Como o pericárdio é dividido?

Perguntado por: egoncalves . Última atualização: 15 de janeiro de 2023
4.8 / 5 7 votos

O pericárdio consiste em duas partes principais: pericárdio fibroso e pericárdio seroso.

O pericárdio é composto de duas camadas principais: uma camada externa resistente, conhecida como pericárdio fibroso, e uma camada interna fina, conhecida como pericárdio seroso.

O pericárdio é um saco seroso de tecido conjuntivo fibroso que envolve e protege o coração, separando-o dos outros órgãos do mediastino. Contém liquido pericárdico com a finalidade de proteger o coração contra atritos durante as movimentações das contrações (VAN DE GRAAFF, 2003; DANGELO; FATTINI, 2006).

Essa membrana recebe o nome de pericárdio, uma estrutura fibro-serosa em forma de saco que envolve o coração e as raízes dos grandes vasos sanguíneos. Além de conferir estabilidade, o pericárdio produz um líquido que fica entre o coração e a membrana, com o objetivo de reduzir o atrito das batidas do coração.

O epicárdio (fina camada de tecido conjuntivo) é o folheto visceral do pericárdio e serve de apoio para uma camada de epitélio pavimentoso simples (mesotélio) que cobre externamente o coração. O tecido adiposo que envolve o coração se acumula nessa camada.

O coração humano apresenta quatro partes ou cavidades: na parte superior estão as aurículas, divididas entre a direita e a esquerda, na parte inferior estão os ventrículos, também direito e esquerdo. Na metade direita do coração só circula sangue venoso, na esquerda sangue arterial.

Ela envolve e confere estabilidade ao coração e às raízes dos grandes vasos sanguíneos. Outra função importante do pericárdio é produzir uma pequena quantidade de líquido que fica entre o coração e a própria membrana. Esse líquido tem como objetivo reduzir o atrito das batidas do coração.

Líquido pericárdico é o líquido seroso segregado pela camada serosa do pericárdio na cavidade pericárdica. O pericárdio é constituído por duas camadas – uma camada fibrosa externa e uma camada fibrosa interna.

Artérias coronárias (irriga somente a lâmina visceral do pericárdio seroso), primeiros ramos da aorta Ascendente.

O pericárdio consiste em um saco fibro-seroso que envolve o coração e as raízes dos grandes vasos.

O pericárdio seroso, mais profundo, é uma membrana mais fina e mais delicada que forma uma dupla camada, circundando o coração. A camada parietal, mais externa, está fundida ao pericárdio fibroso. A camada visceral, mais interna, também chamada epicárdio, adere fortemente à superfície do coração.

O epicárdio é a camada mais externa e reveste superficialmente o órgão. O miocárdio, por sua vez, está localizado logo abaixo do epicárdio e é formado por tecido muscular estriado cardíaco. Já o endocárdio é o revestimento mais interno e é formado por tecido conjuntivo e endotélio.

O epicárdio é formado de uma lâmina de tecido conjuntivo denso revestido externamente (isto é, na face voltada para a cavidade pericárdica) por um epitélio pavimentoso simples – um mesotélio.

Os átrios apresentam como função principal receber o sangue que vem de diversas partes do corpo, funcionando, portanto, como câmaras coletoras. Já os ventrículos são os responsáveis por garantir o bombeamento do sangue para outros locais, sendo, portanto, câmaras bombeadoras.

Coração. O coração é um órgão muscular, que se localiza na caixa torácica, entre os pulmões. Funciona como uma bomba dupla, de modo que o lado esquerdo bombeia o sangue arterial para as diversas partes do corpo, enquanto o lado direito bombeia o sangue venoso para os pulmões.

artérias pulmonares

As artérias pulmonares transportam o sangue venoso (com gás carbônico) do coração para os pulmões e a aorta envia o sangue arterial, rico em gás oxigênio, do coração para os tecidos do corpo humano.

Em condições normais, encontra-se cerca de 15 a 30 mL de um líquido cor de palha, claro e transparente dentro do saco pericárdico (2).

Onde a cavidade pericárdica está situada? a) dentro do coração, profundamente ao endocárdio.

O derrame pericárdico corresponde ao acúmulo de sangue ou líquidos na membrana que envolve o coração, o pericárdio, resultando no tamponamento cardíaco, o que interfere diretamente no fluxo de sangue para os órgãos e tecidos, e, por isso, é considerada uma situação grave e que deve ser tratada o mais rápido possível.