Como o narcisista vê o mundo?

Perguntado por: ipereira . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.5 / 5 3 votos

Para o narcisista, o mundo existe para girar em volta dele. Tudo que acontece ou o afeta, ou só se dá por conta de uma ação dele. Ele tem dificuldade de reconhecer que outras vivências e existências são tão válidas e importantes quanto à dele.

Narcisistas ficam confusos quando as pessoas não querem falar com eles. Eles são acostumados a descartar as pessoas. É assim que eles terminam os relacionamentos quando alguém perde a utilidade para eles. Quando acontece o contrário, eles se sentem derrotados e entram em pânico.

Observa-se que os narcisistas são pessoas que sentem prazer em falar de si mesmas. Assim, estão constantemente enaltecendo suas qualidades e características. Além disso, costumam ter dificuldade em ouvir o outro e sempre encontram uma forma de falar de si, seja qual for o assunto.

Os narcisistas são capazes de amar e agir de maneira amorosa, mas isso tende a ser condicional, pois as demonstrações de amor dependem do que você pode dar a eles em troca. Para pessoas com transtorno de personalidade narcisista, os relacionamentos tendem a ser transacionais.

Essa atitude raivosa e intolerante está relacionada a baixa autoestima, geralmente, pessoas narcisistas são assim pois negam a realidade e querem forçar o outro a acreditar nas suas verdades inventadas. E quando percebem que foram desmascarados, eles agem com agressividade para disfarçar a insegurança.

De forma intencional, o tratamento silencioso é utilizado especialmente por pessoas com tendência e transtorno de personalidade narcisista. Adotam esse comportamento para manipular o outro. Fazer com que ele atenda às suas necessidades, pois do contrário serão punidos. Punidos com o silêncio.

O narcisista sempre quer ouvir “sim”. Quer que os outros apoiem seus pontos de vista como se fossem deles. Querer que os outros aceitem o que diz ou faz é um sinal de controle. Significa que sua influência ou seu poder sobre os outros está intacto.

Os narcisistas gostam de ser tratados de forma especial.
Exigem ter privilégios, já que consideram que merecem ser tratados da melhor forma. Tudo isso porque são especiais e, como tais, precisam ser tratados corretamente. Pela mesma razão, um narcisista não pode ser contrariado ou criticado.

Eles não possuem empatia, não sentem a nossa dor, o que sentimos, não conseguem, são frios! Mas conseguem chorar fazendo de vítima ou provocando um drama!

“As ações do perverso também podem levar à morte. Ele vai eliminar tudo o que constituiu o outro: sua moral, sua estética, seu trabalho e por aí vai. É comum a vida da vítima entrar em colapso”, continua. Agradeça se nunca experimentou esse extremo do narcisismo nas relações pessoais.

Ser descartado por um narcisista é mais doloroso que o normal, já que pessoas assim conseguem "conquistar" todos à sua volta — a ponto de eles sacrificarem o próprio bem-estar. Seja como for, não se sinta culpado: por mais que o relacionamento tenha sido tóxico, você tem o direito de passar pelo processo de luto.

Os narcisistas costumam responder de modo negativo até mesmo às críticas construtivas, pois a autoestima deles é bastante frágil. Seu cônjuge pode ficar bastante nervoso ao ser criticado, muitas vezes evitando demonstrações de afeto e carinho depois de não receber exatamente o que queria.

Os pais narcisistas tipicamente interpretam a independência e a individualidade dos filhos como uma ameaça. Dessa maneira, eles procuram boicotar a vida dos filhos para que eles vivam na sua sombra. Esse comportamento não costuma ser percebido com facilidade.

Os narcisistas, geralmente, compensam a dor e a frustração desenvolvendo vícios e compulsões. Esse movimento ocorre porque querem que o sentimento de euforia aplaque o mal estar. O indivíduo narcisista tem postura ereta, constituição física de atleta e feições rígidas. Costuma ser autoconfiante, enérgico e agressivo.

O narcisista manipulador geralmente é impulsivo, não sabe esperar e quando deseja algo passa a pressionar o outro até conseguir o que quer. É muito insistente, chegando a ser chato. Pressionar também é uma estratégia usada por ele para não dar tempo para a outra pessoa refletir.

O narcisista simplesmente vai se relacionar com outro e outro e assim por diante para apenas dizer que está feliz, que é aceito e que amam ele, tentando te fazer ciúmes. Se a pessoa que terminou não estiver bem resolvida e não ter compreendido que ele nunca amou e não ama as outras vítimas, irá sofrer.

Outra questão é que ao tomar essa abordagem pode ser uma armadilha! O narcisista tem um ego ferido e o sofrimento que causam é uma projeção do sofrimento interior e das feridas que evitam. Seu maior medo é ser considerado louco, ou seja, fraco, e é por isso que eles sentem prazer em fazer os outros se sentirem assim.

Os narcisistas são egocêntricos, arrogantes, exploradores, e ainda assim cativam e apaixonam. Uma pesquisa psicológica recente descobriu que nos sentimos estranhamente atraídos pelas pessoas narcisistas, pela sua personalidade egocêntrica, pelo seu domínio situacional e inclusive pela sua hostilidade.

O maior medo de um narcisista é a rejeição. Isso explicaria a conduta dele. Espero que ele tenha esse reality como um aprendizado para evoluir como pessoa, reveja suas atitudes para nunca mais atacar ou expor uma mulher.

Todo narcisista se sente atacado quando sua vítima tenta se desvencilhar do controle que ele exerce. Por consequência, acaba tendo acessos de raiva. Se isso acontecer, não ache que a culpa é sua: você não tem nada a ver com o comportamento da pessoa. O importante é tentar se afastar e se proteger.