Como o Japão ficou rico?

Perguntado por: abotelho . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.5 / 5 13 votos

O crescimento econômico japonês nas décadas de 1960 e 1970 foi baseado na expansão rápida da indústria pesada em áreas como automotiva, aço, construção naval, química e eletrônica. O setor secundário (indústria, construção e mineração) expandiu para 35,6% da força de trabalho em 1970.

Com uma economia baseada na importação de matérias-primas e na exportação de produtos de alta tecnologia, com boa qualidade e a preços baixos, o Japão tornou-se, nos anos 1990, a segunda maior economia mundial.

Há um debate contencioso entre os estudiosos sobre por que o Japão se rendeu na Segunda Guerra Mundial. Alguns acreditam que a declaração de 15 de agosto de 1945 foi o resultado das bombas atômicas lançadas sobre Hiroshima e Nagasaki.

A rendição japonesa aos Estados Unidos aconteceu no dia 14 de agosto de 1945, dias após os EUA lançarem as duas bombas atômicas sobre Hiroshima e Nagasaki. A oficialização da rendição japonesa aconteceu no dia 2 de setembro de 1945, no navio americano USS Missouri.

Após anos em guerra com os Estados Unidos, o Japão oficialmente se rendeu em 14 de agosto de 1945 após os Estados Unidos lançarem bombas atômicas sobre as cidades japonesas de Hiroshima e Nagasaki.

Principais dados da economia do Japão:
PIB nominal: US$ 4,9 trilhões (em 2022 - estimativa). PIB per capita: US$ 39.300,00 (em 2022 - estimativa). Desempenho do PIB em 2021: crescimento de 1,6%. Composição do PIB por setor da economia: serviços (69,6%), indústria (29,5%) e agricultura (0,9%) - dados de 2021.

O motivo da enorme dívida japonesa é o fato de que o país vem ampliando os gastos internos há décadas, para manter sua economia em funcionamento.

O país passou a ser referência na produção e exportação de automóveis, artigos eletrônicos e objetos de informática. Atualmente, a economia do Japão é baseada na metalurgia, siderurgia, produção naval, notáveis empresas multimarcas, sólido sistema bancário, entre outros fatores.

No final dos anos 1980, o Japão transformou-se de uma economia de baixos salários para uma de altos salários. O crescimento desacelerou no final da década de 1990, também chamada de década perdida, após o colapso da bolha financeira e imobiliária do Japão.

O Japão é um país desenvolvido, industrializado e possui uma das maiores economias do planeta. O principal setor econômico do país é o terciário, voltado para as atividades de comércio e serviços, além do turismo.

No Japão, os números são diferentes, 40% de seu povo vê a influência do Brasil de forma positiva e 3% de ... Trigo e Centeio, não moídos, é o produto que o Brasil mais importa dentro do setor agropecuário, representando 36% do total. Produtos que o Brasil mais importa: top 5 em 2021.

Reconstrução de Hiroshima e Nagasaki
Hiroshima se reergueu ao redor da Cúpula Genbaku, uma das poucas construções próximas ao epicentro da explosão que hoje se tornou o Memorial da Paz de Hiroshima.

Ele lembra que os brasileiros chegaram ao Japão em uma época em que o país estava saindo da bolha econômica, havia escassez de mão de obra e os salários eram altos. "Por outro lado, no Brasil, a economia estava ruim, então, havia um ganho muito grande para quem quisesse vir para cá.

Por que o Japão era aliado da Alemanha nazista? Porque, devido às circunstâncias, ambos tinham inimigos comuns naquele momento. Do ponto de vista do Eixo, a aliança entre Japão e Alemanha tinha a vantagem de obrigar os Estados Unidos a dividirem suas forças.

cinco anos

Recuperação do Japão pode levar até cinco anos, diz Banco Mundial.

Como parte das condições de rendição, o Japão foi obrigado a adotar uma nova Constituição que renunciava ao uso da força para resolver conflitos internacionais e proibia a manutenção de forças armadas.