Como o piloto sabe que vai ter turbulência?

Perguntado por: opires . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
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Os controladores checam seus radares e verificam se os desvios podem ser realizados, dado que podem haver outros aviões em sentido contrário, por exemplo, e autorizam os desvios: “LATAM 1234, desvios autorizados”. Já ouvi muito também que os pilotos reduzem a velocidade para a chamada velocidade de penetração.

Definitivamente não! Como já dissemos, as aeronaves são fortemente preparadas para enfrentar esse tipo de situação — existe uma máxima na aviação que diz “turbulência não derruba avião”.

Como funciona
O Turbli prevê a turbulência de qualquer rota de voo com até 36 horas de antecedência. Para isso, basta acessar o site e preencher os aeroportos de origem e destino, e o algoritmo faz o resto.

Por mais severa que seja a situação, uma turbulência não costuma ultrapassar 15 minutos. Então, é importante lembrar porque tem turbulência no avião para conseguir manter a calma durante esse período.

Turbulência geralmente é associada a chuvas ou nuvens, mas ela também pode acontecer em viagens com o céu limpo. Não há a menor diferença entre viajar de dia ou à noite.

Os únicos riscos com uma forte chuva são ventos muito fortes e a falta de visibilidade para o piloto. O mínimo de visibilidade para a tripulação pousar e decolar pode variar de 350 a 400 metros. Por isso, as torres de controle possuem um radar especial que capta a chegada de chuvas e sua densidade.

Já o horário perfeito para voar tem diferenças entre os voos. O período da manhã é o preferido para viagens curtas e, entre 22h e 5h, é a opção mais votada para longas jornadas. O estudo também identificou uma série de fatores que contribui para o voo perfeito de um viajante.

"Evitamos a turbulência porque cria stress nos passageiros", diz, "mas para os pilotos não há qualquer problema". Há três tipos de turbulência: térmica, mecânica e frontal. As três podem ser vistas, em pequena escala, na água em movimento. O ar quente sobe, da mesma forma que a água sobe, desde o fundo.

Não, turbulência não derruba avião! (falando pela milésima vez). A estrutura é projetada com um fator de segurança de 1.5, ou seja, pegue a maior força que um avião sofrerá em voo e acrescente 50% de margem de sobra.

Segundo pesquisas divulgadas pela Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), a probabilidade de um avião comercial cair é de cerca de 1,27 por milhão de voos, enquanto nos táxis aéreos esse número é, em média, de 19,95 por milhão de decolagens.

Existe um lugarzinho para você onde as turbulências serão menos perceptíveis, e esse lugar é no meio do avião, quanto mais próximo às asas, mais tranquilo será o seu voo! Isso porque as asas do avião ficam localizadas justamente no meio, oferecendo um pouco mais de estabilidade.

A faixa salarial do Piloto de Avião fica entre R$ 4.857,10 salário mediana da pesquisa e o teto salarial de R$ 14.528,75, sendo que R$ 6.081,43 é a média do piso salarial 2023 de acordos coletivos levando em conta profissionais em regime CLT de todo o Brasil.

Entre os jatos com menos de um milhão de decolagens sem nenhuma fatalidade estão: 747-8 (Boeing) A220 (Airbus) A320/321/319 Neo (Airbus)
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Dentro desse recorte, apenas os seguintes modelos não registraram nenhum acidente fatal do tipo:

  • 717 (Boeing)
  • 787 (Boeing)
  • A340 (Airbus)
  • CRJ-700/900/1000 (Bombardier)

Em altitudes mais elevadas, as turbulências surgem quando o ar sobe verticalmente – de baixo para cima. Funciona da seguinte forma: o sol esquenta a terra e o ar acima dela. O ar quente se expande e sobe. Isso causa o que chamamos de updraft, que nada mais é do que uma corrente de ar ascendente.

A turbulência pode ser classificada em três tipos: turbulência mecânica, esteira de turbulência e turbulência térmica.

As Rotas Mais Turbulentas do Mundo

  • Europa – América do Norte. A constante turbulência nessa região se deve às correntes de ar que dominam o Atlântico Norte. ...
  • Leste Asiático – Estados Unidos. ...
  • Qualquer Lugar – Cingapura. ...
  • Europa – Brasil. ...
  • Qualquer Lugar – Hong Kong. ...
  • Outras Rotas Turbulentas.

Muitos de nós já experimentaram uma turbulência durante uma viagem, que acontece quando seu avião atravessa corpos conflitantes de ar que se movem em velocidades muito diferentes, com correntes ascendentes e descendentes.

Ele diz que turbulências no trecho do voo sobre a cordilheira dos Andes são consideradas normais, isso por conta dos fortes ventos registrados sobre os picos mais altos, que podem chegar a quase 7 mil metros de altitude.

Significado de Turbulência
Agitação desorganizada e barulhenta; tumulto. Característica da pessoa turbulenta, agitada, irrequieta.

Assim como automóveis, aviões também têm limpadores de para-brisa com pás frenéticas que varrem a água do campo de visão dos pilotos. Além desse recurso simples, o vidro frontal dos jatos comerciais também conta com uma película especial com efeito impermeabilizante, que “espanta” naturalmente as gotas de chuva.

Prefira viagens noturnas
Além disso, no período noturno há um fluxo menor de veículos nas rodovias, e você pode fazer um trajeto mais rápido do que faria nos períodos da manhã e da tarde.