Como o narcisista trata os filhos?

Perguntado por: lgois . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.4 / 5 12 votos

Os pais narcisistas tipicamente interpretam a independência e a individualidade dos filhos como uma ameaça. Dessa maneira, eles procuram boicotar a vida dos filhos para que eles vivam na sua sombra. Esse comportamento não costuma ser percebido com facilidade.

Eles não conseguem sentir empatia e nem amor incondicional. Eles são tipicamente críticos e preconceituosos. Falta de comunicação efetiva: A forma mais comum de comunicação em uma família narcisista é através da triangulação. Isso significa que a informação não é dita diretamente e sim através de um terceiro.

Pessoas narcisistas costumam ter o ego inflado e se acham muito importantes. Quando se tornam pais, enxergam os filhos como uma extensão de si mesmos, o que pode resultar em demonstrações de afeto e apoio apenas quando sentem que os filhos “merecem”. Em outras palavras, quando fazem aquilo que os pais querem.

Compartilhar as emoções em família
Se você não sabe como lidar com um pai narcisista, compartilhe suas emoções com seus irmãos ou outros membros da família. Lembre-se que o narcisista vira as pessoas umas contra as outras para satisfazer e obter o que elas querem delas.

Uma forma de evitar que o narcisista manipulador destrua a sua autoestima é dizer para que não compare você com ninguém. Você pode falar “entendo e respeito o seu ponto de vista, mas conheço as minhas qualidades, sei quem sou e não vou perder meu tempo com esse tipo de comparação. Não faça mais isso.”

Eles não possuem empatia, não sentem a nossa dor, o que sentimos, não conseguem, são frios! Mas conseguem chorar fazendo de vítima ou provocando um drama!

O narcisista simplesmente vai se relacionar com outro e outro e assim por diante para apenas dizer que está feliz, que é aceito e que amam ele, tentando te fazer ciúmes. Se a pessoa que terminou não estiver bem resolvida e não ter compreendido que ele nunca amou e não ama as outras vítimas, irá sofrer.

Na etapa da Desvalorização o Narcisista adota uma frieza emocional. Aos poucos ele vai se separando emocionalmente da vítima, distanciando-se e alterando o comportamento mesmo sem nenhum motivo aparente. Diante disso, a vítima fica totalmente perdida, sem entender o motivo de tanta mudança.

Narcisistas ficam confusos quando as pessoas não querem falar com eles. Eles são acostumados a descartar as pessoas. É assim que eles terminam os relacionamentos quando alguém perde a utilidade para eles. Quando acontece o contrário, eles se sentem derrotados e entram em pânico.

Os narcisistas costumam responder de modo negativo até mesmo às críticas construtivas, pois a autoestima deles é bastante frágil. Seu cônjuge pode ficar bastante nervoso ao ser criticado, muitas vezes evitando demonstrações de afeto e carinho depois de não receber exatamente o que queria.

Para o narcisista, o mundo existe para girar em volta dele. Tudo que acontece ou o afeta, ou só se dá por conta de uma ação dele. Ele tem dificuldade de reconhecer que outras vivências e existências são tão válidas e importantes quanto à dele.

Mas a partir do momento que começa a envelhecer há até uma tendência para as… queixas dos sintomas (por aqueles que estão próximos) diminuírem. Como se narcisistas (ou outros do Cluster B) abrandassem a partir dos 50 anos para cima.

Eles mentem para se capacitar e satisfazer suas necessidades. Eles não se importam com as emoções dos outros e carecem de empatia. Eles precisam se sentir superiores e puxar alguém para baixo não parece uma má ideia para eles. Você nunca pode fazer um narcisista dizer a verdade.

O maior medo de um narcisista é a rejeição. Isso explicaria a conduta dele. Espero que ele tenha esse reality como um aprendizado para evoluir como pessoa, reveja suas atitudes para nunca mais atacar ou expor uma mulher.

Filhas de mães narcisistas não conseguem reconhecer seus próprios méritos e também têm dificuldades de se visualizarem como indivíduos adultos e competentes. Crescer sem o respeito, o amor e o afeto da própria mãe deixa marcas profundas na filha de mãe narcisista.

Tente voltar no tempo e observar seus padrões comportamentais durante as conversas. Você, por exemplo, interrompia o outro sempre que ele estava prestes a dizer algo que você já imaginava saber? Nesse caso, a frustração de não poder falar pode tê-lo levado a querer se expressar através do silêncio.