Como o psicopedagogo pode ajudar o aluno com dificuldade de aprendizagem?

Perguntado por: azaganelli . Última atualização: 25 de maio de 2023
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Com tudo, o papel do psicopedagogo é promover ao aluno uma forma dele libertar-se e expressar-se sobre as situações que o levam a apresentar a dificuldade no ato de assimilar o conteúdo proposto em sala de aula.

A Psicopedagogia é a área do conhecimento que trabalha diretamente com as dificuldades das pessoas relacionadas à aprendizagem, pois estuda como se dá esse processo1. Em geral, o psicopedagogo é procurado quando as dificuldades já estão presentes, e seu papel é avaliar e estabelecer um plano de intervenção.

É a partir de um estudo mais amplo e profundo que se identificam possíveis problemas no processo de aprendizagem. A psicopedagogia está ligada a áreas importantíssimas, como a saúde e a educação. Dessa forma, o profissional consegue decifrar todos os processos que levam o ser humano a aprender.

A psicopedagogia pode ser muito útil para ajudar a superar as dificuldades de leitura e escrita, tendo como campo de estudo a aprendizagem em suas diferentes relações. A Psicopedagogia tem como objeto de estudo a aprendizagem humana.

Cabe ao psicopedagogo perceber eventuais perturbações no processo aprendizagem, participar da dinâmica da comunidade educativa, favorecendo a integração, promovendo orientações metodológicas de acordo com as características e particularidades dos indivíduos do grupo, realizando processos de orientação.

Também é papel do psicopedagogo institucional, contribuir na elaboração do Projeto Político Pedagógico (PPP), dando suas contribuições para um melhor ensino e aprendizagem, e ajudando assim o professor a identificar se a sua forma de ensino esta apropriada para o aluno aprender ou não.

Lista de serviços

  • Memória Cores e Formas. O jogo da memória "Cores e Formas" da FocoEnsina® é um recurso NeuroEducativo usado para estimulação cognitiva. ...
  • Atividade Sílabas. Estas são atividades da FocoEnsina® que trabalham as habilidades de Consciência Fonológica. ...
  • Treino Grafomotor I. ...
  • Treino Grafomotor II.

O psicopedagogo avalia o que a criança mostra e os transtornos não perceptíveis que interferem na qualidade da sua aprendizagem. A partir dessa análise, ele pode encaminhá-la para outro profissional como: neurologista, psicólogo, fonoaudiólogo ou psiquiatra.

O papel de identificar quais são esses fatores e sugerir soluções é do psicopedagogo. Esse profissional é responsável por garantir o desenvolvimento cognitivo, social e cultural dos pequenos. Ele fica responsável por assegurar o aprendizado do seu filho.

A Psicopedagogia Clínica tem como foco diagnosticar e trabalhar os sintomas emergentes no processo de aprendizagem. Dá-se na relação entre um sujeito com sua história vital (pessoal) e sua modalidade de aprendizagem. Verificar como o sujeito aprende, suas estratégias de aprendizagem, porquês, dúvidas e anseios.

O psicopedagogo é procurado para sanar dificuldades relacionadas à aprendizagem. Por estarem em idade escolar, crianças são os pacientes mais comuns desse profissional. Mais e mais pais preocupados levam os seus filhos às consultas para sanar ou prevenir interferências prejudiciais no processo de aprendizagem.

Essa estratégia multidisciplinar combina conhecimentos de psicologia, pedagogia e neurociência para apoiar o processo educacional e promover o bem-estar emocional dos alunos.

Como deve ser a observação do aluno na escola pelo psicopedagogo? Não é um fator importante para o trabalho do psicopedagogo. Deve ser realizada exclusivamente pelo professor, fora de sala de aula.

Já em um viés terapêutico, o psicopedagogo faz uma intervenção focada nas dificuldades de aprendizagem, por meio de um diagnóstico, com técnicas, orientando os pais, os professores e mediando o contato entre as áreas do saber, com o intuito de desenvolver as potencialidades desse discente da melhor forma.

Na intervenção psicopedagógica o procedimento adotado visa interferir no processo, com o objetivo de compreendê-lo explicitá-lo ou corrigi-lo, introduzindo novos elementos para o paciente, quebrando o padrão e as dificuldades anteriores gradativamente, aprimorando suas habilidades e superando seus déficits de ...

A intervenção psicopedagógica requer a relação entre o profissional e a família da criança em atendimento, comparecimento as sessões semanalmente, reforço do trabalho desenvolvido no atendimento por parte do responsável pela criança em casa, acompanhamento por outro profissional que seja visto como necessário para ser ...