Como o potó queima?

Perguntado por: lesteves . Última atualização: 18 de maio de 2023
3.9 / 5 5 votos

Diferente do que a maioria das pessoas pensa, o potó não pica a pele e não é a urina dele que causa ferimentos. Na realidade, ele libera uma secreção tóxica que causa queimaduras ao ter contato com o corpo.

As lesões causadas pelos potós são vermelhas e com sensação de ardor, podem inchar e formam bolhas, que se rompem e dão origem a crostas. “Elas podem aparecer em qualquer lugar da nossa pele onde o inseto foi esmagado, inclusive no olho, boca e couro cabeludo, assumindo qualquer formato”, conta Vanessa Rocha.

“As medida iniciais são lavar o ferimento com água e sabão e posteriormente fazer o uso de uma compressa com água fria no local. Se não tratada corretamente, a queimadura de potó pode resultar em uma infecção secundária e até cicatrizes. Nesses casos, a pessoa deve procurar o médico para uso de medicamentos” explicou.

"Se a pessoa esmagar o potó, na tentativa de se defender, ele vai eliminar o líquido que provoca uma reação na pele, que vai desde uma queimadura de primeiro grau, que é uma mancha vermelha que irrita, até uma queimadura de segundo grau com formação de vesículas e bolhas", explica.

As bolhas de queimadura em razão da gravidade
Como servem como curativo biológico, não devem ser retiradas. Sendo assim ,em nenhuma hipótese você deve estourar bolha de queimadura.

Embora o Paederus inclua mais de 600 espécies que se encontram por todos os continentes, aquelas que produzem irritação na pele (e que são chamadas popularmente de potó) são em cerca de 30.

Inicie o controle da temperatura da lesão com soro fisiológico abundante ou água em temperatura, por no mínimo 10 minutos. Não use água muito fria, gelada, muito menos gelo! Cubra toda a região afetada com gaze ou panos limpos umedecidos em soro fisiológico e aguarde o atendimento médico, que precisa ser emergencial.

1º grau: atingem as camadas superficiais da pele. Apresentam vermelhidão, inchaço e dor local suportável, sem a formação de bolhas; – 2º grau: atingem as camadas mais profundas da pele.

Mariana ressalta ainda que o potó gosta de calor e que ele escolhe locais mais quentes do corpo humano para pousar. “É comum vermos as pessoas atingidas no pescoço, dobra do cotovelo e atrás dos joelhos”, diz. O potó também é atraído pela luz branca, pois é neste ambiente que ocorre a reprodução.

"Os potós são besouros da família Staphylinidae que pertencem ao gênero Paederus - que possui mais de 600 espécies conhecidas no mundo. Eles podem ser encontrados em todos os estados do Brasil, principalmente nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, em maior número após o período chuvoso do verão", diz.

A lagarta (taturana, marandová, mandorová, mondrová, ruga, oruga, bicho-peludo) é uma das fases do ciclo biológico de mariposas e borboletas (lepidóptero). Os acidentes provocados por lagartas, popularmente chamados de “queimaduras”, têm evolução benigna na maioria dos casos.

NUNCA passe gelo, manteiga, pomada ou qualquer outra coisa na queimadura. A única coisa que podemos passar em uma queimadura é água corrente em temperatura ambiente (nunca gelada).

Os mais apropriados para pacientes com queimadura são o paracetamol, a dipirona e os inibidores seletivos da cicloxigenase-2. Esses medicamentos, apesar de ser analgésicos fracos quando usados separadamente, atuam de forma sinérgica com os opioides 29.

O Andantol Gel é utilizado para o tratamento de reações alérgicas, coceiras, inflamações na pele e picadas de inseto. O medicamento possui ação antialérgica e anestésica, que alivia os desconfortos.

Não há formação de bolhas e a pele não se desprende. Após a cicatrização, a pele pode ficar um pouco escura, mas volta ao tom normal com o tempo. Não necessitam de atendimento médico e, geralmente, melhoram entre 3 e 6 dias.

A babosa é indicada para hidratar a pele e tratar de queimaduras e inflamações. O uso deve ser externo. Para cuidar de queimaduras, é preciso espalhar a mucilagem sobre o ferimento duas vezes por dia.