Como o medicamento age no organismo?

Perguntado por: ofreitas . Última atualização: 5 de abril de 2023
4.1 / 5 13 votos

Uma vez dentro de um vaso sanguíneo, o princípio ativo do remédio começa a circular pelas artérias e veias do organismo, responsáveis por levar a substância química do remédio até o exato ponto onde ela precisa agir.

Uma pílula padrão se dissolve em 10 minutos.

- Agonistas Plenos:fármaco capaz de ativar o receptor e gerar uma resposta com alta eficácia, apresentando a resposta biológica máxima. - Agonistas Parciais:fármaco capaz de ativar o receptor e gerar uma resposta com baixa eficácia, apresentando uma resposta biológica submáxima.

No caso das cápsulas e pílulas ingeridas pela boca, a primeira parada do princípio ativo é no estômago, após passar pela faringe e esôfago, chegando ao intestino, de onde os vasos sanguíneos absorverão os princípios ativos do medicamento.

Outra dúvida frequente é sobre quanto tempo cada medicamento permanece no corpo. Normalmente são intervalos bem curtos. Os medicamentos citotóxicos tendem a permanecer horas ou poucos dias no organismo, enquanto medicamentos como anticorpos possuem prazo mais longo, podendo variar entre dias e meses.

A maioria dos medicamentos, especialmente os medicamentos hidrossolúveis e seus metabólitos, é eliminada principalmente pelos rins na urina.

Os comprimidos, por exemplo, são revestidos com uma película de filme polimérico, que é resistente, então ele passa pelo estômago intacto.

O metabolismo, mecanismo muito importante, pode transformar os fármacos em metabólitos ativos ou inativos, facilitando a excreção, e ocorre principalmente no fígado. Por último, a excreção, ou seja, eliminação do fármaco do organismo, que ocorre principalmente por via renal ou biliar.

Na maioria dos casos, 30 minuto são suficientes para que o medicamento seja absorvido, principalmente se ele tiver sido tomado com o estômago vazio.

Sobre o tempo de ação do líquido e da pílula, é verdade que o medicamento líquido produz o efeito mais rápido se comparado à versão sólida, pelo simples fato de que o comprimido precisa ser dissolvido pelo organismo para iniciar seu efeito terapêutico, enquanto o líquido não precisa passar por este processo.

Neste caso é ideal conversar com seu médico sobre o assunto. Viu o comprimido? Tire fotos, mostre ao seu médico ou comente na próxima consulta sobre isso! Caso os sintomas tenham melhorado, os exames normalizados e o tratamento tido os resultados esperados, não precisa se preocupar, ok?

4 tipos ou superfamílias de receptores:

  • Tipo 1 – Canais iônicos regulados por ligantes. ...
  • Tipo 2 – Receptores acoplados a proteína G. ...
  • Tipo 3 – Receptores ligados a quinases e receptores relacionados. ...
  • Tipo 4Receptores nucleares.

ALVOS PARA A AÇÃO DE FÁRMACOS
receptores; • canais iônicos; • enzimas; • transportadores (moléculas carregadoras).

Depois de ser engolido, injetado, inalado ou absorvido pela pele, pela mucosa sob a língua ou pela mucosa interna da bochecha, a maior parte dos medicamentos entra na corrente sanguínea e circula por todo o corpo.

Dissolução das Cápsulas A cápsula mole demora de 20 a 30 minutos para se dissolver no estômago. Ao entrar em contato com água, a parte externa absorve a água e começa a inchar, acabando por dissolver completamente.

Uma cápsula dura de gelatina padrão se dissolve no estômago, sob condições normais, entre vinte e trinta minutos após a sua deglutição.

O intestino delgado tem a área de superfície mais ampla para a absorção de fármacos no trato gastrintestinal, sendo suas membranas mais permeáveis que as do estômago.

Dessa maneira, por biodisponibilidade é necessário entender que esse medicamento é melhor distribuído na corrente sanguínea. Assim, isso torna os medicamentos em cápsula mais eficazes do que os comprimidos.

Intramuscular (IM)
A absorção é mais rápida por ser muito vascularizado, sendo menos dolorosa devido os músculos possuírem poucos nervos sensoriais.