Como o mercado é dividido?

Perguntado por: iboaventura5 . Última atualização: 2 de maio de 2023
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O mercado é dividido entre consumidores de pequeno, médio e grande porte. Este tipo de segmentação é usado nas indústrias e distribuidores para buscar seus clientes.

Pode-se dividir o público por sexo, idade, grau de escolaridade, renda, entre outras características. Ainda assim, é importante saber como segmentar o mercado pelo critério demográfico e cruzar dados entre eles para obter mais precisão.

Os Cinco Mercados

  • Mercado de bens e serviços;
  • Mercado de trabalho;
  • Mercado monetário;
  • Mercado de títulos;
  • Mercado de divisas.

No mercado de bens e serviços, as formas e mercado, segundo essas três características, são as seguintes: concorrência perfeita, monopólio, concorrência monopolística (ou imperfeita) e oligopólio.

O funcionamento da economia de mercado tem como objetivo a maximização do lucro e não somente o atendimento das necessidade sociais de um país. A economia de mercado obedece à lei da oferta e da procura. Essa consiste na fixação de preços mediante a demanda de determinado produto ou serviço.

A segmentação de mercado serve para atender às necessidades e desejos de diferentes estratos do público-alvo, potencializando a aceitação da linha de produtos e, por conseguinte, aumentando as vendas. Cabe ressaltar que, muitas vezes, segmentos de diferentes mercados podem ser atendidos por um mesmo produto.

A segmentação de um mercado consiste em dividir o mercado em subconjuntos, criando grupos de consumidores chamados segmentos. Eles devem ser o mais homogêneo possível em termos de expectativas e respostas às ações de marketing.

O que é segmentação de mercado
Segmentação de mercado significa dividi-lo, ou seja, separar os consumidores em diferentes grupos conforme uma série de variáveis, como características, necessidades, preferências, comportamentos, hábitos de consumo e muito mais.

1. Lugar público coberto ou ao ar livre onde se compram mercadorias postas à venda. 2. Reunião de comerciantes no mesmo local, para vender (ex.: hoje é dia de mercado; mercado de levante).

O segmento de mercado de uma empresa é a fatia do mercado que ela atende de acordo com o setor atendido, o tipo de produto ou serviço oferecido e o público desejado. Como destacamos acima, a segmentação de mercado pode ser vista em vários exemplos de empresas.

Do ponto de vista da corrente neoclássica, a Economia é estudada em dois níveis: a Microeconomia e a Macroeconomia. A Microeconomia é o ramo da Ciência Econômica que estuda a formação de preços, a principal variável que orienta a alocação de recursos no contexto das Economias Capitalistas.

Os mais famosos são:

  • Mercosul: Formado por Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai;
  • Nafta: Conta com o Canadá, México e os Estados Unidos;
  • União Europeia: É um dos maiores blocos do mundo e conta com 27 países;
  • SADC: Formado por 14 países da África Austral;
  • Apec: É o resultado da união de 21 países do continente asiático.

As principais políticas macroeconômicas podem ser classificadas em quatro categorias:

  • Política Monetária;
  • Política Fiscal;
  • Política Cambial e Comercial;
  • Política de Rendas;

No caso de empresas, pode ser o caminho para financiar projetos de expansão e multiplicar os lucros do negócio. Entre as instituições do mercado financeiro, estão as bolsas de valores, corretoras, fundos de investimento, bancos e o Tesouro Nacional. Na categoria dos ativos, a lista é enorme.

Os principais mercados emergentes da atualidade são: China, Brasil, Índia, África do Sul, Rússia, México, Indonésia, Cingapura, Malásia, Turquia, Egito, Chile, Colômbia, Arábia Saudita e Catar.

Um mercado é o ponto de encontro entre os produtores e os vendedores de um dado produto, isto é, entre a oferta e a procura desse bem. Correntemente, o termo é também utilizado para analisar a formação dos preços dos vários produtos objeto de troca.

As várias formas ou estruturas de mercado dependem fundamentalmente de 3 características: número de empresas que compõem esse mercado; tipo do produto (se as firmas fabricam produtos idênticos ou diferenciados); se existem ou não barreiras ao acesso de novas empresas nesse mercado.

1- Bens e Serviços: O mercado de bens e serviços estabelece o nível de produção agregada e o nível de preços. No mercado de bens e serviços, assim como no mercado de produção, ocorrem trocas econômicas entre famílias e empresas. Essa troca é explicada por meio do fluxo circular de renda.

A economia de mercado é o sistema econômico fundamentado na propriedade privada, ou seja, com a menor participação possível das entidades governamentais. Em outras palavras, é o padrão no qual as trocas, negócios e comércios são realizados com a mínima interferência do Estado. Ideais que partem do liberalismo.

Como funciona a economia? Na economia, os bancos, o governo, as famílias e as empresas desempenham papeis fundamentais por meio da realização de transações econômicas trocando dinheiro ou crédito por bens, serviços ou ativos financeiros.