Como o Pai e o Filho são um?

Perguntado por: dgaspar . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.1 / 5 4 votos

[O Pai e o Filho] são um, em atributos. Eles são um em amor, em conhecimento, em misericórdia, em poder, em todas as coisas que os tornam unidos e poderosos, gloriosos e grandes, porque Neles é aperfeiçoada toda a verdade, toda a virtude e toda a retidão.

No final de sua segunda epístola aos coríntios, o Apóstolo Paulo faz esta referência, quase improvisadamente, à Trindade do Pai, Filho e Espírito Santo: “A graça do Senhor Jesus Cristo, e o amor de Deus, e a comunhão ['ou companheirismo' 3] do Espírito Santo, sejam com vós todos” (2 Coríntios 13:13).

Nós cremos que o nosso Deus é Uno e Trino, um só Deus e três Pessoas divinas: Pai, Filho e Espírito Santo e, por isso, professamos que a Santíssima Trindade é o mistério de Deus em Si mesmo, o mistério central da nossa fé e da vida cristã, a Fonte de todos os mistérios divinos e o Apogeu da Luz que nos ilumina.

Ele é o meu porto seguro, minha base! Amo demais!” “Sou privilegiado por ter dois pais, meu pai biológico e meu padrasto, que tenho orgulho em chamar de pai também. Eles representam tudo para mim, ser responsável, trabalhador, com certeza eles são um exemplo que vou seguir, principalmente hoje eu sendo pai.”

Na sociedade, um pai tem a função de amar e educar uma criança, dando resposta às suas necessidades mais básicas, para que ocorra o seu saudável desenvolvimento quanto ao aspecto físico, emocional, psicológico e espiritual.

10 aNão temas, porque eu estou contigo; não te assombres, porque eu sou teu Deus; eu te fortaleço, e te ajudo, e te sustento com a destra da minha justiça. 11 Eis que envergonhados e humilhados serão todos os que se indignaram contra ti; tornar-se-ão em nada, e os que contenderem contigo aperecerão.

Isaías 41:10-13 ARC
não temas, porque eu sou contigo; não te assombres, porque eu sou o teu Deus; eu te esforço, e te ajudo, e te sustento com a destra da minha justiça.

Provérbios 23:20-21
A frase diga-me com quem andas e eu te direi quem tu és, de certa forma, reflete o que esses versículos alertam: o meio onde estamos pode nos influenciar tanto para o bem quanto para o mal. Por esses fatos revelados nos versículos, devemos associar-nos com pessoas com o mesmo objetivo que o nosso.

Quem une o Pai e o Filho é o amor do Espírito Santo. Portanto, hoje celebramos a festa de Deus, de um Deus que se manifesta em família; não é um Deus solitário, mas é pura relação. Desta forma, a Santíssima Trindade se torna modelo da verdadeira comunidade. Único Deus em três pessoas, mistério de amor e comunhão.

A Trindade serve de modelo para o homem novo, que é comunhão. Devemos cultivar os traços pelos quais o povo se assemelha ao Deus-Trindade: bondade, fidelidade, comunicação, espírito comunitário etc.

Ele é a fonte do testemunho pessoal e da revelação. Ele pode guiar-nos em nossas decisões e proteger-nos de perigos físicos e espirituais. Ele é conhecido como o Consolador, Ele pode acalmar nossos temores e encher-nos de esperança.

Há três que dão testemunho: o Espírito, a água e o sangue; e os três são unânimes. para nós, porém, há um único Deus, o Pai, de quem vêm todas as coisas e para quem vivemos; e um só Senhor, Jesus Cristo, por meio de quem vieram todas as coisas e por meio de quem vivemos.

A primeira regra de fé da Igreja declara: “Cremos em Deus , o Pai Eterno, e em Seu Filho, Jesus Cristo, e no Espírito Santo.” Esses três seres compõem a Trindade.

A oração é a mais importante corporificação da ideia da Trindade, uma vez que oramos ao Pai, em nome do Filho, contando com a ajuda e interpretação do Espírito Santo. A Trindade Divina é formada por três pessoas, que desfrutam da mesma eternidade, da mesma natureza e da mesma substância.