Como o RH seleciona os candidatos?

Perguntado por: anascimento . Última atualização: 30 de abril de 2023
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A escolha pode acontecer em função do tipo de vaga ou urgência da empresa. A entrevista online acelera e torna o processo mais rápido e prático. O entrevistador pode querer fazer uma prévia por vídeo com diversos candidatos e aprofundar presencialmente apenas com aqueles que de fato estão aptos a preencher a vaga.

Avaliamos o capital intelectual, profissional, comportamental e dados públicos, além de consultar ex-pares, subordinados e chefes para entender seu perfil”, diz Luiz Wever, presidente da Odgers Berndtson, empresa de recrutamento executivo, de São Paulo.

Na entrevista, o recrutador deve fazer um comparativo entre as expectativas do candidato e a oferta da empresa. Além disso, o profissional deve verificar se o perfil do entrevistado é compatível com a cultura organizacional da empresa.

6 erros comuns que podem te eliminar do processo seletivo

  • Esquecer de anexar o currículo.
  • Currículos exageradamente longos podem eliminar do processo seletivo.
  • Não pesquisar a empresa.
  • Falta de pontualidade.
  • Testes ou informações pendentes.
  • Roupas inadequadas.

Em uma boa entrevista, a pessoa do RH explica para o candidato como devem ser as próximas etapas do processo seletivo. E, caso o entrevistador diga que vai entrar em contato para agendar as próximas atividades, pode ter certeza de que você foi bem e seguirá na disputa pelo cargo.

Além disso, as consultas ao CPF também podem ter a finalidade de avaliar o risco de crédito e evitar fraudes, já que dessa forma é possível detectar casos de clonagem ou estelionato pelo uso de documentos falsos ou furtados, por exemplo.

Verificação de documentos
Para solicitar e fazer o gerenciamento correto dos documentos, é melhor que o responsável pelo RH entregue ao novo colaborador uma check list. Essa iniciativa é importante para que não faltem documentos e não sejam solicitados outros proibidos pela Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

Utilizar no processo de contratação de empregados a consulta a serviços de proteção ao crédito e a órgãos policiais e do Poder Judiciário não é fator de discriminação, e sim critério de seleção de pessoal que leva em conta a conduta individual.

Conheça as etapas do processo seletivo

  • 1 – Definição do perfil do candidato.
  • 2 – Divulgação.
  • 3 – Triagem de currículos.
  • 4 – Contato com o candidato: Entrevistas e afins.
  • 5 – Negociação.
  • 6 – Contratação.

Confira 7 dicas para ir bem em uma entrevista com o RH

  1. 1 – Pesquise sobre a empresa e a vaga. ...
  2. 2 – Estude as perguntas mais comuns. ...
  3. 3 – Pratique as respostas. ...
  4. 4 – Lembre-se de fazer perguntas pertinentes. ...
  5. 5 – Seja honesto e sincero. ...
  6. 6 – Aproveite para destacar seus pontos fortes. ...
  7. 7 – Escolha o que vai vestir.

Confira onde os candidatos mais erram e como evitar que essas situações ocorram com você

  • Dar respostas vagas.
  • Não prestar atenção no job description.
  • Não saber nada sobre a empresa.
  • Não tomar cuidado com a postura (especialmente na entrevista por vídeo)
  • Não saber o que falar sobre você

A fase final do processo seletivo é a negociação, que geralmente é feita pelo gestor responsável por aquela vaga, o mesmo que entrevistou o candidato. No entanto, também é comum que a entrevista seja feita por um profissional do departamento de Recursos Humanos (RH).

Saiba por que só 10% dos candidatos a vagas de emprego são chamados para entrevistas. Veja como aumentar as chances.

Aqui, a regra é focar nos aspectos que tornam você um profissional único, diferente dos demais. “A maneira como você executou determinadas tarefas, fez suas escolhas de carreira ou o tipo de formação que você teve”, enumera Irene. Tudo isso contribui para que o recrutador faça uma pintura do tipo de pessoa que você é.

Quanto tempo uma empresa demora para chamar depois da entrevista? Em 44% dos casos, uma empresa demora até duas semanas para chamar depois da entrevista. Em 37% dos casos, uma empresa demora até uma semana para chamar depois da entrevista. E em apenas 4% dos processos seletivos, a empresa demora um dia para chamar.

A duração de uma entrevista depende de alguns fatores, como o perfil do recrutador e o cargo pretendido. De modo geral, é possível estabelecer uma média de 30 minutos a uma hora para uma boa entrevista, mas existem casos em que 15 minutos foram suficientes para resultar em contratação.

Quando o entrevistador diz que vai ligar ou mandar um e-mail para você, é uma alegria ver isso acontecendo. Mas se não há esse acordo e alguém da equipe de RH faz contato para tratar dos próximos passos do processo de seleção para o trabalho, você pode se animar mais ainda!

Conteúdo: a sua pergunta precisa ser endereçada a quem está conduzindo o recrutamento, de forma clara, objetiva, sucinta e educada. É importante começar o texto com uma saudação, informar o nome da posição à qual você se candidatou e se identificar ao final da mensagem. É de bom-tom agradecer a oportunidade.

Saiba como perguntar se a vaga de emprego já foi preenchida

  1. 1 – Espere o período adequado. Antes de saber como abordar o responsável pelo processo seletivo, é importante saber quando fazer isso. ...
  2. 2 – Utilize o canal previamente combinado. ...
  3. 3 – Escreva uma mensagem gentil e objetiva. ...
  4. Ligação.

Podemos, portanto, destacar alguns documentos que são vedados a exigência quando da contratação de empregados, a saber: Comprovação de experiência prévia por tempo superior a 6 (seis) meses no mesmo tipo de atividade; Certidão de que não possui processo trabalhista ajuizado (certidão negativa trabalhista);

Certamente, você já ouviu falar de alguma empresa que dispensou o candidato da vaga porque ele tinha o nome sujo. Pois, fique sabendo: empregadores não podem fazer isso.