Como o oleiro molda o vaso?

Perguntado por: umoura . Última atualização: 20 de janeiro de 2023
4.7 / 5 12 votos

A moldagem do Barro: O oleiro o coloca sobre as rodas, vai amassando de dentro para fora num movimento circular e dando forma, em um curto espaço de tempo nas mãos do oleiro ele recebe a forma de um vaso, conforme a vontade do oleiro.

1° Passo: A escolha e extração do barro em seu estado natural, onde é encontrado na natureza, é realizada pelo oleiro, pois somente ele conhece qual o barro ideal para a produção. 2° Passo: É necessário realizar o peneiramento do barro para retirar as pedras, raízes de árvores, galhos, e demais detritos.

Tais versículos, relatam a manifestação de Deus como um oleiro, moldando, como a argila, àqueles que a Ele pertencem. Essa figura é rica em expressão e em significado, pois desvela Deus em Sua ação e amor. Faz-nos compreender o “singelo jeito” com que Ele nos acompanha e nos faz crescer.

O vaso de barro e o ouro passam pelo fogo para serem purificados, ambos em seu estado bruto, pode não ter valor algum para a maioria das pessoas. Contudo, a aparência não invalida sua essência. O especialista (oleiro e garimpeiro) reconhece e valoriza seu potencial.

Não poderei eu fazer de vós como fez este oleiro, ó casa de Israel? '” – diz o Senhor; 'eis que, como barro na mão do oleiro, assim sois vós na minha mão, ó casa de Israel”. Deus não tem uma cesta de lixo na qual Ele joga os que não são aproveitáveis, dizendo: “Esse não tem mais jeito”.

Diz o texto que o vaso se quebrou nas mãos do oleiro, isso quer dizer que ele não resistiu ao processo de moldagem. Para que o vaso seja moldado o barro precisa ser amassado.

Trata-se de uma comparação. Pessoa como instrumento de Deus (Rm 9.21; 2Co 4.7). Vaso é uma pessoa muito usada por Deus em profecia, em revelação, em mistério, na palavra ensinada e etc. Seja vaso de Deus.

O processo produtivo da indústria de cerâmica vermelha é simples e se constitui basicamente das etapas de extração, desintegração, mistura das argilas; após, a massa passa por laminação, extrusão, corte, secagem, queima; e, finalmente, inspeção, estocagem e expedição do produto.

Disco giratório sobre o qual o oleiro (ceramista) coloca o barro para fazer uma peça de cerâmica. Com o movimento rotatório do disco, ele vai moldando o barro rapidamente e criando objetos de cerâmica de diferentes formas.

II TIMÓTEO 2:18-19: “Todavia o fundamento de Deus fica firme, tendo este selo: O Senhor conhece os que são seus, e qualquer que profere o nome de Cristo aparte-se da iniquidade.”

A Simbologia de reconstrução do vaso era a misericórdia de Deus sobre Israel. Como oleiro tratava do vaso de barro quebrado e como cuidado e habilidade o refazia. O senhor o oleiro divino queria reconstruir a casa espiritual de Israel. Como obra na mão do oleiro assim Judá seria uma nova nação para servir ao Senhor.

Os vasos de barro e terracota ainda são os queridinhos de quem pratica jardinagem. Além de baratos, eles são porosos e drenam melhor a água do que os de plástico, favorecendo a saúde e o desenvolvimento das plantas.

O oleiro modela a argila criando peças únicas, que carregam o sentimento e a dedicação do mestre, dando forma e personalidade, cor e brilho por meio de cinco fases de um processo que começa num simples bloco de barro: modelagem, acabamento, secagem, queima e esmaltação.

Quando reconhecemos nossas falhas e entregamos nossa vida a Jesus, estamos dizendo para Deus: "eu preciso que você molde minha vida". Precisamos de humildade para admitir que somos barro. Mas agora, nas mãos de Deus, tudo se transforma! A mudança não acontece toda de um dia para outro.

Somos feito pelo Criador, e moldados por Ele todos os dias, passo a passo. As vezes ser moldado parece ser cansativo, mas a obra é de Deus! O Senhor fez o convite ao profeta e nos faz o mesmo convite hoje!

A cerâmica é uma das mais antigas habilidades manuais dos povos civilizados. Jeremias observou que o oleiro descobriu uma falha no vaso que estava fazendo. Despertou o interesse de Jeremias o fato de o oleiro desfazer a forma do barro e começar de novo a moldar um outro vaso. (Ver Jeremias 18:3–4.)

"O hábito de ficar sentado no vaso sanitário por períodos prolongados pode aumentar a pressão nos coxins hemorroidários e, com o tempo, acabar fazendo com que suas veias e artérias aumentem de tamanho, tornando-os sintomáticos, e é aí que está o problema, informa o médico coloproctologista Lucas Banterli Vinhas.

Vaso ou jarra é uma peça em forma de jarro que é utilizado para decorar salas, recepções, corredores ou ainda para decorar espaços abertos, como escadas ou jardins. Sua função é meramente ornamental, sendo utilizado para armazenar flores.

O apóstolo fala que quem não faz a vontade de Deus é como um vaso de desonra por que seu interior está sujo. Além disso diz que estão “preparados para a perdição” como um vaso que de tão sujo você joga fora por que não adianta nem lavar.

“Mas quando digo: Não quero ser mensageiro do Senhor e não falarei mais do seu nome” [TI]. “Mas se digo: Esqueça, não vou mais falar nada que venha do Eterno! As palavras queimam como um fogo no meu coração e incendeiam meus ossos. Estou exausto, tentando segurá-las dentro de mim.