Como o professor era visto antigamente?
Muito antigamente o professor tinha uma imagem autoritária e totalitária, ele era o portador e detentor do conhecimento e o transmitia aos alunos que tinham que ouvir e guardar todas as informações passivamente.
Como os alunos eram tratados pelos professores antigamente?
Na década de 1930 já havia mais respeito aos alunos sem que houvesse desrespeito ao professor ou professora. Eram professores; não tios. Quando entravam na sala, os alunos levantavam-se com respeito e atenção. Durante a aula não havia brincadeiras, sarcasmos, risos.
Como era a educação de antigamente?
A educação nas comunidades primitivas era um ensino informal e visava um ensino das coisas práticas da vida coletiva, focada na sobrevivência e perpetuação de padrões culturais, ou seja, não havia uma educação confiada a uma instituição específica., porque ela acontecia espontaneamente mediada pela convivência em grupo ...
O que mudou nas escolas de antigamente para hoje?
Mas as diferenças entre as escolas antigas e atuais não se resumem apenas a tecnologia. Do papel do professor ao protagonismo do aluno, passando pelo método de ensino e o perfil curricular, as escolas antigas e atuais têm muitas diferenças, que foram aumentando com a chegada de metodologias de ensino inovadoras.
Como se chamava professor antigamente?
Na Roma Antiga, o papel de educar foi desempenhado pelos retores, que – assim como os sofistas gregos – circulavam pelas cidades ensinando o que sabiam em troca de alguma compensação financeira.
Como é visto o professor?
Com isso, se antes o docente era mestre, detentor e transmissor do conhecimento, hoje a relação se modifica: o papel do professor na atualidade é o de mediador do conhecimento, aquele que acompanha e orienta seu estudante no próprio processo de aprendizagem.
O que leva a desvalorização do professor?
Muitos fatores foram e são determinantes neste processo de “sucateamento” das escolas públicas e desatualização dos professores: baixos salários; pouco investimento na formação continuada dos mestres; poucos recursos dos cofres públicos destinados para a educação ou má distribuição dos mesmos; salas de aula ...
O que é ser professor nos dias de hoje?
O que é ser professor? Ser professor tem como maior objetivo ensinar, construir conhecimentos com os alunos, compartilhar informações, instruir, corrigir, apresentar caminhos e possibilidades. Para realizar essa tarefa, é necessário aprender a ensinar.
Como era a educação antes de existir a escola?
A Educação existe mesmo onde não há escolas. Nas sociedades primitivas não existiam escolas nem métodos de educação, no entanto já existia educação, cujo objetivo era: “promover o ajustamento da criança ao seu ambiente físico e social por meio da aquisição de experiências de gerações passadas.”
Como era a sala de aula de antigamente?
As aulas aconteciam dentro de escolas paroquiais, em espaços fechados, com pouco conforto, com ausência de iluminação e circulação de ar reduzida. Aprendiam a ler, escrever, noções de aritmética, canto e era um ensino estritamente cristão. E atendia plenamente a expectativa da sociedade daquela época.
O que era ensinado nas escolas antigamente?
Mesmo com a criação de escolas públicas, no período do império, o modelo tradicional se manteve: a leitura e a aritmética eram as bases do ensino, acompanhadas de algum ensino moral ou religioso e, posteriormente, de noções de história e geografia.
Como a educação mudou ao longo do tempo?
Com as mudanças na educação ao longo do tempo, uma que podemos destacar de maneira mais recente no ensino é a preocupação com outras habilidades além do desenvolvimento intelectual. As competências socioemocionais recebem especial atenção, pois estão relacionadas a uma melhor qualidade de vida como um todo.
Qual é a diferença entre a educação tradicionalista e educação nova?
Enquanto que nas escolas tradicionais o foco do aprendizado é o conteúdo, sempre passado por um mestre à frente da sala, o método novo se trata do desenvolvimento do conhecimento por meio da interação do aluno com o meio em que vive.
Como os pais educavam seus filhos antigamente?
Como os pais educavam seus filhos antigamente? Pais de outrora, via-de-regra, ensinavam e educavam com a pedagogia do amor, da cultura, do bom-senso, da honestidade e do respeito mútuo ; amavam os seus filhos e, se necessário fosse, dariam as próprias vidas por eles.
Como era a educação no Brasil no passado?
Havia uma divisão clara de ensino: as aulas lecionadas para os índios ocorriam em escolas improvisadas, construídas pelos próprios indígenas, nas chamadas missões; já os filhos dos colonos recebiam o conhecimento nos colégios, locais mais estruturados por conta do investimento mais pesado.
Quais as diferenças das escolas do passado e do presente?
Principais diferenças entre as escolas antigas e aquelas que fogem do modelo tradicional de ensino: Acompanhamento mais próximo dos pais. … As ferramentas de ensino são diferentes. … A criança tem mais autonomia. …
Como é a educação nos dias de hoje?
A educação brasileira, que em outros contextos históricos era muito mais precária, hoje apresenta avanços significativos no que diz respeito a fatores como infra-estrutura, formação de professores, material didático, inovações tecnológicas, entre outros aspectos que deveriam favorecer a aprendizagem.
Como eram os professores na década de 80?
A década de 1980 é fortemente marcada pelo paradigma da racionalidade técnica, em que os professores eram treinados para exercerem sua profissão, numa visão autoritária e positivista, na qual havia soluções teóricas para todos os problemas educacionais.
Qual a história do professor?
A profissão de professor é uma das mais antigas que existe. Há 25 séculos, o filósofo grego Sócrates foi professor de Platão. Sócrates não ensinava numa escola, mas em locais públicos, como praças e ginásios. Ele conversava com as pessoas, fazendo perguntas e provocando seus discípulos, o que os obrigava a pensar.
Quem eram os professores na Idade Média?
Os professores eram clérigos de ordens menores e lecionavam as chamadas sete artes liberais: gramática, retórica, lógica, aritmética, geografia, astronomia e música, que mais tarde constituíram o currriculum de muitas universidades.
Como professor comprova que é professor?
A comprovação é realizada mediante apresentação obrigatória do comprovante salarial referente ao mês vigente e Documento de Identidade original (RG) ou cópia autenticada; ou da Carteira Funcional emitida pela Secretaria Estadual e Municipal de Educação.