Como o Ready-made se aproxima da escola vanguardista dadaísta?

Perguntado por: lfogaca3 . Última atualização: 18 de maio de 2023
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Resposta verificada por especialistas. O ready-made se aproxima do dadaísmo na medida que rompe com o que seria "esperado" da arte.

Dadaísmo e o ready-made de Marcel Duchamp
A sua principal representação ficou marcada pelos ready-mades – objetos já fabricados presentes no cotidiano, sem valor estético, expostos como obras de arte em espaços especializados.

Os "Ready-Made" De Duchamp
Assim, os ready-mades, rompem com o cartesianismo num gesto que dessacraliza a obra de arte, transportando fatores da vida cotidiana sem valor artístico para o âmbito das artes. Seu objetivo é vencer aquela “arte retiniana”, uma vez que exige a participação ativa do público.

A proposta do Dadaísmo era que a arte fosse solta e espontânea, pautada na ironia, liberdade, absurdo e pessimismo.

A Fonte

Uma das principais obras do Dadaísmo chama-se “A Fonte”, criada em 1917 por Marcel Duchamp. A obra é um mictório, sem encanamento, de porcelana branco. Outra obra famosa de Duchamp foi uma cópia da Mona Lisa – mais famosa pintura do italiano Leonardo da Vinci – com um bigode. No quadro, foram rabiscadas obscenidades.

O ready-made é manifestação radical da intenção de Marcel Duchamp de romper com a artesania da operação artística, uma vez que se trata de apropriar-se de algo que já está feito: escolhe produtos industriais, realizados com finalidade prática e não artística (urinol de louça, pá, roda de bicicleta), e os eleva à ...

Caráter irônico, radical, destrutivo, agressivo e pessimista; Aversão à guerra e aos valores burgueses; Rejeição ao nacionalismo e ao materialismo; Crítica ao consumismo e ao capitalismo.

A GRANDE LIÇÃO DO READYMADE FOI TER DEMONSTRADO QUE MUDAR UMA COISA DE SEU LUGAR USUAL PARA UM NOVO É UM MODO DE TRANSFORMAR O PRÓPRIO SENTIDO DESSA COISA E DESSES LUGARES. O surgimento da Arte Conceitual começa no trabalho de Marcel Duchamp e continua através da primeira metade do século XX.

O termo é criado por Marcel Duchamp (1887-1968) para designar um tipo de objeto, por ele inventado, que consiste em um ou mais artigos de uso cotidiano, produzidos em massa, selecionados sem critérios estéticos e expostos como obras de arte em espaços especializados (museus e galerias).

A questão é: um readymade é antes de qualquer coisa um objeto que desempenha o papel de evento. Ele certamente nega a arte enquanto esta perde frequentemente seu caráter de evento.

Os principais artistas do dadaísmo europeu foram: Hugo Ball, Hans Arp, Tristan Tzara, Marcel Duchamp, Francis Picabia, André Breton, Max Ernst, Hannah Höch e Raoul Hausmann.

Está obra é uma réplica de um mictório de porcelana que foi originalmente comprado pelo artista em 1917, de uma firma de materiais de encanamento, em Nova York.

Mas enquanto o dadaísmo propunha uma nova relação do homem com o meio, o surrealismo queria uma nova relação do homem com seu inconsciente, de onde retiraria imagens puras, sem interferências sociais. A influência dos dois movimentos pode ser facilmente notada em uma série de eventos na cidade.

Geralmente, tratam-se de objetos comuns, da vida quotidiana, tirados de seus contextos e ressignificados pelo artista. A ideia do dadaísmo, do ready-made e dessa obra, especificamente, é exatamente questionar o papel do artista e o uso de materiais e técnicas tradicionais.