Como o olho foca?

Perguntado por: eandrade5 . Última atualização: 1 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 12 votos

A luz penetra no olho através da córnea, a camada clara e curva na frente da íris e da pupila. A córnea atua como camada protetora da parte frontal do olho e também ajuda a concentrar a luz sobre a retina, no fundo do olho. Depois de passar pela córnea, a luz atravessa a pupila (o ponto preto no meio do olho).

retina

Formação da imagem no olho humano
A imagem que vemos é resultado do seguinte processo: o cristalino, uma lente biconvexa, forma uma imagem real e invertida do objeto, a qual fica localizada exatamente sobre a retina.

O cristalino é uma estrutura que tem consistência gelatinosa e elástica e se situa logo atrás da pupila. Ele focaliza a luz que entra na pupila e forma as imagens na retina.

A visão embaçada pode estar associada a diversos problemas e os mais comuns são os erros de refração (miopia, hipermetropia e astigmatismo). A sensação de “turvamento” ou “enevoamento” também pode ocorrer como um sintoma secundário de outras moléstias, entre as quais a enxaqueca, a diabetes e a pressão alta.

O doente com astigmatismo, foca os objetos em mais do que um ponto, distorcendo assim a visão, isto é, as imagens sofrem uma distorção ao passarem pela córnea e, como tal, surgem desfocadas quando projetadas na retina.

Você precisa passar em consulta com um oftalmologista especialista em Oculoplástica. Pode ser uma ptose causando assimetria das pálpebras, ou até mesmo uma assimetria no olhos ( enoftalmo ou proptose).

Olhar diretamente para o sol pode causar danos na córnea, parte mais superficial do olho, chamada de Fotoceratite. Exposições mais longas podem causar danos na retina, a parte do olho responsável pela formação da imagem, essa lesão é a Retinopatia Solar.

Visão distorcida
“Geralmente, este distúrbio é causado por uma distorção da retina. A distorção pode anunciar uma perda de visão provocada pela degeneração macular ou ainda outras condições que levem ao inchaço da retina, como o edema macular e a retinopatia serosa central”, explica Juan Carlos Caballero.

O QUE É FOTOPSIA? Em algum momento da vida, quem esfregou os olhos com força, ou até mesmo levantou-se rapidamente, já deve ter experimentado a sensação de pontos de luz no campo de visão. Esses flashes de luz também podem acontecer com os olhos fechados, sendo conhecidos por fotopsia ou fosfenos oculares.

Refere-se a mudanças frequentes na clareza da visão. A visão flutuante pode ser um sinal de diabetes ou hipertensão (pressão alta), que podem danificar os vasos sanguíneos da retina.

O olho é o órgão do sentido que está relacionado com a captação de imagens e percepção da luz.

Os olhos captam a luz e a retina a registra por meio de milhões de células fotorreceptoras. Em seguida, decodifica, reconhece e interpreta a imagem. Com os impulsos elétricos enviados pelo nervo óptico, manda a imagem para o cérebro.

Cristalino. O cristalino é uma estrutura de consistência gelatinosa e elástica que fica localizada logo atrás da pupila. Sua estrutura é convergente, focaliza a luz que a penetra e forma imagens na retina. É o cristalino que realiza o ajuste fino para o foco e a leitura, por exemplo.

Estudo descreve casos de mulheres que enfrentaram problema, mas solução é simples. O hábito de mexer no smartphone deitado na cama antes de dormir, no escuro, pode causar danos à visão.