos países como: França, Alemanha, Inglaterra, Brasil e Portugal.

O artista romântico criava em suas obras uma atmosfera de fantasia e heroísmo, valorizando a emoção e a liberdade de criação. Além de acontecimentos históricos contemporâneos, também tinha como temática culto à natureza.

Paisagem Romântica
Suas características são: realismo, utilização das cores da natureza, da luz, e outras, sendo essa última característica um preparo para as obras dos impressionistas. Joseph Mallord William Turner (1775-1851) - representou a natureza, suas cores brilhantes, variando entre os tons.

Centravam seus temas em cenas pastorais, amorosas, lendas medievais ou folclóricas, e até na tradição clássica, muitas vezes com propósitos moralizantes. Também deram grande impulso à retomada da pintura religiosa na Inglaterra.

Os românticos defendiam a subjetividade, onde a visão do mundo era focada na idealização de tudo, nas emoções e sentimentos do indivíduo, nunca na realidade. Por isso, o Romantismo marcou a mudança de pensamento e comportamento do mundo ocidental, iniciando a modernidade.

A paleta de cores normalmente associada ao estilo romântico é invariavelmente suave e de baixa intensidade: branco, tons neutros e pastel são as cores de eleição para quem pretende romantizar um espaço.

O Romantismo teve maior ascensão a partir do advento do Iluminismo, pois passou a favorecer os ideais de "Liberdade, Igualdade e Fraternidade" por todo mundo, demonstrando um momento de transformação universal. Neste momento, a sociedade como um todo passou a ser reconhecida e não apenas o clero e a nobreza.

Os principais objetivos da arte ambiental são: Conscientizar dos perigos que espreitam o planeta e promover sua conservação. Reforçar a comunicação e a participação cidadã na defesa da natureza. Incentivar o compromisso político contra o aquecimento global e seus efeitos.

Resposta. Na primeira obra, o artista representa a natureza por meio das frutas retratadas na pintura. Já na segunda obra, o artista representa a natureza por meio da paisagem e fundo da pintura.

Umas das respostas possíveis se dá na relação entre arte e meio ambiente, em que a arte exerce o papel de questionar ações e exigir mudanças de comportamento. A arte impulsiona os processos de percepção, sensibilidade, cognição, expressão e criação.