Como o professor pode ajudar o aluno com dificuldade de aprendizagem?

Perguntado por: agomes7 . Última atualização: 26 de abril de 2023
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O mais importante a fazer para ajudar os alunos com dificuldade de aprendizagem é avaliar suas necessidades, contextualizá-las no processo de ensino-aprendizagem e diversificar as atividades.

Para isso, os professores podem usar a criatividade e desenvolver jogos, brincadeiras e gincanas. Inovar em sala de aula permite que os conteúdos sejam trabalhados de forma dinâmica e lúdica. Diferentes espaços da escola podem ser explorados durante as atividades, como o pátio, a biblioteca e a sala de informática.

Autoconhecimento: Descubra seu estilo de aprendizagem

  1. Mantenha uma disciplina. Uma das principais formas de superar a dificuldade de aprender é construindo uma rotina de estudos. ...
  2. Procure ajuda profissional. Alguns alunos podem questionar se fizeram a escolha correta da carreira. ...
  3. Elimine a procrastinação.

Busque apoio psicológico
Conversando com a criança, os responsáveis e a escola, o profissional poderá identificar se a origem do problema tem um fundo emocional ou cognitivo, avaliar qual a melhor forma de lidar com a dificuldade de aprendizagem e sugerir atividades que possam auxiliá-la.

A abordagem multissensorial, com instrução explícita, é a mais eficaz para alfabetizar crianças com dificuldade de aprendizagem, principalmente nos transtornos de neurodesenvolvimento. Vale lembrar que ela é benéfica e eficaz para qualquer criança, portanto toda a turma se beneficia.

A atuação do professor é de suma importância já que ele exerce o papel de mediador da aprendizagem do aluno. Certamente é muito importante para o aluno a qualidade de mediação exercida pelo professor, pois desse processo dependerão os avanços e as conquistas do aluno em relação à aprendizagem na escola.

Ele deve ser um mediador, facilitador e articulador do conhecimento e não apenas aquele que detém a informação. Ele deve atuar como um pesquisador, que provoca o aluno a ser também curioso e descobrir a partir de seus próprios questionamentos.

Com isso, se antes o docente era mestre, detentor e transmissor do conhecimento, hoje a relação se modifica: o papel do professor na atualidade é o de mediador do conhecimento, aquele que acompanha e orienta seu estudante no próprio processo de aprendizagem.

5 estratégias pedagógicas para ensinar alunos com TDAH

  1. Variar a rotina de ensino. Alunos com TDAH tendem a dispersar e se entediar muito rápido. ...
  2. Incentivar a prática e repetição. ...
  3. Passar uma instrução por vez. ...
  4. Aplicar o reforço positivo. ...
  5. Manter uma boa comunicação com a família.

Ainda de acordo com Thatiana Segundo, os comportamentos do professor que facilitam a aprendizagem são: dirigir atenção ao aluno; preocupar-se com a aprendizagem do aluno; apoiar o aluno; ser exigente, porém humano; ser calmo e paciente; respeitar o ritmo do aluno; gostar do que faz; ser alegre e engraçado; estimular e ...

Entre eles, destacam-se aspectos ambientais, econômicos, sociais, afetivos, psicológicos, emocionais e familiares. Fatores como condições habitacionais, sanitárias, de higiene e de nutrição também são considerados determinantes para a aprendizagem do aluno na escola e fora dela.

A dificuldade de aprendizagem ou transtorno de aprendizagem pode ser detectada a partir do quinto ano de vida da pessoa. E em alguns casos é necessário acompanhamento de um profissional. Normalmente, o estudante apresenta sintomas relacionados a problemas de atenção, ansiedade ou até mesmo inquietação.

È possível ensinar a todos os alunos a expandir notas de aulas, a sublinhar pontos importantes de um texto, a monitorar a compreensão na hora da leitura, usar técnicas de memorização, fazer resumos, entre outras estratégias.

Os alunos com dificuldades de aprendizagem podem manifestar comportamentos problemáticos, apresentarem problemas como: falta de atenção, distração, perca do interesse por novas atividades, deixar atividades ou trabalhos inacabados, dificuldade para seguir instruções do professor, faltar às aulas.

As dificuldades de aprendizagem se referem ao conjunto de problemas que afetam o desempenho dos processos de aprendizagem em áreas específicas, como por exemplo: leitura, matemática, escrita, ocorrendo majoritariamente em crianças e adolescentes.