Como o oxigênio chega até o músculo?

Perguntado por: izanette . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.9 / 5 16 votos

A mioglobina é uma proteína responsável pelo transporte e armazenamento de oxigênio dentro dos músculos, maximizando a captação do mesmo para as células. O músculo é dependente da associação entre O2 e mioglobina para atingir valores de captação máxima durante o exercício.

Para onde vai o oxigênio
No ciclo humano, entra nos pulmões por meio da respiração. Lá ocorrem as trocas gasosas expelindo o gás carbônico do corpo. No processo de fotossíntese o gás carbônico (CO2) [numeral subscrito] e a água (H2O) [numeral subscrito] são usados para a síntese de carboidratos.

Produção de energia
Quando há falta de oxigênio para a célula muscular executar alguma atividade física ocorre a utilização do metabolismo anaeróbico da glicose (glicólise) com producao de ácido lático.

A troca gasosa ocorre nos milhões de alvéolos nos pulmões e nos vasos capilares que os envolvem. Conforme mostrado abaixo, o oxigênio inspirado passa dos alvéolos para o sangue nos vasos capilares e o dióxido de carbono passa do sangue nos vasos capilares para o ar nos alvéolos.

O oxigênio que passa para o sangue entra nas hemácias e liga-se à hemoglobina, proteína que, entre outras funções, está relacionada com a cor vermelha do sangue. Ao se ligar à hemoglobina, forma-se a oxi-hemoglobina, que garante o transporte de oxigênio para as células.

A hemoglobina (Hb) é uma proteína que pode ser encontrada no interior das hemácias, as células sanguíneas. Sua principal função é transportar o oxigênio dos pulmões para os tecidos do corpo humano e, ao mesmo tempo, transportar o dióxido de carbono dos tecidos para os pulmões, onde ele será eliminado.

É assim que a hemoglobina consegue fazer o transporte de oxigênio para o nosso corpo. A hemoglobina é produzida durante a formação das hemácias na medula óssea e cumpre sua função de transporte de gases entre os tecidos do corpo através do sistema circulatório.

O sangue é o líquido que circula entre as artérias e veias com as funções de absorver o oxigênio e nutrientes, e distribuí-los entre as células, além de eliminar substâncias tóxicas do organismo, estabelecer relações entre as suas várias partes, contribuir para o equilíbrio da temperatura e ajudar na sua defesa.

O oxigênio molecular é liberado na atmosfera graças ao processo de fotossíntese, o principal evento desse ciclo. Na fotossíntese, os organismos fotossintetizantes (algas, plantas e alguns procariotos) utilizam gás carbônico para sintetizar seu próprio alimento e, durante o processo, liberam oxigênio para o meio.

diafragma

O diafragma, uma bainha muscular em forma de sino que separa a cavidade torácica do abdômen, é o músculo mais importante usado na inspiração (ou inalação).

leia mais ). Oxigênio é necessário para queimar substâncias para liberar energia, como no motor de um carro. Da mesma forma, todo tecido vivo precisa de oxigênio para fornecer energia para o corpo. Sem oxigênio suficiente, as células funcionam mal e, por fim, morrem.

As células satélites são as responsáveis pela regeneração do músculo esquelético e ajustes induzidos pelo exercício.

No músculo estriado esquelético, a contração se dá pela interação entre os dois filamentos de proteínas nos sarcômeros (actina e a miosina). A cabeça da miosina empurra os filamentos de actina, gerando a contração muscular.

Na respiração celular, a obtenção de energia ocorre com a oxidação de uma molécula orgânica, geralmente a glicose, liberando energia. Parte dessa energia é armazenada na forma de moléculas de ATP (adenosina trifosfato), e parte é liberada na forma de calor.

A respiração celular é um processo em que moléculas orgânicas são oxidadas e ocorre a produção de ATP (adenosina trifosfato), que é usada pelos seres vivos para suprir suas necessidades energéticas. A respiração ocorre em três etapas básicas: a glicólise, o ciclo de Krebs e a fosforilação oxidativa.