Como o povo goiano fala?

Perguntado por: apereira . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.3 / 5 18 votos

Além do sotaque marcado pelo “r” enfatizado, Goiás tem o seu dicionário próprio, o goianês. E para você que vem de fora ou não está acostumado com o linguajar goiano, listamos algumas palavras e expressões para você não 'ficar boiando” e entender “tudim” o que a gente fala.

Famosa entre mineiros e goianos, a expressão “uai” possui duas hipóteses que explicam sua origem. Conhecida por fazer parte do modo de falar de mineiros e goianos, a palavra “uai” é usada para expressar espanto, surpresa ou impaciência.

Com fama de bem-humorados, goianos fazem sucesso na internet e fora dela | O Popular.

O interesse em Goiás surge no período da busca por ouro, então bandeirantes vieram para cá. Além disso, essa região era passagem de tropeiros, o que também influenciou”, declara a historiadora. Usar uma linguagem sem muitas formalidades, de acordo com Cristina, também é algo ligado à herança histórica de Goiás.

O nome Goiás origina-se da denominação da tribo indígena “guaiás, que quer dizer “indivíduo igual, gente semelhante, da mesma raça”.

Expressões como uai, aneim e tem base ressaltam a identidade de quem nasce no Estado. Denominado como “Fala Goiana”, a pesquisa identificou outras marcas goianas, como o uso de expressões quando dé fé, ó a pamonha, entre outras.

O maior clássico do estado é o confronto entre Goiás Esporte Clube e Vila Nova Futebol Clube, o famoso Clássico Goiano. No entanto, há também outros jogos clássicos que agitam o futebol goiano, como o Clássico das Multidões entre Atlético Clube Goianiense e Goiânia Esporte Clube.

O mesmo que: grosseira, pesada, vagarosa, bruta, lenta, estúpida, morosa.

Popularmente, é consenso acreditar que a origem de uai se deu em Minas Gerais. De fato, existem evidências de que essa expressão teria se inserido no dialeto mineiro a partir do contato dessa comunidade com imigrantes ingleses e italianos no século XIX.

Goiano é quem nasce em Goiás. A Região Metropolitana (RM) de Goiânia foi criada por uma lei de 1999, por isso só existem dados a partir do Censo de 2000.

Galinhada

O Prato preferido do Goiano é a Galinhada. E não é só arroz com galinha, mas pode ser acompanhada também com milho e o famoso pequi ou guariroba, açafrão, pimenta de cheiro e muita cebolinha verde.

Arroz com pequi, empadão goiano, galinhada, biscoito de queijo, pamonha e guariroba são alguns dos pratos e ingredientes típicos da cidade. Contudo, para além deles, existe uma cozinha vasta e costumes muito criativos na hora de comer que só encontramos na culinária goiana!

Os goianos defendem com muito rigor a beleza e grandiosidade do caipira, o cara da roça que é sábio, forte, trabalhador. Por isso, apesar de ser uma população muito nova, podemos dizer que a característica geral do estado é a valorização da forma falada na zona rural”, afirma Sebastião Milani.

mineirês

O 'mineirês', com forte influência de referências rurais, é também o sotaque mais cativante, superando o baiano e o falar marcante do cearense. Para os autores do estudo, as diferentes pronúncias regionais chamam a atenção dos outros brasileiros e evidenciam o charme da língua portuguesa.

AdjetivoEditar

SingularPlural
Masculinogoianogoianos
Femininogoianagoianas

Cultura de Goiânia
A cultura goianiense é bastante heterogênea e composta pela influência dos costumes e tradições dos povos que formaram a cidade e o estado de Goiás, notadamente portugueses, africanos e migrantes oriundos de outras regiões brasileiras.

As 10 cidades mais antigas de Goiás

  • 1 - CIDADE DE GOIÁS (1736)
  • 2 - CAVALCANTE (11/11/1831)
  • 4 - CATALÃO (01/04/1833)
  • 6 - LUZIÂNIA (01/04/1833)
  • 7 - SILVÂNIA (18/06/1833)

Conhecida carinhosamente pelo nome de Goiás Velho, a antiga capital do Estado foi fundada em 1727, no Ciclo do Ouro, e retrata o período colonial brasileiro de uma maneira muito particular, razão pela qual foi reconhecida como Patrimônio Mundial pela UNESCO, em 14 de dezembro de 2001.

São Vicente

São Vicente, em São Paulo
Fundada em 1531, a cidade de São Vicente, vizinha a Santos, é considerada a primeira de todas e, portanto, responde à pergunta de qual é a cidade mais antiga do Brasil.