Como o jovem pode escolher sua profissão?

Perguntado por: adantas . Última atualização: 22 de fevereiro de 2023
4.1 / 5 12 votos

"Os jovens escolhem o caminho profissional movidos por três razões básicas: porque gostam, pelo dinheiro que podem ganhar ou pelo que se denomina `profissão do futuro´ - a tendência de crescimento de determinado campo de trabalho nos próximos anos.

Invista no autoconhecimento se conhecer melhor ajuda a fazer escolhas que sejam mais conscientes e mais adequadas ao seu jeito de ser é claro que sendo muito jovem esse processo de autoconhecimento ainda tá no princípio mas já é um começo bom.

Dicas para ajudar seu filho a escolher a profissão

  1. Diálogo em primeiro lugar. Estimule a conversa com seus filhos e os escute antes de emitir opiniões. ...
  2. Respeite o momento. ...
  3. Aceite as decisões tomadas. ...
  4. Influencie positivamente. ...
  5. Acolha.

Qual carreira seguir? 7 fatores que vão ajudá-lo a escolher

  1. Habilidades pessoais. ...
  2. Afinidade e preferências. ...
  3. Mercado de trabalho. ...
  4. Cursos recomendados. ...
  5. Possibilidade de atuação. ...
  6. Retorno financeiro. ...
  7. Desafios da profissão.

reflita sobre a sua personalidade pense sobre as suas áreas de interesse na escola invista em testes vocacionais ou orientações profissionais faça pesquisas sobre a profissão faça visitas a universidades compareça às mostras de profissões converse com profissionais da área tome cuidado com as idealizações essa é uma ...

Mesmo com a pandemia do covid-19, que nos obrigou a melhorar nesse aspecto, apenas 42% têm conexão com a internet e cerca de 57% dos jovens não têm acesso a oportunidades de treinamento, emprego formal, computadores e internet. Sem essas ferramentas, é quase impossível prepará-los para os trabalhos do futuro.

Amigos, anúncios na faculdade ou sites de vagas… lembre-se que a tecnologia é uma importante aliada, desde o preparo do currículo, até como fazer uma boa entrevista e ainda saber onde estão as vagas, de acordo com sua localidade e perfil.

Passos para o sucesso do jovem no mercado de trabalho

  • Conheça os desafios e esteja pronto para eles. ...
  • Não deixe de buscar uma boa formação. ...
  • Use o networking como uma de suas armas secretas. ...
  • Não pare de se atualizar. ...
  • Saiba cuidar de si e dos seus resultados.

Sobre seus sonhos pessoais, 55% citaram formação profissional e emprego (profissão dos sonhos, emprego ou educação/estudo), 15% querem uma casa própria, 9% desejam dinheiro, 6% querem ter uma família e 3% citaram bens de consumo como carros, motos e eletrodomésticos.

Os pais podem ajudar na escolha do curso de graduação - VERDADE. Além da forma como educaram seus filhos, que é uma influência indireta, os pais podem participar ativamente da escolha dos filhos, ajudando para que eles consigam se conhecer melhor e possam optar pela carreira que mais lhe trará satisfação no futuro.

Pais que escolhem a profissão dos filhos são mais comuns do que se imagina. Para muitos, essa é uma demonstração de amor e de preocupação com o futuro. No entanto, esse pode não ser o cenário mais confortável para quem quer assumir o controle da própria vida e escolher a carreira que deseja seguir.

66,70% dos jovens de 15 a 28 anos afirmam que os pais deram liberdade para fazer a escolha profissional — Núcleo Brasileiro de Estágios (Nube), 2019. 4 a cada 10 jovens no Brasil estão buscando trabalho pela primeira vez durante a pandemia de Covid-19 — Pesquisa Juventudes e a Pandemia do Coronavírus, 2021.

Outra maneira de apoiar a juventude a entrar no mercado de trabalho é levando até eles formação em tecnologia de ponta, como cursos de programação, robótico, desenvolvimento de softwares e games, e inglês de qualidade. Tudo isso conectado às demandas das empresas, áreas extremamente promissoras nos próximos anos.

Sem sombra de dúvida, a falta de experiência é o principal desafio para a inserção dos jovens no mercado de trabalho. É bem comum que a maioria das empresas faça essa exigência, até mesmo para cargos mais simples e que não demandam tanto conhecimento técnico.

As medidas deverão ter como objetivo aumentar a oferta de empregos, estimular a contratação de jovens, apoiar empresas e empreendedores, e ainda promover a educação e a formação de forma a responder às novas exigências do mercado de trabalho, incluindo as da revolução digital.

De acordo com dados da Secretaria Nacional de Juventude, 34% dos jovens preocupam-se com seu futuro profissional. No questionário, incertezas em relação à carreira e medo do desemprego são os problemas que tiram o sono dos jovens consultados.

A gente não tem o suporte para a faculdade, a gente não tem aquele incentivo da escola pública. A gente que vem da escola pública não tem incentivo nenhum." Essa geração de jovens desde muito cedo conhece preocupações concretas, como o medo de não conseguir emprego.

O jovem deve considerar as áreas de conhecimento pelas quais tem afinidade e interesse, levantar informações sobre o mercado de trabalho para esta profissão (exemplo: oferta de oportunidades, competências exigidas, remuneração) e, se possível, ter contato com profissionais que já atuam na profissão almejada.

Os jovens sempre desempenharam papel importante nos movimentos sociais, assumindo postos de liderança em protestos mundo afora, organizando manifestações e ocupando o espaço público com demandas sociais, políticas, econômicas e culturais. Nas ruas, nas comunidades, nas redes sociais e internet em geral!

Estabelecer objetivos a curto, médio e longo prazo é uma excelente estratégia para tanto. O melhor, então, é ampliar o pensamento dos adolescentes, ajudando-os a enxergar além dos benefícios diretos de se construir uma carreira e ser um bom profissional.

A paciência, o planejamento e a capacidade de manter a disciplina são as armas indispensáveis para quem pensa em construir um futuro mais rico.