Como o Rei Leônidas morreu?

Perguntado por: aarruda . Última atualização: 15 de janeiro de 2023
4.4 / 5 8 votos

No ano de 480 a.C., Leônidas morreu em combate e teve sua cabeça decepada. Seu exército foi massacrado, sem exceção. Após o combate, Xerxes I decidiu esperar um tempo de dois meses até que o inverno acabasse, pois acreditava que estaria em vantagem com melhores condições climáticas.

Leonidas foi um rei guerreiro de Esparta, uma das cidades gregas antigas mais dominantes. Ele não foi destinado por nascimento tornar-se rei, e só o fez porque o seu meio-irmão mais velho, Cleomenes, morreu.

Leônidas sabia da traição de Efíaltes. Manteve os espartanos, que durante três dias mataram 20 mil persas e dispensou o restante do exército.

No entanto, um traidor chamado Efialtes traiu Leônidas e ajudou Xerxes a encontrar um outro caminho no desfiladeiro das Termópilas. Assim, o traidor guiou os persas durante a noite através das montanhas. Desse modo, os persas surpreenderam os espartanos e seus aliados pela retaguarda.

Monumento de Leonidas de Esparta nas Termópilas.

Significado: Do nome grego Leonídas, que vem do latim leo (leão). Leônidas foi rei de Esparta (século V a.C) e morreu na famosa Batalha de Termópilas, com mais 300 guerreiros.

Esparta estava localizada na península do Peloponeso, mais especificamente na planície da Lacônia, uma área de terras férteis, algo que não era comum na Grécia.

O pequeno exército de Leônidas, rei e general de Esparta, batalhou incansavelmente contra o massivo exército persa durante três dias seguidos. É estimado que eram 300 soldados contra 1 milhão de combatentes.

De acordo com a mitologia grega, Helena de Troia seria a mulher mais bela da Grécia. Filha de Zeus e Leda, segundo algumas versões, ou Némesis e Zeus, de acordo com outras, Helena teria sido esposa do rei de Esparta, Menelau. Outras tradições defendiam que Helena era filha de Oceano e Afrodite.

A Guerra do Peloponeso foi uma guerra civil entre Atenas e Esparta, que ocorreu na Grécia Antiga entre 431 e 404 a.C. Esse conflito militar durou 27 anos e terminou com a vitória de Esparta.

A história do exército romano descreve as principais transformações cronológicas da organização e constituição das forças armadas da Roma Antiga, as quais foram qualificadas como "a instituição militar mais efetiva e duradoura conhecida da história".

Leonidas de Esparta
Ele é mais lembrado por sua ousadia incomparável, bem como pelo caráter destemido. Especula-se que, ao fim de sua vida, Leonidas enfrentou sozinho centenas milhares de guerreiros persas antes de cair.

O fim do Império Persa passa pela ascensão de Alexandre, o Grande, rei da Macedônia que assumiu o poder em 336 a.C. Em 334 a.C., ele iniciou uma campanha de conquista territorial que levou ao fim do Império Aquemênida, em 330 a.C., depois que o rei Dario III, derrotado pelos macedônicos, foi morto.

O exercito espartano queria se transformar numa poderosa potência. O exército ocupava o centro do Estado, e a obrigação de seus cidadãos era serem bons soldados, faziam treinamento militar desde crianças.

Termópilas é um desfiladeiro localizado na Grécia Central que serviu de palco para a batalha entre persas e espartanos. O conflito foi provocado pelo anseio do persa Xerxes de dominar o território e o povo espartano, o que foi negado pelo povo, juntamente com seu rei Leônidas.

Rio de Janeiro, Rio de Janeiro