Como o Japão supera atualmente a limitação de recursos naturais?

Perguntado por: ejordao3 . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.9 / 5 6 votos

Uma das principais maneiras como o Japão supera a limitação de recursos naturais é através da tecnologia criativa. O país é conhecido por sua inovação, que tem permitido que seus cidadãos aproveitem os recursos disponíveis de maneira eficaz.

Existe um alto índice de exportação no país, principalmente dos produtos industrializados. No entanto, as grandes importações de matérias-primas e mercadorias agrícolas são necessárias, pois o território japonês é pequeno, fazendo com que a agricultura seja escassa. As reservas de recursos minerais são poucas.

Existem muitos recursos naturais e em relevo oceânico. Por exemplo, hidrato de metano, gás natural, minerais metálico e terras raras. Os recursos minerais do fundo do mar, como nódulos de manganês, crosta rica em depósitos cobalto e submarinos hidrotermais são encontrados a profundidades maiores que 1 000 m (3 300 pé).

Além da formação de cadeias montanhosas, essa localização torna o Japão um país com altos níveis de instabilidade tectônica, com a presença de vulcanismo ativo, fazendo parte de uma zona conhecida como Círculo de Fogo do Pacífico, que concentra os maiores vulcões em atividade do planeta.

Esse processo de reconstrução econômica do país foi realizado, em parte, com ajuda financeira americana. Essa ajuda era uma maneira de aliar os países em reconstrução com a política americana e, assim, impedir a proliferação do comunismo soviético.

O Japão é um dos países que mais recicla lixo no mundo. Dados da prefeitura de Tokyo dão conta que, no ano de 2007, o Japão reciclava em torno de 80% do seu lixo. A partir dessa data inicia-se uma campanha em todo o país intitulada “gomi zero” (lixo zero).

Gordon atribui essa queda a quatro fatores: o envelhecimento e a redução da população; o desestímulo para completar o ensino superior, por causa do alto custo das anuidades e do endividamento dos estudantes; o aprofundamento da desigualdade; e o aumento da relação entre a dívida pública e o PIB, que poderá chegar a 150 ...

Após anos em guerra com os Estados Unidos, o Japão oficialmente se rendeu em 14 de agosto de 1945 após os Estados Unidos lançarem bombas atômicas sobre as cidades japonesas de Hiroshima e Nagasaki. A rendição japonesa colocou fim à Segunda Guerra Mundial após seis anos de conflito em todo o planeta.

Resposta. O japão é um país muito pequeno, por tanto é um país muito pobre em recursos naturais e minerais. A unica solução é a importação.

O território nacional é bastante montanhoso, sendo que apenas 16% do país é composto por áreas de planícies, característica que dificulta o desenvolvimento da agricultura. Nesse sentido, a produção de gêneros alimentícios é insuficiente para suprir a demanda interna.

Atualmente, o Japão é uma grande potência econômica e industrial. O país possui uma infraestrutura moderna e detém elevados indicadores sociais. A população japonesa desfruta de um alto padrão de vida.

O crescimento econômico japonês nas décadas de 1960 e 1970 foi baseado na expansão rápida da indústria pesada em áreas como automotiva, aço, construção naval, química e eletrônica. O setor secundário (indústria, construção e mineração) expandiu para 35,6% da força de trabalho em 1970.

A economia japonesa é altamente desenvolvida, e atualmente ocupa a terceira posição em escala mundial. O setor terciário é predominante no Japão, embora sua indústria possua grande importância para a economia. A indústria japonesa é moderna e altamente tecnológica, tendo como foco a produção de eletrônicos e veículos.

A grande área de encontro de placas localizadas no Japão, além de garantir uma enorme ocorrência de eventos tectônicos, como terremotos e tsunamis, afetou no montanhoso território do país. A agricultura no Japão é complicada, pois cerca de 75% do país é montanhoso.

Para supera o país deva focar no aumento de produtividade por área assim observando outras técnicas agrícolas, aproveitar os prédios e montar sistemas hidropônicos, ou usar o terraceamento diminuir a declividade e em aclives menores usar o plantio em curvas de níveis.

Acerca do grande crescimento populacional que ocorre no Japão, podemos afirmar que é considerado negativo em decorrência do seu expressivo aumento e incapacidade do próprio país de acomodar tal envelhecimento.

A partir de uma parceria econômica entre Estados Unidos e Japão, a reestruturação da nação japonesa foi possível. Além disso, durante a ocupação americana, os Estados Unidos não permitiram que tropas soviéticas ocupassem parte do território japonês, o que acabou afastando qualquer tipo de influência soviética no Japão.