Como o pai do Zé Leôncio sumiu?

Perguntado por: aconceicao9 . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 18 votos

Trindade (Gabriel Sater) já comentou com o personagem de Marcos Palmeira que acredita que a entidade é Joventino (Irandhir Santos), o pai de Zé Leôncio que desapareceu depois de perseguir um boi no mato.

Impossível não ter se emocionado com o final de “Pantanal”, novela das 9 que teve seu último capítulo exibido nesta sexta, dia 7/10. O tão aguardado reencontro de José Leôncio (Marcos Palmeira) com seu pai, o Velho do Rio (Osmar Prado), aconteceu nos minutos finais da novela e foi uma sequência de arrancar lágrimas.

No entanto, ele morre durante a lua de mel. É neste momento que ele tem uma visão com o pai que assumiu o corpo do Velho do Rio. Esse reencontro será emocionante. Na beira do rio, o Velho vai contar ao filho o motivo de nunca ter aparecido para o filho: "Porque você nunca acreditou".

Tadeu (José Loreto), por exemplo, finalmente descobrirá que José Leôncio (Marcos Palmeira) não é seu pai de sangue. A revelação será feita pelo Velho do Rio (Osmar Prado), que acalmará o rapaz afirmando que o fazendeiro o adotou com o coração.

Após se embrenhar na mata, ele foi picado por uma cobra e bateu as botas. Entretanto, o corpo do interiorano desapareceu quando ele encantou no vigilante da região pantaneira. Escrita por Benedito Ruy Barbosa, a novela Pantanal foi exibida em 1990 pela extinta Manchete (1983-1999).

O velho - que é Joventino, pai de Leôncio -, confirma que morreu picado por uma cobra quando foi caçar marruás na mata. Entretanto, ele se transformou na entidade que cuida do Pantanal.

De acordo com o amigo de Juma, o velho Joventino foi picado por uma cobra e morreu. Logo em seguida, seu corpo desapareceu enquanto que sua alma reencarnou na entidade responsável por proteger a natureza.

Debilitado por conta de uma bala, ele se transformará em uma sucuri e se esconderá em uma embarcação no meio do curso d'água. O fazendeiro não conseguirá desviar ao se deparar com a serpente, como se estivesse sob um forte feitiço na novela das nove da Globo.

Foi graças a ocê que me botou o Tadeu nos meus braços e me falo que ele era meu - por isso eu não cometi uma loucura. Eu já tinha me afeiçoado a ele. Aí ocê me chega e fala que ele era filho meu.

O personagem misterioso será atingido por um tiro após brigar com Tenório (Murilo Benício) e cairá desacordado, mas Eugênio (Almir Sater) o salvará com sua chalana.

Percebendo que o fazendeiro sabe a verdade, Filó explicará ao fazendeiro que Tadeu não é filho biológico. Assim, Zé Leôncio entrega que já sabia disso, mas que optou por não revelar, pois sempre quis ser pai do peão na novela que será substituída por "Travessia " com o retorno do casal icônico Helô e Stênio.

Na penúltima semana de Pantanal, Juma conta a Filó que o Velho do Rio (Osmar Prado) afirmou que Tadeu (José Loreto) não é seu neto biológico. A conclusão da entidade é de que o rapaz não é filho de José Leôncio (Marcos Palmeira), ao contrário do que a mãe do peão contou quando o casal ainda era jovem.

A resposta é não. A entidade é mesmo um ser sobrenatural. Antes de se transformar no Velho do Rio, Joventino (Irandhir Santos) realmente morreu na primeira fase da trama. Após se embrenhar na mata, o pai de José Leôncio foi picado por uma cobra e morreu.

Nos próximos capítulos de Pantanal, Juma (Alanis Guillen) descobre que o Velho do Rio (Osmar Prado) era a sucuri que Maria Marruá (Juliana Paes) viu perto da filha assim que nasceu. Questionado se iria matá-la, a identidade explica que estava ali para protegê-la e pretendia cuidar dela.

José Leôncio sempre soube
Mesmo com a revelação de Filó no final da novela, ele não se surpreende. José Leôncio afirma que considera Tadeu (José Loreto) seu filho desde que ele chegou à fazenda.

Nenhum filho de Zé Leôncio morre em Pantanal. Apesar de passarem por perigos ao longo da trama, os três chegam com vida ao final da novela. Quem na verdade se despede do mundo dos vivos antes do desfecho do folhetim é o próprio Zé Leôncio, que sofre um infarto fulminante no último capítulo da trama.

O cantor de forró Zé Lucas, conhecido como "Seu Zé", de 32 anos, foi morto a tiros em um estabelecimento comercial no Bairro Girilandia, em Morada Nova, na manhã deste sábado (22). O artista é natural do Piauí, mas residia no interior do Ceará, onde o crime aconteceu.

José Lucas (Irandhir Santos) ficará entre a vida e a morte após ser baleado por Solano (Rafa Sieg) em Pantanal. O desaparecimento do primogênito deixará José Leôncio (Marcos Palmeira) em pânico na novela das nove da Globo. Apesar de gravemente ferido, o peão será resgatado pelo Velho do Rio (Osmar Prado) e sobreviverá.

Teodoro/Solano
Ele acaba provocando Juma e será morto por ela, que se transforma em onça na sequência. No original, o jagunço era interpretado por Fausto Ferrari. Já em 2022, o personagem se chamará Solano e será interpretado por Rafa Sieg.

Quem mata Tenório é Alcides, com a ajuda de Zaquieu (Silvero Pereira).

No final de Pantanal, assim como na versão de 1990, Muda faz as pazes com Tibério. Para coroar a relação, a mocinha descobre que está grávida.