Como o peixe betta reconhece seu dono?

Perguntado por: amonteiro . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.1 / 5 17 votos

Uma das melhores formas de cuidar do peixe betta em um aquário pequeno é brincando com ele. Coloque o dedo no vidro do aquário e veja seu peixinho te acompanhar. Esse é um sinal que ele te reconhece como tutor e gosta de você.

Você sabe que não deve tocar ou fazer carinho no Peixe Betta, porque ele é muito sensível e isso pode tirar algumas proteções das suas escamas. Mas pode brincar com ele com os seus dedos, colocando um deles no vidro para que o peixe possa segui-lo.

Pela noite, o peixe betta gosta do escuro para descansar e dormir. Assim como o peixe betta gosta de luz, ele também adora locais com sombra. Por isso, é importante garantir que o aquário do peixe também tenha plantas ou acessórios de decoração. De todo modo, é preciso investir na iluminação mais adequada.

Brincadeiras. Uma das melhores formas de cuidar do peixe betta em um aquário pequeno é brincando com ele. Coloque o dedo no vidro do aquário e veja seu peixinho te acompanhar. Esse é um sinal que ele te reconhece como tutor e gosta de você.

Como reconhecer um peixe betta estressado?

  1. Falta de apetite;
  2. Peixe betta parado no fundo do aquário ou, ao contrário, nadando de um lado para outro;
  3. Peixe se escondendo;
  4. Mudança na coloração — de tons vibrantes para opacos,
  5. Peixe doente com frequência.

O Peixe Betta deve comer ração em bolinhas. O alimento deve ser entregue uma ou duas vezes por dia.

Alimentos industriais, como pães e salgadinhos, deixam os peixes mais frágeis e suscetíveis a doenças. Doenças que podem ser transmitidas aos seus predadores, e, ao fim do ciclo, ao humano.

Se você fizer o teste do espelho, o macho vai ficar agressivo, erriçado e dar rabanadas no vidro do aquário. Os betas são tão agressivos que atacam até mesmo sua própria imagem no espelho! Não fique brincando de pôr espelho sempre na frente dele, pois ele pode se estressar muito, a ponto der ficar doente e morrer.

Além do tamanho e manutenção do aquário, a alimentação também é fundamental para evitar situações em que o peixe betta fica parado na vertical ou em qualquer outra posição irregular. Oferecer uma ração de qualidade e na quantidade ideal ajuda a prevenir esse comportamento anormal no aquário.

Por ser territorialista, ele precisa ficar sozinho no aquário. Se for colocado com outro da mesma espécie, a briga é garantida. Um pode matar o outro. "Ele é um peixe solitário, ele é um peixe de briga, não podendo misturar duas espécies pelo fato de eles brigarem e um acabar matando o outro".

Como saber se o peixe beta está velho? Uma característica comum em peixes betas que estão envelhecendo é a coluna curvada. Com o passar dos anos, o bichinho deixa de ter a coluna reta e vai ficando com as costas encurvadas. Suas cores também podem se tornar menos vivas.

O ideal, principalmente com um animal delicado como o Betta, é não encostar nele. Pelo bem da saúde do pet e da sua também. Bruna explica: “o dono pode transmitir alguma doença para ele e vice-versa.

2 – 5 anos

Os peixes machos, como os Bettas ou os Gouramis, fazem bolhas pegajosas que se juntam como se fosse um ninho flutuante para atrair as fêmeas (mesmo se não houver fêmeas no aquário). Este comportamento indica que o teu peixe é feliz e está saudável, por tanto deves tomá-lo como algo positivo.